• Entrar
  • Cadastrar
Coloque esses exercícios no seu treino diário se você sofre com ansiedade, estudo mostra os benefícios!

A forma como você se exercita pode trazer ganhos no tratamento contra a ansiedade, aponta estudo sueco

Coloque esses exercícios no seu treino diário se você sofre com ansiedade, estudo mostra os benefícios!

Alguns exercícios podem ser mais eficazes no tratamento da ansiedade crônica, aponta estudo (Foto: banco de imagens Canva)

A prática regular de exercícios físicos é essencial para a saúde física e mental. Diversos estudos já comprovaram que esse hábito, em especial em um determinado momento do dia, é um importante aliado para pessoas de todas as idades.

Reservar um tempo do dia para se movimentar é um ganho necessário para a saúde geral e bem-estar, incluindo a possibilidade de perder peso com maior facilidade na intensidade certa.

As atividades físicas estão relacionados à liberação de neurotransmissores e de hormônios associados à regulação do humor e à redução dos sintomas de ansiedade.

Além de melhorar a cognição e a concentração, os exercícios ajudam a modular o estresse. Um estudo recente vai além e demonstra que quando os exercícios físicos são mais intensos, eles podem tratar até casos crônicos de ansiedade.

Como a prática de exercícios físicos atua no controle da ansiedade

Estudos recentes apontam que a prática regular de exercícios, cerca de 150 minutos semanais, é eficaz para o tratamento de ansiedade, incluindo em casos crônicos.

Isso porque proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento, seja durante e após os exercícios. No entanto, buscar uma alimentação adequada e evitar alimentos que podem potencializar a ansidade é uma estratégia essencial, segundo apontam especialistas.

O movimento ajuda a reduzir os níveis de estresse e tensão, além de proporcionar uma sensação de realização. Além de ter um efeito psicológico, ele também é fisiológico, devido à liberação de substâncias químicas no cérebro.

Exercícios físicos podem ser eficientes no tratamento de ansiedade crônica

No estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, participaram pacientes que conviviam com sintomas severos de ansiedade por mais de dez anos.

Eles realizaram sessões de exercícios em grupo durante 12 semanas, e as atividades foram variando de intensidade.

  • Um grupo realizou exercícios moderados: atingindo até 60% da frequência cardíaca máxima;

  • Outro grupo realizou exercícios mais intensos: chegando a 75% dessa frequência.

A conclusão dessa análise foi uma redução significativa nos sintomas de ansiedade, em especial nos grupos que praticaram exercícios de alta intensidade.

O nível de esforço físico pode estar ligado à eficácia do tratamento, ou seja, quanto mais intenso, mais profundo o impacto no cérebro, promovendo alterações mais acentuadas no humor e na clareza mental.

O estudo foi publicado no Journal of Affective Disorders.

Quais são os impactos dos exercícios físicos na saúde cerebral

As atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro, isso significa que esse processo ajuda a nutrir as células cerebrais e melhorar os processos cognitivos.

A prática regular de exercícios físicos estimula a liberação de neurotransmissores e de hormônios, como endorfinas, serotonina e norepinefrina, que estão associados à regulação do humor e à redução dos sintomas de ansiedade.

Veja mais!

Quem disse que não dá para ganhar massa muscular depois dos 50 anos?

Não precisa treinar todos os dias: a quantidade de vezes que você deve fazer musculação para ter resultados é menor do que imagina!

Temas relacionados