• Entrar
  • Cadastrar
Massa quebrada ou folhada: qual a melhor opção para preparar quiche?


Na hora de preparar uma quiche, a escolha da massa é faz toda a diferença no resultado final. Ambas as massas têm características diferentes e podem ser utilizadas no preparo da torta, mas qual a escolha ideal para realçar o sabor? Descubra a seguir. 




 

Massa quebrada ou folhada: qual a melhor opção para quiche? (créditos: Shutterstock) 

A quiche é um prato tradicional da culinária francesa que conquistou corações em todo o mundo. Ele é constituído por um recheio à base de ovos e creme de leite aninhado numa deliciosa crosta. Porém, na hora de escolher a massa de torta, talvez você se pergunte: massa quebrada ou massa folhada ? A verdade é que não existe uma escolha perfeita, ambas opções caem bem com a receita. No entanto, cada uma possui características próprias que influenciam no resultado final. Pensando nisso, nós separamos as principais diferenças entre cada uma para te ajudar a fazer a escolha perfeita de acordo com o seu gosto.

Quais são as diferenças entre massa quebrada e massa folhada?

A massa quebrada é composta por farinha, manteiga, água e sal. Ela é muito utilizada em tortas doces ou salgadas e possui uma textura quebradiça e levemente amanteigada. Ela recebe esse nome devido à textura quebradiça que aparece depois de assada.

A massa folhada é composta por camadas de massa e manteiga que, quando cozidas, criam uma textura escamosa e crocante. Cada uma dessas duas pastas oferece uma experiência de sabor diferente.

Por que escolher massa folhada para sua quiche?

A massa folhada é famosa pelas suas muitas camadas que criam uma textura leve e crocante. Ao assar, a massa fica cheia de vapor, criando camadas arejadas. Por isso, ela oferece um contraste interessante com o recheio macio da quiche. Entretanto, é mais oleosa, logo, não é o ideal se você pretende fazer uma quiche light. Outra característica da massa folhada é que ela fica bem dourada após o cozimento, o que a deixa mais bonita em relação à massa quebrada.

Por que escolher massa quebrada para sua quiche?

A massa quebrada tem textura levemente amanteigada, macia e derrete na boca. Ao contrário da massa folhada, seu sabor é mais discreto e dá mais destaque aos ingredientes do recheio. Mas a sua maior vantagem é certamente a simplicidade do seu preparo. Pode ser feito em casa com muita facilidade e rapidez, ao contrário da massa folhada, que é um pouco mais trabalhosa.

Existe a melhor escolha de massa par quiche?

A escolha entre massa quebrada e massa folhada para preparar quiche depende do resultado desejado. Ambas as massas têm características diferentes, logo, a a melhor opção pode variar de acordo com o gosto pessoal e o estilo da quiche que você deseja fazer.

Agora que você já sabe a diferença entre as duas opções, sinta-se livre para escolher a massa de quiche que mais te agrada. Aqui no TudoGostoso nós temos uma vasta seleção de receitas de quiche dos mais diversos tipos e recheios.

Veja também:

Quiche de queijo perfeito
Quiche perfeita: confira 5 dicas para nunca mais errar

Temas relacionados