Você está ficando cansado de comer sobras de carne que ficam secas e duras ao requentar? Então essa matéria é para você! A verdade é que nem sempre o micro-ondas vai ser a forma mais eficaz de esquentar a comida, porque ele pode acabar deixando os alimentos muito secos. Nós já ensinamos a maneira certa de requentar carne vermelha, e hoje vamos ensinar como requentar carne de porco do jeito certo para preservar a maciez e suculência. Confira a seguir!
Aprenda todos os nossos truques para requentar a carne de porco do jeito certo para preservar a suculência
Como reaquecer carne de porco?
Requentar carne de porco pode ser até mais complicado do que requentar carne vermelha, porque ela costuma ser um pouco mais seca dependendo da parte usada. O ideal é fazer as partes do porco que contenham menos gordura na quantidade certa, e nunca deixar cozinhar demais.
A melhor maneira para requentar carne de porco é usando o forno ou a frigideira. O forno deve ser preaquecido por alguns minutos. Em seguida, quando você colocar o refratário com a carne, abaixe o fogo para que ele aqueça o alimento aos poucos, sem torrar ou esturricar. Uma forma de garantir que a carne suína não ficará seca ao ser requentada é fazer o uso de molhos e regá-la aos poucos enquanto ela esquenta. Isso ajudará a devolver umidade para a comida. Esse método pode ser utilizado tanto para a carne de porco inteira ou fatiada.
Já para requentar na frigideira, é melhor que o porco já esteja fatiado. Colocando uma quantidade generosa de manteiga ou azeite, grelhe a carne em fogo baixo, com a frigideira tampada. Repita o procedimento do outro lado também. Assim, você garante que a carne esquentará e continuará macia e suculenta.
A airfryer pode ser uma excelente aliada na hora de requentar a carne de porco, principalmente partes mais gordas como barriga. Por conter bastante gordura, mesmo depois de cozida, a airfryer não deixará a carne seca. Enquanto ela esquenta, a gordura vai derretendo, porém é importante deixar a parte da gordura virada para cima, para ela derreter e cair sobre a carne, mantendo a umidade.
Use e abuse de molhos na hora de requentar a carne de porco
Como amaciar a carne de porco depois de assada?
A verdade é que não dá exatamente para amaciar a carne depois de assada, a maioria das dicas e truques devem ser feitos quando a carne ainda está crua. O que pode ser feito é o que falamos anteriormente, usar molhos e caldos de carne para devolver umidade ao assado, e dar preferência para requentar no forno, que é o método que retira menos umidade do alimento.
Como esquentar carne de porco no micro-ondas?
O micro-ondas possui a tendência de deixar as comidas mais secas, então nunca é uma boa ideia usar esse eletrodoméstico para esquentar carnes. Contudo, se você estiver fora de casa ou não estiver com tempo, a gente ensina alguns truques para não deixar sua carne tão seca.
A primeira dica é requentar no micro-ondas apenas ensopados ou carnes com molho, preparos em que o porco pode "sugar" a umidade dos molhos enquanto eles são requentados.
O segundo truque é esquentar a refeição junto com um copo de água. Ou seja, ao lado do seu prato ou marmita, coloque um copo de água. O vapor de água ajudará a levar umidade à carne de porco. Essa dica é muito usada na hora de requentar a pizza no micro-ondas.
O que fazer com as sobras de carne de porco?
Nada pior do que ficar com sobras rolando na geladeira e não saber o que fazer com elas. Jogar fora nem pensar, os alimentos estão muito caros para serem desperdiçados. Mas nada de se desesperar! O TudoGostoso tem várias receitinhas perfeitas para você fazer com as sobras de carne de porco.
Receitas com sobras de carne de porco
Pernil é um daqueles cortes de carne suína que rendem muito, ainda mais se a família for pequena. Para dar uma cara nova ao prato, experimente fazer essa receita supercremosa e gostosa, ideal para servir com arroz branco e saladas!
O escondidinho é uma ótima maneira de reaproveitar a carne de porco assada. Você pode picá-la ou até mesmo desfiá-la para rechear o prato.
A melhor maneira de requentar carne na frigideira é fatiando-a
Se você quer uma refeição completa em pouco tempo, essa torta é a pedida certa. Para acompanhar, uma saladinha verde.
Até mesmo o picadinho pode ser feito com a carne já pronta, basta cortá-la em cubinhos, refogar rapidamente e colocar o restante dos ingredientes. Fica uma delícia!
Veja mais:
Como temperar carne de porco: dicas fáceis para um prato cheio de sabor
Hambúrguer de costelinha: aprenda como fazer o sanduíche com costela de porco em casa