• Entrar
  • Cadastrar
A pizza realmente foi criada na Itália? Origem do prato vai te surpreender
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Você sabia que a pizza não surgiu na Itália. Descubra a origem de um dos pratos mais famosos do mundo. A resposta vai te surpreender. 

A pizza realmente foi criada na Itália? Origem do prato vai te surpreender

A pizza é mundialmente conhecida como um prato da culinária italiana.  (Créditos: Shutterstock) 

A pizza é um dos pratos mais tradicionais da culinária italiana. Considerada um dos símbolos do país, sua origem é associada à cidade de Nápoles, lugar onde foi fundada a  primeira pizzaria do mundo, em 1830. Desde então, o preparo se popularizou ao redor do mundo até se tornar uma das comidas mais famosas - e adoradas - de todos os tempos. No entanto, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a pizza não nasceu na Itália. De acordo com alguns historiadores, a massa é uma invenção dos povos mediterrâneos e só chegou no território italiano muitos anos depois.

Quer saber mais sobre o assunto? Vem entender com o TudoGostoso sobre a história da pizza e os caminhos até que o prato se tornasse o que conhecemos hoje. 

Qual a verdadeira origem da pizza? 

A pizza surgiu há mais de 6 mil anos como uma invenção dos povos egípcios. Naquela época, eles costumavam misturar água e farinha de trigo para criar uma massa fina e com formato circular, semelhante ao que conhecemos hoje em dia como pão sírio. Esse preparo era chamado de pão de Abrahão ou simplesmente piscea e era servido como aperitivo. 

Com o tempo, outros povos começaram a reproduzir a receita utilizando ingredientes e temperos para complementar o sabor. Os gregos, por exemplo, gostavam de cobrir a massa com azeite e outras especiarias. Já os fenícios foram os primeiros a consumir o pão de Abrahão acompanhado de carne, ervas e verduras.

A pizza só foi chegar na Itália no século XVIII, quando os turcos desembarcaram no porto de Nápoles e apresentaram o pão para os italianos. Eles então aprimoraram a receita adicionando molho de tomate e queijo mussarela por cima da massa. O preparo se popularizou pela região até que, em 1830, foi fundada a primeira pizzaria da história, a Antica Pizzeria Port’Alba, em Nápoles. O restaurante, inclusive, existe até hoje e é um dos pontos turísticos do país. 

Como é a tradicional pizza italiana? 

A massa da pizza italiana é feita com farinha, azeite de oliva, sal e fermento. Em seguida, são adicionados o molho de tomates frescos e o queijo mussarela. Uma particularidade das pizzas italianas é que elas possuem uma massa fina e crocante. Já a cobertura costuma ser mais simples para equilibrar o sabor. 

A pizza italiana é quase sempre assada no forno a lenha. Além da tradicional pizza de mussarela, a Itália também é o berço de outros sabores clássicos como a pizza napolitana, a pizza marguerita e a pizza parmegiana.

Brasil é o 2° maior consumidor de pizza do mundo

A pizza desembarcou no Brasil em 1910, através dos imigrantes italianos, e logo se transformou em um verdadeiro fenômeno. Nesse mesmo ano, foi aberta a primeira pizzaria nacional, a Cantina Santa Genoveva, no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. Desde então, surgiram diversas versões brasileiras do prato, como a pizza calabresa, a pizza de catupiry e a pizza de frango

Estima-se que sejam produzidas cerca de um milhão de pizzas por dia no país – sendo o estado de São Paulo responsável por mais da metade desse total. Aliás, a capital paulistana é a segunda cidade que mais consome pizza em todo o mundo, atrás apenas de Nova York. 

Veja também: 

Pizza saudável existe e é fácil de fazer! Confira 7 receitas com massas leves e deliciosas
Comida italiana sem sair da dieta: 11 versões de nhoque, lasanha e até pizza que você vai adorar

Temas relacionados