Você está cansada de fazer costelinha de porco que sempre fica branca? Nada do que você faz dá certo? Então você veio ao lugar certo! O TudoGostoso sempre traz dicas certeiras para que você consiga fazer pratos deliciosos em casa com facilidade, e hoje não seria diferente. Além de uma receita muito saborosa, hoje vamos ensinar as dicas de como fazer costelinha de porco douradinha. Confira a seguir!
Veja como é muito fácil fazer uma costelinha de porco douradinha
Receita de costelinha de porco douradinha
Nada mais triste do que aquela carne que não pegou cor, né? Mesmo que ela esteja macia e gostosa, a caramelização nas carnes faz toda a diferença. Para que você não passe mais sufoco na hora de fazer a costelinha de porco, o TudoGostoso vai ensinar a receita completa com dicas muito fáceis que funcionam tanto para a costela quanto para outros cortes, e o melhor que é você consegue fazer com ingredientes que você tem em casa. Se liga só:
Ingredientes da costelinha de porco douradinha
1,5 kg de costelinha de porco
4 colher (sopa) de suco de limão
5 dentes de alho amassados
4 colheres (sopa) de óleo
sal, pimenta-do-reino, alecrim e cheiro-verde a gosto
A nossa receita é para a costela de porco cortada, viu?
Como fazer costelinha de porco douradinha
Fazer costelinha de porco é muito mais fácil do que parece, e basta seguir nosso passo a passo para que ela fique bem douradinha. Vamos começar?
O primeiro passo é temperar a sua carne de porco. Na nossa receita, damos a dica de alguns temperos que combinam muito bem com ela, mas é claro que você pode usar o tempero da sua preferência. A única coisa realmente importante é usar suco de limão ou vinagre nesse preparo, viu? Ele ajuda a amaciar a carne de porco e deixá-la bem suculenta.
Depois de temperado, o ideal é deixar marinando por algum tempo antes de fazer. No mínimo, deixe por 30 minutos, mas se você estiver com tempo, deixe por 1 hora que irá ficar bem mais gostoso. Você também pode temperar a carne de porco no dia anterior e deixar marinando de um dia para o outro; ela ficará muito macia e bem gostosa.
Passado esse tempo, é hora de cozinhar. Na panela de pressão, coloque o óleo e já entre com a costelinha de porco. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos depois que pegar pressão. Deixe a pressão sair naturalmente e, com cuidado, abra a panela. Verifique se a costelinha ficou macia, e caso ainda esteja dura, volte para pressão por mais 5 a 10 minutinhos.
Quando a costelinha estiver macia, é a vez de deixá-la bem dourada. Você vai perceber que ela soltou bastante durante o processo, e é essa água que vai ajudar a deixar aquele douradinho de restaurante que é delicioso.
Ligue o fogo em médio a baixo e, sem tampar a panela, deixe que o caldo evapore e forme aquele caramelizado no fundo. Aos poucos, vá acrescentando mais água e deixando secar. Repita esse processo várias vezes, mexendo de vez em quando, até que toda as as costelinhas estejam douradas. Ficou como é fácil?
Dicas bônus do TudoGostoso
O método de adicionar água aos poucos ajuda a carameliza a carne com aquele fundinho de sabor que fica no fundo na panela. Esse processo pode ser feito também para frango, até mesmo o filezinho, dando um sabor muito mais gostoso, além de ser usado no preparo de picadinhos e carnes de panela.
Outra dica para deixar a carne de porco bem douradinha é adicionar um pouco de açúcar nesse momento, que vai potencializar a caramelização. No entanto, o açúcar acaba deixando a carne com um sabor agridoce que pode não ser tão agradável para você.
Depois que a costelinha de porco estiver pronta, é hora de se deliciar!