• Entrar
  • Cadastrar
Tempero para pernil da ceia de ano-novo: siga essas dicas e deixe a carne irresistível
Vai fazer sua ceia de final de ano e ainda está em dúvida de como preparar sua carne do prato principal? Veja dicas para tempero para pernil da ceia de ano-novo e deixe a comemoração ainda mais gostosa

O pernil é uma carne suína muito consumida o ano todo, para servir no almoço de domingo com a família, ou para colocar na brasa no churrasco. É uma ótima forma de variar o cardápio sem lançar mão de ingredientes muito caros Mas é nas festas de final de ano que ele brilha, já virou tradição ter uma bela peça à mesa no Natal ou no Reveillón. Por isso separamos dicas deliciosas e descomplicadas de tempero para pernil da ceia de ano-novo. Continue lendo!

peça de pernil de porco assado em cima de uma tábua com ramo de folha verde ao lado: como fazer tempero para pernil Tempero para pernil: veja como deixar sua carne de porco deliciosa

Por que comer pernil no ano-novo?

Que boa parte dos brasileiros comem pernil nas festividades de encerramento do ano a gente já sabe, mas você sabe como começou esse costume? A explicação está na crença popular de que comer carne suína no ano-novo significa progresso. Tudo isso porque o porco é um animal que fuça para frente.

Os hebreus utilizavam o pernil de cordeiro em suas festas para trazer boa sorte. Adaptando a uma culinária acessível para a população e com a cara da comida brasileira, chegando em nosso país instituiu-se o uso do porco para seguir a tradição.

Tempero para pernil: veja como deixar a carne bem gostosa para a ceia de ano-novo

O pernil é retirado da parte traseira do porco e é considerado um dos cortes mais nobres. Com pouca gordura e um sabor marcante por si só, pede temperos que estejam à altura e que entreguem suculência no resultado final.

Antes de partir para o tempero, certifique-se de que a carne esteja pronta para o consumo. ela deve ter uma coloração de rosada a vermelha escura, a carne deve estar firme e lisa e a gordura branca bem fina. Se for descongelar, lembre-se de observar se o degelo foi feito por igual em todas as partes. Agora vamos aprender como temperar pernil para assar!

Tempero com laranja, mel e molho shoyu

Essa combinação agridoce de pernil com laranja e mel vai fazer muito sucesso. Além de gostoso, o mel ajuda a deixar mais douradinho por fora, enquanto o suco da laranja traz mais suculência para a parte de dentro. Opte por escolher um molho shoyu com sabor menos agressivo para não roubar o protagonismo dos outros componentes.

Junte ⅓ de xícara (chá) de shoyu, 2 colheres (sopa) de mel, suco de duas laranjas, 2 dentes de alho e 1 cebola de tamanho médio; Depois é só bater tudo, colocar sal e pimenta a gosto e juntar raspas da laranja se preferir. Deixe marinar por no mínimo duas e no máximo 24h antes de assar.

Tempero com limão alho, cebola, páprica e cheiro-verde

Essa opção é para quem não quer arriscar muito no sabor e utilizar ingredientes que já tem em casa. Quer combinação mais tradicional que tempero com cebola e alho? E, é claro, simplicidade também é sinônimo de bom sabor.

As medida são: 1 xícara de cheiro-verde picado, 5 dentes de alho, 1 cebola cortada em cubos ou ralada grossa, suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de azeite e sal a gosto. Bata ou misture tudo, esfregue por todo o pernil e deixe agir por até 24h.

Marinada com vinho branco, limão e especiarias

Perfeita para um sabor mais sofisticado, para quem curte uma acidez levemente acentuada. O vinho branco e o limão entregam o adocicado e o cítrico na medida certa, enquanto as especiarias dão potência ao sabor.

Os ingredientes são: 4 dentes de alho amassados, 1 cebola picada em cubos, 1 copo americano de vinho branco, suco de 1 limão, 1 xícara de água, sal a gosto e especiarias a sua escolha. Bata esse tempero para pernil no liquidificador e leve para marinar por até 24h. Se nas especiarias você optar por usar pimentas fortes, como a calabresa, cuidado com o tempo de ação dessa marinada: o ideal é deixar por no máximo duas horas.

Dica: faça com que o tempero pegue em toda a carne

É importante fazer com que cada pedacinho do seu pernil de porco pegue gosto. Para isso, além de passar com cuidado a mistura pela extensão inteira da carne, faça furinhos espaçados e deixe o tempero penetrar nesses espaços.

A gente sabe que algumas peças podem ser bem grandes. O ideal é virar pelo menos uma vez o pernil que está descansando na marinada. Mas, se preferir, você pode cortar em pedaços menores, uma ótima opção para quem optar fazer na panela ou na airfryer.

Depois é só preparar como quiser. Uma dica: jogar um pouco de óleo fervendo para pururucar a pele deixa tudo ainda mais gostoso. Se jogue nas mais variadas receitas de pernil do nosso site e se delicie!

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=i0APSJyF5QU[/embed]

Temas relacionados