
Entenda se é tranquilo queimar o leite Ninho - e quando pode trazer prejuízos à saúde (Crédito: Reprodução/ TikTok @familiapessoatardivo)
A gente tem visto muita receitinha gostosa por aí que leva um ingrediente pouco comum. Na verdade, o ingrediente é comum (leite Ninho), mas a forma de uso dele que é pouco usual. Por exemplo, na onda da festa junina, preparamos esse arroz-doce feito com leite Ninho queimado que fica realmente uma delícia!
Mas uma dúvida que muita gente tem nesse tipo de preparo é se o processo de queimar o leite em pó e deixar ele torrado pode ser prejudicial à saúde. Será? Para tirar a dúvida, conversamos com a nutricionista Thays Pomini, que comentou se realmente queimar leite Ninho faz mal!
Leite Ninho queimado faz mal?
Você já deve ter visto mais de uma receita com leite em pó torrado por aí, né? Inclusive tem essa receita de bebida cremosa de leite Ninho queimado que fica uma delícia! Mas será que elevar o pó a altas temperaturas produz alguma reação química prejudicial à saúde? Segundo a nutricionista Thays Pomini, não!
"No aquecimento acontece uma reação natural entre o açúcar e o grupo amina dos ingredientes (compostos químicos derivados dos aminoácidos), o que causa uma diferenciação, principalmente em aspectos sensoriais: cor, sabor e odor”.
Ou seja, o processo de queimar o leite Ninho vai mudar um pouco a sua estrutura química, mudando também seu sabor, sua aparência e seu cheiro. “Isso não tem problema nenhum, não tem nenhum prejuízo à saúde nesses casos”, diz a especialista.
Ela explica que tudo que queimamos em uma chapa, como carnes e pães, cria-se aquela crostinha preta - tipo um pão na chapa típico do café da manhã, sabe? “Isso é bom evitar, porque pode contribuir para o envelhecimento celular mais rápido”, fala a nutricionista, que lembra que o problema é o excesso.
“Mas, no caso do leite, como não é exposto a uma grande quantidade de tempo numa temperatura muito alta, não traz problemas para a saúde”, finaliza. Ou seja, você pode sim continuar experimentando receitinhas com leite Ninho queimado sem se preocupar, tá?!
Como é feito o leite em pó?
Com o leite em pó é possível fazer deliciosos doces, como pudim de leite em pó e picolé de leite em pó e chocolate. Mas você já parou para pensar como o leite em pó é feito? Na verdade é bem simples! A água do leite é extraída através de um lento processo e são necessárias três etapas: preparo e padronização, concentração e secagem.
Na primeira fase da fabricação, o leite é extraído das vacas e levado para uma centrífuga. Essa máquina separa a gordura do resto do líquido. Para fazer o leite integral, uma parte da gordura é colocada de volta no leite. Depois da centrífuga, o leite é pasteurizado, isto é, passa por um processo em que as bactérias são eliminadas.
Começa, então, a segunda etapa, a concentração. O leite é submetido a uma máquina, na qual vai escorrendo por filmes finos, em tubos onde há vapor. Dessa forma, o leite perde água e vira uma pasta.
Por fim, começa a terceira etapa: essa pasta é borrifada em uma máquina fechada, contra um jato de ar quente e seco. Quando as gotas finas chegam no chão da máquina, elas caem em forma de pó. Então, o leite em pó é retirado, colocado em potes e é adicionado o gás nitrogênio, para que a gordura presente não oxide. Depois disso ele está pronto para suas receitinhas!
Leite em pó é herói ou vilão da vida saudável? Descubra benefícios e compare com o leite líquido
Afinal, leite ninho tem açúcar ou não? Descubra de uma vez por todas a verdade sobre o ingrediente!