• Entrar
  • Cadastrar
Truque com ingrediente caseiro deixa a carne de porco bem douradinha!

Carne de porco esbranquiçada nunca mais! Saiba agora como deixá-la com uma coloração dourada.

É mais fácil deixar a carne de porco dourada do que você pensa! (Créditos: Shutterstock)

Já aconteceu de você fazer uma carne de porco, seja a costela, o lombo ou barriga e ficar com uma aparência ressecada? Mesmo que extremamente saborosa, isso está longe de ser o resultado esperado né? O mais comum geralmente é preparar um molho barbecue caseiro e passar por cima para disfarçar, mas agora vamos te ensinar o truque perfeito para conseguir uma carne de porco douradinha! Aprenda agora no TudoGostoso a como fazer uma crosta apetitosa e com uma coloração chamativa!

Dica para a carne de porco ficar dourada

O ingrediente secreto está mais próximo do que você pode imaginar! Pode até parecer estranho, mas o grande responsável por fazer com que a carne de porco fique bem dourada é o açúcar! Ele deixa de lado aquelas partes esbranquiçadas e traz uma coloração mais apetitosa para a carne suína. Isso acontece porque, conforme ele vai entrando em contato com o fogo, o açúcar derrete e origina o processo de caramelizar os seus pratos.

Como usar o açúcar na carne de porco

É importante ressaltar que você deve utilizar essa dica antes da carne ficar pronta. Quando for temperar a carne junto com o sal, a pimenta e os outros ingredientes, não esqueça de adicionar o açúcar. Alguns chefes preferem colocar essa iguaria durante o processo da carne no fogo, mas isso pode fazer com que os cubos do doce não derretam e além da receita ficar com um gosto diferente, as chances do pedaço suíno não ficar bem douradinho são grandes, justamente pelo pouco tempo de cozimento. Isso ainda pode fazer com que a seja difícil limpar a panela queimada.

O açúcar deixa a carne doce?

Surpreendentemente, não! Isso acontece porque a quantidade de açúcar deve ser equivalente à quantidade da carne, sendo recomendado o uso de no máximo duas colheres de açúcar para cada um quilo de carne de porco que você irá preparar. Apenas isso é suficiente para garantir uma crosta de carne atraente e bem suculenta. Preste atenção em seguir essas quantidades de forma correta, já que caso contrário isso irá colocar a sua comida a perder já que ela ficará doce.

Qual o tipo de açúcar usar para dourar a carne?

Essa questão fica ao gosto do cozinheiro! O açúcar refinado, mais comum de ser usado nas receitas caseiras, pode ser usado. Se você for o tipo de pessoa mais cautelosa e estiver com medo de colocar a sua receita a perder, utilize o açúcar mascavo por ele ser menos doce. Além disso, ele também é mais saudável e pode ser a melhor escolha caso as pessoas diabéticas forem comer algum desses pedaços de carne suína. De uma forma ou de outra, no fim o mais importante do modo de preparo é a forma que você irá dosar a quantidade da iguaria doce com os pedaços de carne de porco. Não exagere e surpreenda-se com o resultado de uma carne douradinha.

Veja mais

Tipos de açúcar: veja diferenças e como escolher o mais adequado para cada receita
Essência ou extrato de baunilha? Entenda as diferenças de uma vez por todas e prepare doces irresistíveis
Como requentar a carne de porco para ficar macia e suculenta

Temas relacionados