A maçã do amor é aquela receita de Festa Junina que não pode faltar de jeito nenhum no arraiá, por mais simples que ele seja. O problema é que muita gente acha difícil fazer esse quitute, não conseguindo acertar no ponto da calda. Porém, como o TudoGostoso não decepciona, nós viemos mostrar como fazer maçã do amor fácil e perfeita em pouco tempo, sem perrengue. Não acredita? Então pega as nossas dicas abaixo!
Como fazer maçã do amor perfeita sem sofrimento: dicas práticas para um doce delicioso
Fazer uma maçã do amor perfeita, daquelas bem bonitas e gostosas, é bem mais fácil do que você imagina. É necessário ficar atento a alguns detalhes para que a calda não forme bolhas, craquele ou derreta. Sem desesperos, porque a gente te ajuda!
Escolha maçãs bonitas
O primeiro passo para preparar maçã do amor é escolher maçãs bem bonitas. Não precisa se preocupar em ser maçãs supervermelhas, porque o corante da calda de açúcar ajudará na cor, mas é ideal que elas não estejam murchas, com manchas ou machucados.
Higienize as maçãs no dia anterior
Depois de ter comprado as maçãs, é preciso higienizá-las muito bem. O ideal é lavar as maçãs no dia anterior ao preparo, para que dê tempo de elas secarem muito bem. Maçãs úmidas contribuem para a formação de bolha na cobertura de vidro, e não é isso que a gente quer!
Use palitos de boa qualidade
Com as maçãs secas e prontas para serem usadas, retire o cabinho de cada uma delas. Em seguida, espete o palito no mesmo local até a metade da fruta. Certifique-se de usar palitos de boa qualidade e que não se desfazem com facilidade. Já pensou uma farpa na mão ou na boca? Credo!
Utilize uma panela funda ou uma leiteira
Quando a gente precisa fazer caldas ou coberturas para espetinhos, como é o caso da maçã do amor, o ideal é usarmos panelas fundas ou até mesmo a leiteira, porque fica mais fácil de banhar a fruta.
Misture bem!
Na panela escolhida, coloque todos os ingredientes da calda: 1 kg de açúcar, ½ litro de água, 2 colheres (sopa) de vinagre de álcool e 1 colher (sopa) de corante vermelho em gel. Misture tudo muito bem até ficar bem homogêneo e vermelho.
Agora não misture mais!
Depois que a mistura estiver homogênea, é hora de levar para cozinhar em fogo baixo. A partir deste momento, não pode mais mexer de jeito nenhum! Se você mexer na calda da maçã do amor enquanto ela cozinha, ela acabará ficando açucarada e não atingirá o ponto certo. Então deixe cozinhar em fogo baixo.
Como saber o ponto certo da calda: truque prático
Após 20 minutos que a calda está cozinhando em fogo baixo, chegou a hora de fazer o teste para saber se já deu o ponto. Para isso, coloque água bem gelada em um potinho e pingue algumas gotas da calda de açúcar. Se ela não endurecer na mesma hora, deixe cozinhar por mais 5 a 10 minutos.
Durante esse tempo, você perceberá que ela ficará mais densa. Faça o teste novamente. A calda deve endurecer na mesma hora, ficando no ponto de vidro. Quando isso acontecer, desligue o fogo e espere cinco minutos para as bolhas sumirem.
Por último, é só banhar as maçãs espetadas na calda, cobrindo-as por inteiro e colocando em cima de um tapete de silicone ou assadeira untada com óleo até secar por completo.
A maçã do amor dura até 3 dias na geladeira, e a receita da nossa calda rende até 12 maçãs.
Veja mais:
10 receitas doces rápidas e fáceis de festa junina para um arraiá de lamber os dedos