• Entrar
  • Cadastrar
Flan ou pudim? Entenda as diferenças e aprenda como fazer os doces com perfeição
Aprenda qual a diferença entre pudim e flan e como fazer cada um aqui no TudoGostoso!

O flan e o pudim são duas sobremesas muito parecidas, que confundem muitas pessoas que acham ser sinônimos. No entanto, a verdade é que esses dois doces são diferentes em muitas coisas, e hoje vamos explicar tudinho para você! Entenda a seguir quais são as diferenças entre o flan e o pudim, e como fazê-los com perfeição!

qual a diferença entre pudim e flan? Veja as diferenças entre pudim e flan.

Qual a diferença entre o flan e o pudim?

A diferença entre o flan e o pudim não está apenas no nome, como também nos ingredientes e modo de preparo. Enquanto o pudim precisa ser assado no forno para ganhar a consistência ideal, o flan só precisa descansar na geladeira. Apesar disso, eles possuem sabores muito parecidos, e pode-se até dizer que o flan é um pudim de geladeira.

Como o pudim é feito com ovos, ele precisa cozinhar por um tempo para ganhar a textura necessária; o flan é feito com gelatina, muito mais prático porque é só deixar na geladeira para firmar. Contudo, essas diferenças são para as versões modernas das sobremesas, já que quando foi inventado, o flan também era feito de leite e ovos. Nas versões originais, a maior diferença estava na textura, visto que o flan possuía uma textura mais gelatinosa e o pudim era mais firme e denso.

Ainda que o flan de baunilha e o pudim de leite sejam os sabores clássicos e tradicionais, todos os dois doces podem ser feitos em outros sabores como chocolate, coco, morango e por aí vai. Essa modificação no sabor pode ser feita tanto na calda dos doces quanto nos doces em si, e não dá para negar que eles ficam deliciosos de qualquer jeito.

Qual a origem do flan e do pudim?

O flan é bem mais antigo do que o pudim, e sua origem vem lá dos tempos romanos. Muitas pessoas acreditam ser uma receita latino-americana, já que é tão presente no México e outros países da região. Contudo, o flan chegou às Américas através dos espanhóis, e por aqui recebeu muitas modificações, inclusive no sabor.

Já o pudim é até difícil precisar a origem, mas a teoria mais aceita é que ele veio para o Brasil trazido pelos portugueses, que consideram o pudim um dos doces que os conventos preparavam para aproveitar as gemas dos ovos. E vamos combinar que logo o pudim se tornou uma das sobremesas mais apreciadas por aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=YljlKjbWB3U

Por que a forma do pudim tem furo no meio?

Uma das perguntas mais comuns que encontramos por aí é questionando por que a forma do pudim tem furo no meio, e a explicação é bem simples: o furo no meio da forma permite que o calor se espalhe mais uniformemente, cozinhando o pudim por igual. Apesar de ser incomum para nós, é possível fazer pudim em formas sem furo central, principalmente se for mini pudim.

O que fazer quando o pudim não fica duro?

Um dos grandes problemas do pudim é que ele pode dar errado dependendo da qualidade dos ingredientes usados e até mesmo da temperatura do seu forno. Isso não acontece com o flan, porque seu preparo com gelatina é muito mais simples, e ela vai permitir que ele endureça praticamente todas as vezes.

Existem dois motivos para o pudim não ficar duro. O primeiro é o tempo de forno, ou seja, é provável que você tenha deixado menos tempo do que o indicado, ou até mesmo numa temperatura menor do que falado na receita. O segundo motivo está na quantidade de líquido. Como muita gente sabe, a confeitaria é quase uma alquimia, e a quantidade dos ingredientes precisam ser seguidas direitinho para não desandar tudo. Por isso, se você acrescentou mais leite, ovos ou leite condensado na sua receita, ela ficará mais líquida e não atingirá a consistência necessária.

Uma dica para salvar o pudim que não ficou duro é esperar que ele esfrie, levar ao liquidificador, bater todo o creme de novo e adicionar gelatina incolor e sem sabor hidratada em um pouco de água. Depois é só despejar na forma e levar para a geladeira até firmar. Como todo o conteúdo da forma foi batido no liquidificador, o novo pudim não terá mais a calda de caramelo, e nós indicamos não adicionar mais por cima para não ficar enjoativo.

Receitas de flan e pudim que são de dar água na boca

Flan de baunilha com calda de caramelo

Para começar a lista, vamos começar com um tradicional flan de baunilha com caramelo que é bem fácil de fazer e que vai agradar todo mundo. Com sabor leve, é difícil comer só um pedaço.

Flan com calda de caramelo e conhaque

Você já tá cansado de fazer o flan tradicional? Então chegou a hora de dar aquela incrementada na receita para garantir um sabor mais maduro à sua receita!

https://www.youtube.com/watch?v=_JQiTG0TiSE

Flan de iogurte com calda de goiabada

Uma sobremesa para deixar todos os brasileiros com água na boca!

Flan de doce de leite

Mais uma variação do flan que é a cara do brasileiro!

Pudim de leite

O tradicional pudim de leite que não podia faltar aqui: prático, fácil e icônico!

Pudim de chocolate

Para variar na sobremesa do almoço de domingo, que tal um pudim de chocolate?

Temas relacionados