A panela de pressão é um utensílio prático das cozinhas brasileiras. Muito usado para preparar o típico feijão preto, dá para usar em tudo quanto é receita, inclusive sobremesas na panela de pressão. No programa Mais Você desta segunda-feira (13), Ana Maria Braga demonstrou a versatilidade deste aparelho para fazer um risoto com ossobuco na pressão, que utiliza a mesma panela para os dois preparos. Confira no TudoGostoso como fazer esta receita deliciosa para o seu almoço!
A receita da Ana Maria Braga extrai o sabor da carne e do caldo de legumes para incorporar no arroz cremoso
Como é o risoto com ossobuco na pressão da Ana Maria?
O ossobuco é um corte de carne de boi menos popular, mas que pode ficar muito gostoso com os ingredientes certos. É importante mencionar que a receita de ossobuco na pressão precisa antes marinar por 12 horas, então lembre-se de preparar na véspera. A panela de pressão é utilizada para cozinhar a carne com legumes que ainda rende um caldo bem encorpado que dá sabor ao arroz.
Assim, em vez de fazer dois preparos separados como um risoto de frango ou risoto de palmito para acompanhar a carne, você faz ambos com os mesmo temperos, facilitando toda a receita. Ou seja, é um prato feito na mesma panela e você ainda pode trocar o ossobuco por outros cortes como costela ou carne de peito.
Quais são os ingredientes da receita de risoto com ossobuco na pressão da Ana Maria?
A receita rende quatro porções para um almoço em casa com a família. Por isso, são usados 4 ossobucos com cerca de 350g cada. Para o caldo de legumes que vai com o ossobuco, os ingredientes são: 1 cenoura média, 1 cebola média, 2 talos de aipo (também chamado de salsão), 1 talo de alho-poró e 3 dentes de alho.
Você também vai precisar fazer uma pasta de temperos com 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos, 2 colheres (sopa) de sal, 1 colher (sopa) de azeite, além de alecrim, manjericão e tomilho fresco a gosto. A receita ainda pede mais 1 xícara de vinho branco seco, 1/4 xícara de óleo e 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água quente.
Como o risoto usa o mesmo caldo para temperar, você só precisa de mais 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli, 1/2 xícara do mesmo vinho branco seco, 2 colheres (sopa) de manteiga gelada e 100g de parmesão ralado. É importante usar um arroz específico para risoto, já que o grão tem mais amido e rende um prato mais cremoso. Também separe mais queijo parmesão ralado para a hora de servir.
Este prato capricha nos legumes e nos temperos para ficar com várias camadas de sabor
Como fazer ossobuco na pressão?
Primeiro você vai precisar fazer o ossobuco com caldo de legumes na pressão. Comece a receita na véspera para marinar antes de cozinhar. Em um processador, triture a cenoura, a cebola, o aipo, o alho-poró e o alho até ficarem com pedaços bem pequenos. Uma dica é cortar os legumes grosseiramente antes de triturar para facilitar. Peneire e esprema bem para extrair o suco. Reserve o bagaço em um recipiente e coloque o suco em um saco plástico grande em que caiba a carne.
Depois é hora dos temperos. Pegue o alecrim, o manjericão, o tomilho, a pimenta, o sal e o azeite e macere até virar uma pasta. O ideal é usar um pilão. Passe a pasta nos ossobucos e coloque a carne no saco plástico com o caldo de legumes. Acrescente o vinho e deixe na geladeira para marinar por 12 horas.
Para preparar o prato na hora da refeição, pegue a panela de pressão, coloque o óleo para aquecer e doure os ossobucos dos dois lados por 15 minutos. Pode fazer de dois em dois ou então um de cada vez se não couberem os quatro pedaços. Retire e reserve a carne. Na mesma panela de pressão, refogue o bagaço dos legumes da véspera e acrescente o caldo da marinada, o caldo de carne e os ossobucos. Cozinhe por 25 minutos depois de pegar pressão em fogo médio.
Em seguida, leve a carne para uma frigideira e coe o caldo do bagaço. Pode espremer bem. Você precisa de 5 xícaras do caldo para o risoto e mais 2 xícaras para a carne. Se for necessário pode botar água quente no bagaço para extrair mais suco. Na frigideira, bote as 2 xícaras de caldo e ferva por alguns minutos para terminar de cozinhar a carne.
O caldo que sai do ossobuco na pressão vira tempero para o risoto
Como fazer risoto na pressão?
Na mesma panela de pressão do ossobuco, coloque o caldo de carne e legumes que foi reservado e o vinho para ferver. Acrescente o arroz, tampe e espere pegar pressão. Quando começar a fazer o chiado típico, cozinhe em fogo médio por 7 minutos. Após esse tempo, libere a pressão, abra a panela e adicione a manteiga e o parmesão.
Mexa bem para os laticínios incorporarem e o arroz ficar bem cremoso. Se estiver seco, pode acrescentar água quente ou então mais caldo se tiver sobrado. Sirva o risoto em um prato com a carne e parmesão ralado a gosto.
Mais receitas na panela de pressão para preparar refeições deliciosas
Use a panela para cozinhar arroz com legumes e linguiça para dar sabor e acrescente requeijão e queijo para ficar bem cremoso que o resultado só pode ser uma delícia.
A panela de pressão é ótima para fazer um arroz bem cremoso com os ingredientes que você quiser
Uma maneira prática de preparar um acém como um assado é usar a panela de pressão. Toda a receita fica pronta em 90 minutos, desde o tempo de marinar até terminar de cozinhar.
Quer um jeito novo de fazer um frango desfiado? Ao fazer na pressão com molho, o peito de frango sem osso desfia com facilidade só de mexer um pouco.
Está com pressa para fazer o almoço? Experimente fazer macarrão usando a panela de pressão que fica pronto em 20 minutos!
Carne de porco também pode ser cozinhada na pressão. Com poucos ingredientes, é uma receita simples em que você só precisa colocar a carne e o tempero na panela e esperar.
Veja também:
Muffin de omelete da Ana Maria Braga: como fazer a receita prática e saborosa
Como usar panela de pressão: dicas para perder o medo e cozinhar com segurança
35 deliciosas receitas de risoto: confira no TudoGostoso