
A fama dos chás termogênicos na perda de gordura não é por acaso (Fotos: Shutterstock e Canva)
Você conhece os reais efeitos dos termogênicos e sabe por que eles são conhecidos por ajudar na perda de peso? Após a popularização das suas propriedades entre as pessoas que desejam perder peso e melhorar o desempenho nos treinos, os alimentos termogênicos se tornaram queridinhos das dietas.
Embora muita gente possa achar que é mito, a fama não é por acaso. Os termogênicos ativam o sistema nervoso central, aumentando a liberação de hormônios e neurotransmissores, como adrenalina e noradrenalina, que aceleram a queima de gordura e produzem calor.
Esse processo, chamado termogênese, é natural, mas pode ser potencializado com certos alimentos ou suplementos. Saiba quais são eles!
Quais são os alimentos termogênicos
Muitos alimentos característicos pelo sabor mais intenso e marcante são termogênios. E vários deles são usados em chás, mesmo que sem terem o devido valor reconhecido, como:
- Pimenta;
- Ginseng;
- Gengibre;
- Wasabi;
- Canela.
O chá-verde também é um termogênico e pode ser consumido na dieta como chá e como suplemento. A catequina presente no chá ajuda a acelerar o metabolismo.
Os termogênicos são responsáveis pela perda de peso?
É sempre importante lembrar que os termogênicos, por si só, não causam grande perda de peso. O efeito é mais eficaz ao ser combinado com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares.
Ainda assm, a resposta pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, o hábito de ingerir chá de canela todos os dias não garante a perda de peso, mas você será benefíciado pelos seus efeitos.
Os especialistas afirmam que a quantidade de cafeína ingerida ao dia não deve ultrapassar de 200 a 400 mg. A dose certa vai ser ajustada de acordo com o objetivo de cada pessoa.
Conheça alguns dos efeitos de alimentos termogênicos
Os termogênicos, muito consumidos através de chás, são opções naturais para estimular o metabolismo. Ou seja, as propriedades para ajudar na perda de gordura são reais. Não é mito.
- Pimenta-vermelha: o alto teor de capsaicina aumenta a temperatura corporal;
- Chá-verde: as catequinas ajudam na queima de gordura;
- Café: a cafeína estimula o sistema nervoso central;
- Canela: otimiza a digestão e ajuda na queima de calorias;
- Gengibre: ajuda a acelerar o metabolismo;
- Óleo de coco: rico em triglicerídeos de cadeia média, que são metabolizados rapidamente e geram energia
- Cacau: a teobromina e a cafeína presentes no cacau aceleram o metabolismo.
Alguns cuidados necessários no consumo de chás termogênicos
Os chás termogênicos costumam ser recomendados e seguros para a maioria das pessoas. No entanto, o uso de suplementos precisa de atenção. Isso porque eles costumam ter doses elevadas de cafeína ou outros estimulantes.
Os suplementos são mais indicados para adultos saudáveis que praticam atividades físicas e têm o objetivo de aumentar a queima calórica.
Pessoas com arritmia ou ansiedade devem ter cautela com termogênicos, pois muitos contêm alta quantidade de cafeína, o que pode intensificar a ansiedade, causar euforia e até tremores.
Veja mais!
Grávida pode tomar chá mate? Veja quem deve ter cuidado ao consumir a bebida queridinha dos brasileiros
Chá de canela é termogênico e ajuda a reduzir o açúcar no sangue: descubra outros 3 benefícios da bebida e como fazer a infusão