A maçã do amor é uma das comidas de Festa Junina preferidas por aqui. A fruta coberta com açúcar é uma delícia para comer ao som de um forró em um arraiá ou uma quermesse e pode ser um ótimo doce rápido de Festa Junina que fica pronto em poucos minutos. Mas o segredo de uma boa receita de maçã do amor está na sua calda.
Além de acertar no ponto, que pode ser um desafio se não tinha a manha certa, dá para incrementar a receita tradicional e não estou falando de fazer uma maçã de chocolate. Eu tenho uma receita que dá mais sabor para a calda açucarada que ninguém percebe ao ver e se surpreende ao morder! Aprenda no TudoGostoso como fazer uma maçã do amor com uma calda que dá sempre certo e é muito saborosa. perfeita para adoçar a sua Festa Junina.
Qual segredo para acertar na calda da maçã do amor?
A receita da maçã do amor em si não é nada complexa. O doce é feito com maçã presa em um palito e passada em um caramelo para formar uma casquinha adocicada que parece vidro. Mas experimenta chegar na cozinha cheio de confiança achando que é fácil sem prestar atenção no preparo para ver no que dá. Acertar o ponto do açúcar para não ficar nem mole e grudento, nem duro demais quase quebrando o dente, parece impossível na primeira vez que tenta.
Mas tem um segredo para o caramelo ficar na textura certa e, que depois de você aprender, vai ficar muito fácil fazer maçã do amor! O truque é colocar os ingredientes da calda na panela, mas não misturar com colher, apenas girando a panela se achar necessário, para não perder o ponto certo. Quando achar que está pronto, pegue uma parte com uma colher e bote em um copo d’água. Se estiver em ponto de bala ele deve endurecer na hora e, ao tirar, deve fazer barulho de vidro se encostar na borda do copo. Depois é só cobrir as maçãs e deixar secar bem antes de embalar para não grudar no celofane.
Como fazer uma maçã do amor caramelizada especial
Essa receita segue o preparo clássico da maçã do amor, mas o segredo é saborizar a calda com chá de canela! Nessa receita usei os ramos de canela em pau para fazer a infusão, mas você pode usar canela em pó ou o próprio sachê de chá.
Ingredientes
- 6 maçãs
- 500 g de açúcar refinado
- 250 ml de água
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 2 unidades de canela em pau
- corante alimentício vermelho (opcional)
Modo de preparo
- Higienize as maçãs lavando a fruta do jeito certo e secando bem com um pano limpo depois.
- Coloque a canela em pau e a água em uma panela e prepare um chá. Você pode usar sachê também.
- Quando a infusão estiver pronta, tire os ramos ou o sachê de canela, e deixe amornar um pouco.
- Adicione o açúcar, o vinagre e, se quiser, o corante. Mexa apenas virando a panela delicadamente, sem usar colher.
- Leve ao fogo alto até levantar fervura, depois diminua para fogo médio e deixe cozinhar por 25 minutos ou até engrossar.
- Enquanto espera, aproveite e já espete os palitos no meio da maçã e prepare uma assadeira ou outra superfície lisa forrada com papel alumínio e óleo para o açúcar não grudar.
- Faça o teste do ponto da calda colocando uma gota em um copo d’água.
- Assim que estiver no ponto certo, pegue as maçãs e mergulhe no caramelo para cobrir e bote na superfície untada. Não demore muito pois a tendência do caramelo é endurecer mais com o tempo.
- Deixe esfriar por pelo menos meia hora para endurecer bem antes de embalar com celofane. A maçã do amor bem coberta com o caramelo dura até 3 dias fora da geladeira. Não é recomendado deixar na geladeira pois o caramelo pode ficar úmido e perder a textura, mas pode refrigerar se quiser que dure mais.
Veja mais:
Mirei na maçã do amor, acertei no morango para os apaixonados: aqui é Festa Junina e Dia dos Namorados, tudo misturado!
Maçã do amor IGUAL de quermesse mas sem o estresse de preparar a calda: a gente revela o SEGREDO
Brigadeiro + maçã do amor: impossível resistir a essa combinação maravilhosa que vai animar a festa junina