Para a receita do almoço de domingo em família, ou para o petisco da reunião com amigos, até para saborear tudo na sua própria companhia, a costela de porco é um dos cortes mais consumidos no Brasil e no mundo. Antes de fazer aquele barbecue, ou qualquer outro molho para acompanhar, o ideal é dar um gostinho que ninguém vai resistir, por isso é importante saber como temperar costelinha de porco.
Você não precisa ser nenhum chef de cozinha para fazer isso de uma forma bem fácil. Vem com a gente aprender mais!
Como temperar costelinha de porco suculenta, macia e saborosa
Como temperar costelinha de porco sem complicação
Para deixar sua carne suculenta e macia, além de evidenciar o sabor, algumas técnicas são indispensáveis. Escolha a que mais combina com a sua vontade e corra para a cozinha.
Dry Rub: use e abuse dos temperos secos
Em tradução para o português, Dry Rub significa esfregar ou massagear a seco. Na prática, é aquele tempero seco usado para temperar carnes antes de preparar. A técnica, importada dos Estados Unidos, apareceu como uma alternativa para a marinada líquida. É uma mistura de condimentos secos - como a páprica. Normalmente usada em preparos assados ou grelhados.
O segredo é esfregar por toda a carne uniformemente fazendo uma leve massagem, assim a carne absorve o sabor por inteiro e adquire uma textura crocante e bem brilhante por fora, mantendo a maciez no interior. E o equilíbrio nos sabores, é claro, faz toda a diferença.
Dry rub para costelinha de porco: temperar a seco garante muito sabor
Tempero para costelinha de porco a seco
Vamos à lista dos temperos ideais para o dry rub, veja os ingredientes que você pode misturar nessa técnica. Cuidado com a proporção,o ideal é usar a medida de 50/50 para açúcar e outros condimentos salgados (incluindo o sal).
- Sal: O ingrediente-chave para qualquer receita salgada, ele aparece para realçar e dar equilíbrio. Embora não seja o destaque dessa técnica, é muito importante. Mas atenção: se colocado muito antes do cozimento vai deixar sua carne ressecada.
- Açúcar: É isso mesmo! O açúcar é um item indispensável nesse método. Ele cria uma crosta caramelizada, bem brilhante, e o sabor adocicado combina muito bem com carne de porco.
- Condimentos e ervas: Aqui você pode usar os sabores que mais te agradam. Os principais são as pápricas, alho em pó e pimentas, mas também fique à vontade para incluir: tomilho, alecrim, sálvia, orégano, mostarda em pó e coentro, por exemplo.
A tradicional marinada ou Wet Rub
Esse método é mais conhecido por quem costuma preparar cortes suínos em casa, em temperaturas mais baixas. Mas, assim como no dry rub, massagear a carne vai trazer uma maciez a mais para o resultado final. Acrescentar um ingrediente molhado, vai fazer com que a carne fique suculenta por dentro, e o caldo desse tempero pode ser incorporado em molhos para dar um sabor a mais.
Na marinada tradicional, o importante é pesar a mão nos líquidos e deixar a carne imersa por algum tempo, até adquirir sabor. Usando a técnica wet rub, você pode deixar a consistência do tempero mais pastosa, para grudar na carne. Ambas prometem uma crosta cremosa e com um sabor incrível.
Wet rub: tempero pastoso para uma costelinha de porco suculenta e cremosa
Ingredientes para a marinada e para aprender como fazer wet rub
Como já dissemos, nessa técnica o imprescindível é ter ingredientes molhados, seja para imersão ou para incorporar como pasta. Para isso, o processo pode ser parecido com o dry rub, mas sempre inserindo líquidos. Veja quais ficam deliciosos com carne de porco:
- Sucos de limão ou laranja;
- Vinhos;
- Azeite de oliva;
- Mel ou melaço;
- Vinagre;
- Molho inglês;
- Cerveja.
Receitas de costelinha de porco deliciosas
Agora que você já sabe como temperar costelinha de porco para assar, grelhar ou fazer na panela de pressão, que tal pegar receitas fáceis de fazer em casa? Clique no nome da receitinha que te deixa com mais água na boca para conferir como fazer costelinha de porco para todos os gostos.
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=P9E_zuP9lL4[/embed]