• Entrar
  • Cadastrar
Dia da Pizza: 7 fatos que você não sabia sobre um dos pratos mais icônicos do mundo

Para comemorar o Dia da Pizza, nós separamos as curiosidades mais interessantes sobre esse prato que é um verdadeiro ícone da culinária mundial. 

Dia da Pizza: 7 fatos que você não sabia sobre um dos pratos mais icônicos do mundo

Conheça 7 fatos surpreendentes sobre a pizza. (créditos: Shutterstock)

A pizza é um dos pratos mais populares do mundo. Tradicionalmente feita à base de uma massa de farinha, azeite de oliva, sal e fermento, a iguaria pode ser encontrada em diversos sabores. As opções são infinitas, desde as receitas mais clássicas como a muçarela, calabresa e marguerita até versões doces e fitness. No entanto, mesmo sendo um dos maiores símbolos da culinária italiana, você sabia que a pizza não nasceu na Itália? Além disso, por muitos anos ela foi considerada uma comida das classes mais pobres e era totalmente ignorada pelos ricos.

Essas são apenas algumas das inúmeras curiosidades sobre a redonda que, por sinal, tem até um dia para chamar de seu, celebrado no dia 10 de julho. Pensando nisso, para comemorar o Dia da Pizza, o TudoGostoso separou os fatos mais surpreendentes sobre esse ícone da gastronomia mundial. Confira!

A pizza não surgiu na Itália

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a pizza não nasceu na Itália. De acordo com alguns historiadores, a massa é uma invenção dos povos mediterrâneos que tinham o costume de assar pães planos cobertos com diversos ingredientes. Por muitos anos, esse preparo era chamado de pão de Abrahão e costumava ser servido como aperitivo.

A pizza só foi chegar na Itália no século XVIII, quando os turcos desembarcaram no porto de Nápoles e apresentaram o pão para os italianos. Os moradores locais começaram a adicionar tomate (que foi trazido da América) e queijo aos pães planos, criando uma refeição rápida e saborosa, que eventualmente se transformou na pizza que conhecemos hoje em dia.

O preparo se popularizou pela região até que, em 1830, foi fundada a primeira pizzaria da história, a Antica Pizzeria Port’Alba, em Nápoles. O restaurante existe até hoje e é um dos pontos turísticos do país.

A pizza era considerada comida de pobre

Por muitos anos, a pizza foi considerada comida das camadas mais pobres. Quando a receita começou a se popularizar pela Itália, ela começou a ser consumida principalmente pela população mais humilde, justamente por ser feita com ingredientes simples.

Os vendedores ambulantes conhecidos como "pizzaiolos" começaram a preparar e vender pizzas nas ruas, especialmente para trabalhadores que precisavam de uma refeição rápida e econômica. A pizza era assada em fornos a lenha e vendida por fatia ou por inteiro, muitas vezes sendo consumida como uma refeição completa.

Durante os séculos seguintes, a pizza permaneceu associada à classe trabalhadora e à população mais pobre da Itália. Inclusive, foi com essa fama de “comida de pobre” que a pizza se popularizou aqui no Brasil, ainda no século 20 com a chegada dos imigrantes italianos. Naquela época, os imigrantes preparavam a iguaria e vendiam na porta das fábricas desde manhã cedo

A receita de pizza varia de acordo com a culinária local

A pizza tradicional italiana é feita com uma massa, molho de tomate e uma cobertura que pode ser de qualquer sabor. Com o passar do tempo, a receita foi ganhando outras versões, inclusive muitas delas influenciadas pela culinária local. Por exemplo, a pizza calabresa é uma criação brasileira, ou seja, você provavelmente não encontrará esse sabor na Itália.

Nos EUA - país que mais consome pizza no mundo - existe a famosa deep dish pizza, que tem uma borda bem grossa e um recheio de carne e queijo. Outro clássico no país é a pizza nova-iorquina, que tem a massa fininha, uma camada de molho de tomate e uma cobertura de queijo muçarela e pepperoni.

Dia da Pizza foi instituído, primeiramente, em São Paulo

O Dia da Pizza é celebrado no mundo todo no dia 10 de julho. A data foi instituída em 1985, pelo então secretário de turismo paulista, Caio Luís de Carvalho, e pelo então presidente da Associação Pizzarias Unidas, Gabriel Sátiro, como uma forma de promover e valorizar a culinária da pizza, que é muito apreciada no país. A data escolhida foi 10 de julho, em homenagem à inauguração da primeira pizzaria de São Paulo, a "Casa das Pizzas".

Desde então, o Dia da Pizza se popularizou e passou a ser comemorado não apenas no Brasil, mas também em diversos outros países ao redor do mundo.

A borda da pizza tem nome

Na Itália, a borda da pizza tem um nome. Ela se chama cornicione, e se pronuncia “cornitione”. A palavra é um termo arquitetônico usado para descrever uma saliência decorativa ou uma moldura em torno de uma estrutura. No contexto da pizza, o "cornicione" se refere à parte elevada da borda da pizza, que geralmente é mais espessa e possui uma textura mais leve e aerada do que o centro da massa.

Outra curiosidade: sabe a pizza de borda recheada que muita gente ama? Os italianos abominam essa versão e acham um desrespeito com a receita original.

A pizza Margherita foi criada em homenagem à rainha Margherita da Itália

Segundo os historiadores, a pizza Marguerita foi criada em 1889 pelo pizzaiolo Raffaele Esposito, em homenagem à visita da rainha Margherita de Sabóia e do rei Umberto I a Nápoles. Para impressionar a monarquia, Raffaele - que comandava a pizzaria Antica Port’Alba - decidiu criar uma pizza especial que representasse as cores da bandeira italiana: verde (manjericão), branco (queijo muçarela) e vermelho (molho de tomate).

A rainha gostou tanto do prato que Raffaele decidiu batizar a criação de Margherita. Com o tempo, a receita se tornou um símbolo da culinária italiana e é um dos sabores mais apreciados em todo o mundo até os dias de hoje.

Brasil é o segundo maior consumidor de pizza no mundo, na frente na Itália

O Brasil é conhecido por ser um dos maiores consumidores de pizza no mundo, ocupando o segundo lugar, logo atrás dos Estados Unidos. Inclusive, a gente come mais pizza do que os próprios italianos. Só em São Paulo, estima-se que sejam consumidas cerca de 572 mil pizzas por dia! As mais pedidas são de muçarela, calabresa, portuguesa, frango com catupiry e marguerita.

Gostou de saber mais sobre esse ícone da culinária italiana? Então que tal celebrar o seu dia preparando uma pizza caseira irresistível. Aqui no TudoGostoso o que não falta são receitas de pizza para você se inspirar e colocar a mão na massa. Aproveite.

Veja também:

Dia da Pizza: dicas de especialista para fazer uma massa caseira incrível
Restaurante brasileiro tem a melhor pizza napolitana do mundo e ultrapassa Itália no ranking; conheça tudo sobre ele!

Temas relacionados