• Entrar
  • Cadastrar
Como temperar carne de porco: dicas fáceis para um prato cheio de sabor
Aprenda como temperar carne suína para deixá-la saborosa e suculenta com os truques do TudoGostoso!

A carne de porco tem sido cada vez mais procurada pelos brasileiros por conta de seu sabor delicioso, versatilidade e, claro, custo-benefício. Mais barata do que a carne bovina, a carne suína é uma excelente alternativa para quem está ficando cansado de comer um franguinho todos os dias. Se você está começando a comprar mais carne de porco agora e não sabe como cozinhar ou temperar, o TudoGostoso está aqui para te ajudar. Nós já ensinamos como cozinhar carne de porco para ficar suculenta e não ressecar, e agora chegou a fez de ensinarmos como temperar carne de porco para ter uma refeição cheia de sabor. Confira a seguir!

como acertar o ponto da carne de porco Aprenda as dicas do TudoGostoso de como temperar carne de porco para deixá-la deliciosa e muito suculenta

Por que a carne de porco tem cheiro de urina?

Não é sempre que a carne de porco tem cheiro forte de urina, e quando isso acontece, o ideal é não consumir. Existem alguns motivos para que isso aconteça e vamos explicá-los agora!

O primeiro motivo para a carne de porco ficar com cheiro ruim é quando a bolsa de urina, ou bexiga, estoura, contaminando toda a carne. Isso acontece quando a faca não está devidamente afiada para separá-la do restante do porco, ocasionando furos e rasgos. Normalmente, o animal deve ser inteiramente descartado porque não tem como desinfetar a carne nesses casos. Por ser um ato que pode gerar grandes prejuízos, é mais comum de acontecer em pequenas criações de porco para consumo próprio e não em grandes abatedouros.

Outro motivo é quando o porco não é cadastrado, já que os hormônios podem fazer com que a carne exale um cheiro ruim e até piore o odor da urina nos casos acima citados. Nos criadouros industriais, os animais são cadastros poucos dias depois do nascimento exatamente para evitar que isso aconteça.

Mas vale ficar atento na hora de comprar carne de porco no mercado! Se, ao chegar em casa, você notar um cheiro estranho, é melhor não comer e, caso tenha comprado recentemente, voltar ao mercado ou açougue.

Tem que lavar a carne de porco?

Nunca lave a carne de porco! Na verdade, você nunca deve lavar nenhum tipo de carne, seja porco, boi, frango e até peixe. Acontece que quando colocamos as carnes embaixo da água, ela acaba espirrando por toda a pia, nos utensílios e até em outros alimentos; e caso a carne esteja contaminada, ela irá contaminar tudo isso também. Por isso, é melhor parar de lavar as carnes se você tem esse costume para evitar riscos a sua saúde! A grande maioria dos micro-organismos presentes nas carnes são mortos quando elas são cozidas, já que eles não aguentam altas temperaturas.

como temperar carne de porco A carne de porco precisa estar rosada e não ter conter nenhum cheiro forte quando está crua

Pode usar vinagre na carne de porco?

Aqui chegamos a um assunto polêmico. Existem informações contraditórias quanto ao uso de vinagre, limão e outros ingredientes ácidos para temperar carne de porco. Enquanto alguns chefs afirmam que eles ajudam a amaciar a carne, outros contam que os ingredientes ácidos devem ser evitados na carne crua porque eles destroem as fibras da carne, fazendo com que ela perca água e fique dura. Nesse último caso, o limão ou vinagre devem ser adicionados só quando a carne já estiver cozida. E vamos combinar que espremer um pedacinho de limão em cima do torresmo dá outro sabor, né?

Diante dessas duas questões, você deve estar se perguntando o que fazer. O conselho do TudoGostoso é testar os dois métodos e ver qual se adequa melhor ao seu paladar e às suas receitas.

Quantas colheres de sal para temperar um quilo de carne de porco?

Precisar a quantidade de sal que deve ser usada em uma receita é algo muito complicado, já que essa quantidade costuma variar bastante de pessoa para pessoa. No entanto, de maneira geral, a quantidade ideal de sal para temperar 1 kg de carne suína é de 18 g, ou seja, 1 colher de sopa. Lembrando que o sal funciona apenas para realçar o sabor da carne e dos demais temperos. Quando usamos muitos temperos, pode ser que a quantidade de sal diminua um pouco para que o sabor não fique muito forte, visto que determinados temperos são levemente salgados por natureza.

https://www.youtube.com/watch?v=g4rEw15ZcDY&t=1s

Quais são os melhores temperos para carne de porco?

O TudoGostoso é adepto de sempre testar os mais diversos temperos, mesmo que eles não estejam em uma lista de "melhores temperos" para um preparo específico. Isso porque a gente sempre pode se surpreender com o sabor que algum tempero confere à nossa comida. Por exemplo, você já pensou em colocar canela na cenoura refogada? Apostamos que não, mas é um tempero que combina muito bem e deixa o prato com um gosto bem singular. Mas se você é iniciante na cozinha, nós trazemos algumas formas de temperar carne de porco que vão deixá-la suculenta e muito gostosa todas as vezes. Depois, conforme você for ganhando experiência na cozinha, você pode se aventurar e descobrir outros sabores!

É claro que os temperos mais usados na culinária funcionam também para a carne de porco, então pode caprichar no alho e na cebola, e claro que um toque de pimenta-do-reino é sempre bem-vindo! A páprica defumada ajuda a garantir aquele saborzinho de churrasco ao prato, e o cominho é uma ótima escolha para quem já tem o costume de usar esse tempero em outros preparos. Quando o assunto for ervas para temperar carne de porco, as mais usadas são alecrim e erva-doce.

Você também pode preparar uma marinada ou vinhadalho, que além de deixar seu porco mais suculento, ainda ajuda a amaciar a carne. No caso da marinada, você mistura os temperos escolhidos e o azeite junto com a carne, cobrindo e deixando na geladeira por algumas horas. Já o vinhadalho, como o próprio nome sugere, usa vinho e alho para temperar o porco, e é feito da mesma forma que a marinada, apenas substituindo o azeite por vinho. O melhor vinho para esse caso são aqueles mais doces e menos ácidos. Enquanto a carne de porco estiver no forno, use a marinada para regá-la durante o cozimento, isso irá ajudar a deixar o porco ainda mais suculento.

Para fechar com chave de ouro, você ainda pode escolher um bom molho para servir depois que a carne estiver cozida. Sobrou bastante vinhadalho depois do cozimento? Nada de desperdiçar! Leve ao fogo baixo, acrescentando um pouquinho de amido de milho diluído em água. Misture tudo muito bem e cozinhe por alguns minutos até engrossar e ferver novamente. Viu que fácil? Aqui no TudoGostoso você também aprende como fazer porco ao molho de abacaxi, carne suína ao molho de maracujá e muito mais!

https://www.youtube.com/watch?v=AHoYriwwkqM

Leia também:

22 receitas de carne de porco para uma refeição econômica e saborosa

Temas relacionados