• Entrar
  • Cadastrar
Sorvete com geleia da Ana Maria Braga: como fazer receita cremosa com 4 ingredientes
Você pode escolher o sabor de geleia que preferir para colorir esse sorvete simples e gostoso

No programa Mais Você desta terça-feira (7), Ana Maria Braga anunciou uma receita simples e saborosa de sorvete com geleia com 4 ingredientes. Mas, ao final do programa, a conversa com a convidada do dia Sabrina Sato rendeu tanto que o público ficou no suspense sem o modo de preparo desse doce. Para você não ficar na mão, o TudoGostoso mostra como fazer o sorvete com geleia e ainda indica receitas de geleias caseiras para acompanhar!

sorvete com geleia: dois potes de sorvete de creme com geleia de mirtilo por cima A geleia de frutas é perfeita para dar mais camadas de sabor ao sorvete de creme

Por que o sorvete com geleia da Ana Maria é diferente?

O sorvete com geleia do Mais Você é cremoso com sabor de leite e muito simples de fazer. A Ana Maria já ensinou receitas práticas de doces como o cheesecake de 4 ingredientes e o bolo de pão com coco, e a receita de sorvete seguiria pelo mesmo caminho. São necessários apenas 4 ingredientes, sendo três deles para fazer o creme do sorvete e o último é a geleia que finaliza a sobremesa.

Quais os ingredientes deste sorvete com geleia?

Fazer o sorvete caseiro é mais fácil do que parece. São 4 caixas de creme de leite (o equivalente a 800g), 1 lata de leite condensado e 8 colheres (sopa) de leite em pó (ou 120g). Para cobrir, separe 1/2 xícara (chá) de geleia. Pode escolher o sabor que preferir, mas a sugestão é usar geleia de morango ou outra fruta vermelha.

sorvete com geleia: pote com duas bolas de sorvete de creme e uma geleia de frutas vermelhas por cima Além de incrementar o sabor, a geleia deixa o doce mais colorido

Como fazer esse sorvete com geleia?

Para começar, pegue o creme de leite, o leite condensado e o leite em pó. Coloque um a um em uma panela e misture os três juntos. Leve a panela ao fogo médio por cerca de 20 minutos. Mexa sem parar para não queimar. Quando começar a soltar do fundo, estará no ponto certo. Em seguida, coloque a mistura de leites na batedeira e ligue o equipamento. Bata em velocidade média até que fique fria. Costuma levar 10 minutinhos para chegar na temperatura adequada.

Pegue uma forma quadrada e forre com um plástico. Esse passo é importante para não grudar no recipiente. O tamanho do refratário indicado para a receita é de 18,5 cm de comprimento e largura por 6 cm de altura. Se a sua forma for maior, aumente a quantidade de ingredientes. Se for menor, pode diminuir a proporção ou só não utilizar toda a mistura.

Pegue a geleia à sua escolha e distribua em todo o sorvete. Com um palito, faca ou cabo de talher, faça riscos no doce para que a geleia entre no creme em alguns pontos. Leve ao freezer até o sorvete endurecer. Precisa de 5 horas ou mais dependendo do seu congelador. Para desenformar, corte o sorvete com uma faca e sirva em cubos.

Uma dica: faça o sorvete com vários sabores de geleia. Como a geleia é mais firme do que uma calda, você pode dividir e usar dois sabores, um em cada metade da forma, que não vão se misturar tanto. Ou, se preferir, separe o creme em formas menores e use uma geleia diferente em cada. Assim você faz vários de uma vez e fica mais colorido ao servir.

Receitas de geleia caseira para acompanhar

sorvete com geleia: pote com geleia de morango e morangos em volta A geleia de morango complementa o sorvete com a sua acidez

Geleia de morango

Fazer geleia é tão simples quanto preparar o sorvete. Você só usa morango, açúcar e um pouco de suco de limão. O limão, mesmo em pequenas quantidades, é fundamental para dar consistência na mistura com o morango.

Geleia de maracujá

Esta geleia de maracujá é feita com a polpa e com a casca da fruta para não desperdiçar nada. Se você não gosta das sementes, pode coar a polpa para retirá-las antes de preparar o doce.

Geleia de jabuticaba

Com gostinho brasileiro, a jabuticaba é uma fruta perfeita para geleias. Para preparar, é necessário cozinhar a fruta para elas estourarem e formarem o caldo delicioso que serve de base para a geleia. Se desejar, pode adicionar canela para dar um gosto especial.

Geleia de damasco

A geleia de damasco é versátil e combina com sorvete, bolos e até queijo branco! Aproveite para experimentar a receita em várias combinações.

Geleia de laranja

A geleia de laranja é mais cítrica e perfeita para contrastar com o doce da receita de sorvete.

Veja também:

Muffin de omelete da Ana Maria Braga: como fazer a receita prática e saborosa

Salame de chocolate branco do Mais Você: veja receita deste doce inusitado

Temas relacionados