• Entrar
  • Cadastrar
Pode tomar chá de canela todos os dias? Entenda riscos da bebida feita com essa poderosa especiaria
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

O chá de canela é rico em antioxidantes e tem ação termogênica, anti-inflamatória e bactericida. No entanto, a ingestão de altas quantidades pode causar alguns efeitos colaterais indesejados. 

Pode tomar chá de canela todos os dias? Entenda riscos da bebida feita com essa poderosa especiaria

O chá de canela é muito benéfico para a saúde, mas seu consumo diário deve ser feito com moderação. (créditos: Shutterstock)

O chá de canela é uma bebida rica em antioxidantes e compostos bioativos. Ele é rico em nutrientes e proporciona inúmeros benefícios à saúde. Por isso, a princípio, não há nenhum problema em consumi-lo todos os dias. Bom, depende. De modo geral, o chá de canela pode sim ser consumido diariamente, desde que seja com moderação. Porém, altas doses podem ser perigosas, principalmente para pessoas com condições de saúde pré-existentes. Além disso, o excesso também pode causar uma série de efeitos colaterais indesejados.

Veja quais são os efeitos colaterais do chá de canela e quando o consumo diário não é recomendado.

Quem não pode tomar chá de canela todos os dias?

O consumo diário de chá de canela é permitido para a maioria das pessoas, mas as contraindicações existem. Pessoas com hipoglicemia, ou seja, que apresentam níveis baixos de açúcar no sangue, não devem tomar a bebida todos os dias. A canela contém propriedades que reduzem o índice glicêmico e deixam as taxas de glicose anormalmente baixas em quem já tem uma tendência à hipoglicemia. Como efeito colateral, a pessoa pode apresentar sintomas como tremedeira, calafrios, fome, sonolência e confusão mental.

A canela também retarda o esvaziamento do estômago devido ao alto teor de fibras. Por um lado, isso ajuda a controlar o açúcar no sangue, o que é ótimo para a maioria das pessoas. Mas se você tem gastroparesia e o seu estômago ou intestinos não esvaziam normalmente, a canela pode piorar os sintomas.

Tomar grandes doses de chá de canela ainda pode causar problemas digestivos. Por isso, quem tem gastrite e úlceras não podem consumir a bebida diariamente. A especiaria aumenta o risco de náuseas, dores no estômago, vômitos e diarreia. O mesmo vale para quem tem doenças hepáticas.

Quantas xícaras de chá de canela posso tomar por dia?

A recomendação diária para o consumo de chá de canela é de até 4 xícaras. Além dessa quantidade, a bebida pode causar irritação no estômago, quedas bruscas de pressão arterial, queda da glicemia e intoxicação no fígado. Algumas pessoas também podem ter reações alérgicas que se manifestam na pele, boca e lábios.

Benefícios do consumo diário do chá de canela

A canela é uma especiaria obtida do caule da caneleira, uma árvore originária do sul da Ásia. Ao todo, existem mais de 250 espécies diferentes, mas os tipos mais comuns são a canela do ceilão - também chamada de canela mexicana ou canela verdadeira - e a canela cássia. A diferença entre as duas é que enquanto a ceilão é mais clara e tem um sabor doce e aroma quente, a cássia é mais escura e tem sabor picante e ligeiramente amargo.

O chá de canela é a melhor forma de aproveitar as propriedades da especiaria. Rico em compostos vegetais e óleos essenciais, a bebida oferece muitos benefícios à saúde, dos quais podemos destacar.

Tem efeito termogênico

A canela tem ação termogênica que acelera o metabolismo e estimula a queima de calorias. Por isso, o consumo diário do seu chá contribui para o emagrecimento e previne a síndrome metabólica. Entretanto, vale ressaltar que a bebida sozinha não leva a perda de peso. Para emagrecer é preciso investir em uma alimentação equilibrada e na prática regular de atividade física.

Ação antibacteriano

A canela contém um óleo essencial rico em cinamaldeído e eugenol. Os dois compostos possuem efeitos antimicrobianos que impedem o crescimento de bactérias que causam intoxicação alimentar e outros tipos de infecções. Estudos comprovaram que a canela também bloqueia o crescimento de outros organismos, como fungos, leveduras e bactérias estafilococos, principais responsáveis por infecções na pele.

Aliás, você sabia que o óleo essencial de canela é frequentemente usado em pastas de dente e enxágue bucal? Justamente por conta das suas propriedades antibacterianas, ele ajuda a controlar bactérias e outros germes na boca que podem causar problemas de cáries e mau hálito.

Ajuda a reduzir o açúcar no sangue

Existem muitos estudos sobre os efeitos da canela para controle de açúcar no sangue. A especiaria é rica em fibras e evita picos e quedas bruscas de insulina. Isso ajuda a manter o índice glicêmico estável. Manter o equilíbrio nas taxas de glicose também prolonga a sensação de saciedade, controla o apetite e evita aquele desejo de doces ao longo do dia.

A canela também reduz a resistência à insulina, uma condição em que as células não conseguem captar a glicose do sangue. Por isso, o chá de canela pode ser considerado benéfico para diabéticos. Contudo, o consumo diário da bebida só deve ser feito com orientação profissional.

Alivia cólicas menstruais

A canela contém propriedades analgésicas que ajudam a aliviar cólicas menstruais. Os compostos da especiaria inibem a ação da prostaglandina, substância responsável por estimular a contração do útero para liberar o fluxo menstrual. É justamente esses movimentos que provocam uma inflamação local que origina a dor da cólica.

A canela também reduz outros sintomas menstruais, como retenção de líquido, dor de cabeça e enjoos. Porém, se você tem fluxo intenso, o chá da especiaria pode aumentar o sangramento ainda mais.

Veja também:

Toda mulher deveria beber chá de canela: benefícios da bebida vão muito além do emagrecimento

Temas relacionados