• Entrar
  • Cadastrar
Minha mãe passa debaixo da mesa igual Ana Maria Braga quando faço essa receita: risoto de abóbora com queijo da serra da canastra
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

Se o risoto simples já é bom, essa versão com queijo canastra e abóbora é ainda mais irresistível. 

Minha mãe passa debaixo da mesa igual Ana Maria Braga quando faço essa receita: risoto de abóbora com queijo da serra da canastra

Aprenda a fazer um delicioso risoto de abóbora com queijo canastra. (créditos: Shutterstock)

Tem comidas tão gostosas que dá até vontade de passar por debaixo da mesa que nem a Ana Maria Braga. esse risoto de abóbora com queijo da Serra da Canastra é uma delas. Quem compartilhou essa delícia foi a chef Dayse Paparoto, campeã da primeira edição do MasterChef Profissionais. Em um vídeo postado nas redes sociais, ela ensina uma versão especial do clássico risoto, feita com abóbora japonesa e o toque único do queijo canastra. O resultado é um prato supercremoso, cheio de sabor que vai fazer você soltar os cachorros aí na sua casa.

Receita de risoto de abóbora com queijo canastra 

Ingredientes:

  • 1 xícara de abóbora japonesa cortada em cubinhos
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 xícara de queijo da serra da canastra
  • 2 colheres de sopa Manteiga
  • Cebolinha à gosto
  • 200 g Arroz arbóreo já pré-cozido
  • 500 ml de caldo de legumes

Modo de preparo:

  1. Comece pré-cozinhando o arroz arbóreo, que será a base do nosso risoto. Refogue o arroz cru em uma panela com azeite ou manteiga e cebola picadinha, como no preparo tradicional.
  2. Adicione parte do caldo quente e cozinhe por cerca de 5 a 6 minutos, mexendo sempre. Os grãos ainda devem estar duros por dentro. Desligue o fogo e reserve.
  3. Em uma frigideira antiaderente, toste os cubinhos de abóbora até que fiquem dourados por fora e macios por dentro.
  4.  Transfira os cubinhos de abóbora para a panela com o arroz pré-cozido e volte a adicionar o caldo quente aos poucos, mexendo sempre.
  5. Acrescente uma colher de manteiga gelada e continue cozinhando, sempre mexendo, para ativar o amido do arroz.
  6. Junte mais uma colher de manteiga, o parmesão ralado e o queijo canastra ralado. Continue mexendo bem, com vigor, até que o arroz fique envolvido por um creme espesso e brilhante.
  7. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Finalize com cebolinha picada por cima.
  8. Sirva imediatamente. Risoto deve ser consumido assim que sai do fogo, ainda quente e cremoso, para não perder a textura ideal.

 Veja também:

Quem prova, aprova: sempre preparo esse risoto de camarão quando quero conquistar alguém pelo estômago e dá muito certo
Risoto de arroz integral com frango desfiado: receita simples para um almoço ou jantar especial no fim de semana

Temas relacionados