• Entrar
  • Cadastrar
Tenho 101 anos e esses são os 2 alimentos que eu jamais como: “Isso mantém minha mente afiada”
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Um homem de 101 dos Estados Unidos segue uma dieta regrada para se manter saudável

Tenho 101 anos e esses são os 2 alimentos que eu jamais como: “Isso mantém minha mente afiada”

Veja os alimentos que não estão presentes na dieta desse senhor centenário (Créditos: Shutterstock)

Se alimentar de maneira saudável é essencial para viver melhor e garantir mais longevidade e, recentemente, o relato de um senhor de 101 anos trouxe uma reflexão sobre isso. Em entrevista ao Business Insider, Roy Cohen, que vive nos Estados Unidos, contou detalhes sobre sua dieta, incluindo os dois alimentos que ele jamais come. Segundo ele, foi uma dieta regrada e a rotina de exercícios que o ajudou a chegar nesta idade de maneira saudável, mas claro, sempre com um acompanhamento de um profissional. Confira!

Quais são os alimentos que Roy Cohen jamais come?

Roy Cohen, CEO de uma empresa farmacêutica, revelou que segue uma dieta mediterrânea e evita ao máximo alimentos processados e carne bovina. Por outro lado, ele come com frequência alimentos como peixe fresco, vegetais e azeite, priorizando minerais como ferro, zinco e vitamina B12. “Se quero lanchar, como um pedaço de couve-flor, uma cenoura ou um pimentão vermelho. Como muito repolho e salada. Eu me mantenho em forma, tanto mental quanto fisicamente”, explica Roy.

Desde que se aposentou aos 81, ele buscou se manter ativo, com uma rotina diária de exercícios acompanhado de um profissional, mas atualmente, não realiza atividades tão exigentes, preferindo caminhadas leves de 20 minutos para fortalecer o corpo. Mas, a alimentação e o corpo ativo não são as únicas coisas que contribuíram para o seu bem-estar físico e mental.

O senhor centenário diz que outro detalhe que contribuiu para a sua longevidade e o fato de sempre manter sua mente ocupada com alguma coisa: "Acompanho todas as minhas finanças. Cuido de todos os detalhes antes que eles surjam. Isso mantém minha mente afiada". Roy também afirma que não se deixar levar pelas emoções é muito importante para a mente e que “as pessoas permitem que coisas sem importância as desanimem, mas você não pode se dar ao luxo de ficar com raiva ou com ciúmes o tempo todo", complementa.

O que é uma dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea é um jeito de se alimentar inspirado nos países da região do Mar Mediterrâneo, como Itália, Grécia e Espanha, locais que apresentam alta expectativa de vida e baixa incidência de doenças crônicas. Ela dá preferência a alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais e azeite de oliva, por exemplo.

Peixes e frutos do mar entram mais no cardápio do que carnes vermelhas, já os laticínios e ovos são consumidos com uma certa moderação. Quem segue uma dieta mediterrânea também costuma adotar um estilo de vida mais tranquilo, aproveitando as refeições com mais atenção e incluindo a prática de atividades físicas no dia a dia. Por priorizar ingredientes saudáveis e ter poucos alimentos industrializados, essa dieta está ligada a uma série de benefícios para a saúde, incluindo a longevidade.

Veja mais:

A estratégia de uma refeição por dia aos 50 é o segredo da longevidade, garante nutricionista

Temas relacionados