
Descubra a diferença entre quentão e vinho quente. (créditos: Shutterstock)
Quentão e vinho quente são duas bebidas muito populares na época de festa junina. Além de serem uma delícia, elas também ajudam a dar aquela aquecida nos dias frios. Inclusive, muitas pessoas acreditam que os dois drinks são a mesma coisa e que o quentão, na verdade, seria o vinho quente do Sul. No entanto, mesmo com algumas similaridades, as duas bebidas são completamente diferentes, desde o modo de preparo, sabor e até região de origem.
Para esclarecer a dúvida, separamos os principais pontos em relação às diferenças entre quentão e vinho quente a algumas receitas para você preparar as duas bebidas em casa.
Quentão ou vinho quente? Entenda a diferença entre as duas bebidas
O vinho quente, como o nome já sugere, é o vinho tinto aquecido e temperado com especiarias. Geralmente, usa-se cravos e uma canela, mas você também pode acrescentar outros ingredientes como noz-moscada, açúcar, maçã picada, gengibre e laranja. A bebida surgiu na Europa há milhares de anos para combater o rigoroso inverno europeu e até hoje é associada às festividades de Natal em países como Alemanha, Áustria e Suíça.
Aqui no Brasil, o vinho quente chegou pelos portugueses que preparavam a receita para espantar o frio. Como o inverno no nosso país ocorre entre junho e agosto, era comum consumir a mistura em celebrações religiosas que homenageavam os santos desses meses, como São João, São Paulo e São Pedro. Assim, com o passar dos anos, o vinho quente também se tornou uma bebida de festa junina.
Já o quentão é uma receita 100% brasileira muito consumida durante festas juninas e em épocas mais frias do ano. A bebida foi criada no interior de Minas Gerais e São Paulo, quando a população começou aquecer a cachaça e adicionar especiarias para esquentar o corpo durante o inverno. A mistura é tradicionalmente feita à base de cachaça e também leva outros ingredientes como gengibre, açúcar, laranja, canela, cravo e limão.
Em alguns lugares você pode encontrar quentão feito com vinho tinto, principalmente na região Sul do Brasil. Essa versão é popularmente conhecida como quentão gaúcho e costuma ser confundida com o vinho quente tradicional.
Receitas de quentão
Quentão tradicional
O quentão tradicional leva cachaça, maçãs picadas, além de especiarias como cravo e canela em pau. Além da bebida alcóolica, a receita também conta com gengibre, que tem ação térmica e ajuda a dar uma aquecida no corpo após o consumo. Veja receita de quentão tradicional.
Quentão do Sul
Esse é o quentão feito com vinho tinto. Ele é muito popular no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e cidades do interior de São Paulo. Como não leva cachaça, ele possui um sabor mais leve comparado ao preparo tradicional. Uma boa opção para quem não curte bebidas alcoólicas muito fortes. Veja a receita de quentão do Sul.
Quentão nordestino
O quentão nordestino leva rapadura no seu preparo e, por isso, ele tem um gosto bem mais docinho. Ele não precisa ser exclusivamente à base de cachaça, mas pode ser feito com outro tipo de bebida aguardente. Veja receita de quentão nordestino.
Quentão de morango
Quentão de morango é uma versão frutada da bebida. Ele traz uma entre o doce e levemente ácido dos morangos com as especiarias e o aroma da cachaça, criando um sabor único. Se você quiser, ainda pode preparar a bebida com outras frutas também, como laranja, limão, uva, manga, etc. Veja receita de quentão de morango.
Quentão Lei Seca
Se você não quer abrir mão de tomar um quentão, mas vai dirigir, aposte no quentão lei seca. Ele não leva álcool e mesmo assim fica uma delícia. Também é uma boa opção para menores de 18 anos. Veja receita de quentão lei seca.
Quentão de chocolate
Quentão de chocolate traz um toque adocicado na bebida, quebrando um pouco o sabor forte característico da cachaça. Veja receita de quentão de chocolate.
Receitas de vinho quente
Vinho quente tradicional
Este preparo combina o sabor do vinho seco com especiarias e frutas. Uma bebida perfeita para os dias frios e para celebrar uma boa festa junina. Veja receita de vinho quente tradicional.
Vinho quente com raspas de limão
Adicione raspas de limão à mistura para trazer um toque cítrico e refrescante à bebida. A combinação da fruta com o sabor das especiarias deixa tudo ainda mais gostoso. Veja receita de vinho quente com raspas de limão.
Vinho quente suave
Se você quer uma versão de vinho quente menos forte, acrescente um pouco de água na bebida. O sabor fica mais leve e dá uma reduzida no teor alcoólico. Veja receita de vinho quente suave.
Vinho quente com gemada
A gemada oferece uma textura mais cremosa ao vinho quente. É só misturar gemas de ovos, açúcar e leite e adicionar na bebida. Veja receita de vinho quente com gemada.
Vinho quente sem álcool
Vinho quente sem álcool de vinho só tem o nome mesmo. Ele é feito com suco de uva integral e é uma opção para quem não pode consumir bebidas alcoólicas ou menores de idade. Mas não se preocupe porque o sabor é incrível, vale a pena experimentar. Veja receita de vinho quente sem álcool.
Vinho quente com guaraná
Esta versão de vinho quente com guaraná tem um sabor refrescante. Você também pode acrescentar outro refrigerante de cola ou à base de sumo de frutas. Veja receita de vinho quente de guaraná.
Veja também:
Como fazer chá de amendoim de festa junina, a bebida quentinha que deixa os dias frios deliciosos
Meu coração chega a bater forte quando sinto aquele cheirinho de canjica... Vem se aquecer com essa receita que não pode faltar na Festa Junina
Receitas com cachaça: veja 25 opções surpreendentes usando a bebida