A pizza pode ser a melhor opção para emagrecer do que tapioca. Será que você está preparada para essa conversa? Talvez sim, mas os nutricionistas certamente estão preocupados com o desdobramento entre as pessoas que estão na luta contra a balança de forma saudável.
Isso porque foi realizado um novo estudo sobre o poder da pizza e da tapioca no processo de perda de peso e o resultado foi revelador. Defensores de uma proposta de perda de peso com qualidade e de forma mais assertiva, os especialistas certamente têm ressalvas sobre o assunto.
Confira mais detalhes da pesquisa para entender o que foi levado em consideração nessas análises dos alimentos.
Entenda o embate da pizza e da tapioca no emagrecimento
Há algum tempo a tapioca foi elevada ao status de importante alimento fitness por não ter glúten na composição e oferecer "menos calorias". Mas esse alimento vem perdendo o reinado até para o pão francês.
O que é intrigante neste novo momento é saber que uma fatia de pizza pode ser mais eficiente que uma tapioca no processo de perda de peso. Dá para acreditar?
Ao levar em consideração apenas as calorias de cada alimento, não há dúvidas de que logo vem à mente uma fatia de pizza explosiva de molho, queijos, gorduras e muitas calorias.
Mas a surpresa fica por conta de estudos recentes, que inclui a Harvard Medical School, no qual foram revelados que o índice glicêmico da tapioca é bastante elevado.
O índice glicêmico (IG) é uma espécie de medida da velocidade com que os açúcares presentes nos alimentos chegam ao sangue e alteram as taxas de insulina.
O que é índice glicêmico? Entenda de uma vez por todas
Ao comparar uma tapioca média com uma fatia de pizza de queijo, a primeira opção alcança uma taxa de IG por volta de 115. Já a pizza apresenta um IG entre 40 e 80.
O que isso quer dizer? Quando você come a tapioca, a chance de sentir fome mais cedo é maior do que ao consumir a fatia de pizza.
E ainda vale acrescentar que a tapioca costuma ser consumida com algum recheio, que pode ser da simples manteiga às opções mais gordurosas e calóricas. Ou seja, dependendo da escolha, a tapioca ser uma aliada ou vilã da dieta.
A melhor dica para quem busca alternativas mais estratégicas para o controle da saciedade é optar por ingredientes ricos em proteínas e fibras (ovos, atum, chia e linhaça) para ajudar a equilibrar o índice glicêmico.
Quando o assunto é pizza, a comparação se refere a uma fatia e não a uma pizza inteira. Se acha que vai ser difícil resistir a segunda fatia, aposte na tapioca e com as opções de recheios saudáveis e estratégicos para ajudar na saciedade.
Veja mais!
Alimentos que aumentam a saciedade: veja o que comer para evitar a fome fora de hora.
Descubra a ordem certa de comer os alimentos para emagrecer: estudo revela sequência estratégica.