• Entrar
  • Cadastrar
Esse alimento esquecido por muitos é uma excelente fonte de proteínas completas e auxilia na saúde cardiovascular

Rico em proteínas de alto valor biológico, o amaranto é um grão que oferece inúmeros benefícios à saúde. 

Esse alimento esquecido por muitos é uma excelente fonte de proteínas completas e auxilia na saúde cardiovascular

Existe uma crença que somente as proteínas animais contém todos os aminoácidos essenciais. Porém, também é possível adquirir proteínas de alto valor nutricional por meio de fontes vegetais. O amaranto é um desses alimentos. Considerado um pseudocereal, o grão também é rico em fibras, ferro, magnésio e cálcio. Além disso, ele possui propriedades anti-inflamatórias, regula os níveis de açúcar no sangue e pode auxiliar na saúde cardiovascular. Portanto, se você não conhece esse alimento, vale a pena prestar mais atenção a ele, pois os seus benefícios nutricionais são impressionantes.

Veja a seguir alguns dos motivos para incluir o amaranto na sua alimentação e como consumir o grão.

Benefícios do amaranto: grão é fonte de proteínas completas, vitaminas e minerais

Ao contrário da maioria dos grãos, o amaranto contém todos os aminoácidos essenciais, o que o torna uma fonte de proteína completa, ideal para vegetarianos e veganos. Embora tenha uma composição semelhante à dos cereais, ele não pertence a essa classe de alimentos, pois não contém glúten. O amaranto também é conhecido por ser rico em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Por isso, ele é um alimento valioso para incluir na dieta diária, especialmente para quem busca uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Alguns dos principais benefícios do amaranto são:

Auxilia na saúde intestinal: o alto teor de fibras do amaranto promove a saúde digestiva, ajudando a regular o trânsito intestinal e prevenindo a constipação. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico e, como efeito, evitam picos de glicose no sangue.

Combate o colesterol ruim: as fibras e as proteínas do amaranto ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL ("mau" colesterol) no sangue, contribuindo para a saúde cardiovascular.

É livre de glúten: o amaranto é naturalmente isento de glúten, sendo uma ótima opção para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade à proteína dos cereais.

Ajuda a controlar o apetite: as fibras prolongam a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e auxiliando no controle do peso. Mas é bom ressaltar que nenhum alimento sozinho contribui para o emagrecimento. Para isso, é importante investir em uma alimentação balanceada repleta de alimentos nutritivos, incluindo frutas, verduras, legumes e grãos, como o próprio amaranto.

Fortalece os ossos e dentes: devido ao seu alto teor de cálcio e magnésio, o amaranto pode contribuir para a manutenção da saúde óssea e dos dentes. Outra vantagem do grão é que ele é fonte de cálcio biodisponível, ou seja, aquele que é melhor absorvido no organismo.

Contribui para a formação de massa magra: como já foi dito, o amaranto é fonte de proteína de alto valor nutricional. Por isso, ele pode ser um aliado de quem busca adquirir massa magra. Inclusive, seu valor de proteína é comparável a alimentos de origem animal, como carne, ovos e leite.

Previne anemia: o amaranto é rico em ferro e vitamina C. Essa combinação é interessante porque alimentos de origem vegetal fornecem apenas o ferro não-heme, que é mais bem absorvido pelo organismo quando consumido junto com proteínas animais e vitamina C. Sendo assim, o consumo de amaranto pode ser um aliado no tratamento e prevenção da anemia.

Como consumir amaranto

O amaranto tem um sabor bem neutro e pode ser usado no preparo de diversas receitas. Para consumir os grãos, basta cozinhá-los até que fiquem macios e comestíveis. Depois, eles podem ser adicionados em preparações como saladas, sopas, iogurtes, ensopados, vitaminas e smoothies. O amaranto também é comercializado em formato de farinha e flocos. A farinha, por exemplo, é uma ótima opção para substituir a farinha de trigo no preparo de bolos, tortas e biscoitos. Já o farelo pode ser consumido junto com frutas ou como mingau.

Apesar de ser um ingrediente muito nutritivo, o amaranto deve ser consumido com moderação. O ideal é não ultrapassar 45 gramas diárias do grão, o que equivale a três colheres de sopa. Já pessoas com problemas renais devem ter ainda mais atenção em relação ao consumo de amaranto. Por ser rico em proteínas, o alimento pode sobrecarregar os rins que estão comprometidos.

Veja também:

A fruta repleta de proteínas que ajuda a fortalecer os ossos e a aumentar a massa muscular
'Bean protein': feijão carioca na mira do mercado fit como poderoso concentrado de proteínas

Temas relacionados