• Entrar
  • Cadastrar
Sou esportista e nutricionista e garanto: "Comer iogurte e frutas no jantar pode ser benéfico para a perda de peso e tão eficaz quanto o jejum intermitente"
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Especialista recomenda uma opção mais leve, mas sem abrir mão das necessidades nutricionais diárias 

Sou esportista e nutricionista e garanto: "Comer iogurte e frutas no jantar pode ser benéfico para a perda de peso e tão eficaz quanto o jejum intermitente"

Veja as recomendações do especialista e os cuidados com as substituições (Créditos: Shutterstock)

Durante um processo de emagrecimento a alimentação sofre muitas alterações, especialmente com o objetivo de promover um déficit calórico, quando se consome menos calorias do que o corpo gasta. Para isso, muitas pessoas optam por reduzir a presença de alimentos calóricos e outras preferem deixar uma das refeições mais leves.

Nesse momento, o jantar costuma ser a refeição mais escolhida para essa mudança. O esportista e nutricionista Saúl Sánchez comentou em matéria do portal Men’s Health que trocar o jantar por uma opção mais leve pode até contribuir para a perda de peso, mas é preciso cautela. Confira!

Como o iogurte com frutas pode ajudar na perda de peso?

Saúl Sánchez explica que quando tentamos reduzir uma das refeições, como o jantar, é preciso garantir que “obtemos as proteínas e gorduras que precisamos ao longo do dia nas demais refeições planejadas”. Ele comenta que optar por um lanche leve à noite, como iogurte com frutas combinado com outro alimento nutritivo, como uma panqueca proteica, pode ser uma estratégia eficaz para quem busca perder peso, desde que o plano alimentar como um todo seja equilibrado.

O especialista complementa: “caso contrário, a massa muscular pode ser comprometida, o que reduz o gasto energético”. Além disso, Sánchez ressalta que não é preciso impor restrições calóricas extremas na dieta, pois é possível comer bem, mantendo os nutrientes necessários e obter resultados sem exageros. “Em última análise, o que precisamos é criar um balanço calórico negativo, mas não excessivo, e comer iogurte e frutas no jantar é uma estratégia tão válida quanto o jejum intermitente, que já demonstrou inúmeros benefícios”, ele afirma. 

Por fim, ele alerta que, se você optar por outra opção leve para o seu jantar ou quiser comer em menor quantidade, é preciso compensar com um café da manhã e almoço de qualidade, com boas quantidades de fibras, proteínas, vegetais e gorduras boas. “Eles são essenciais, pois fornecem antioxidantes e vitaminas essenciais. A falta deles pode levar à fadiga excessiva ou a outros problemas de saúde." Vale ressaltar que não é recomendado pular uma refeição por completo, mas é possível fazer substituições estratégicas sem esquecer dos nutrientes essenciais.

Opções de lanches leves para comer antes de dormir

É muito comum não sentir vontade de “comer comida” na hora do jantar e, nesses momentos, você pode optar por lanches leves e saudáveis. Uma torta de frango sem glúten, um sanduíche natural, um mingau de aveia ou um caldo leve em dias frios são boas opções para consumir antes de dormir, pois trazem saciedade sem pesar.

No caso do iogurte com frutas, ele pode sim ser consumido à noite, mas é interessante combiná-lo com outra fonte de proteína ou gordura boa, como ovos mexidos, uma panqueca saudável ou até mesmo oleaginosas. Isso ajuda a manter o equilíbrio nutricional e evita picos de fome durante a madrugada.

Veja mais:

6 receitas saudáveis e fáceis para um jantar leve, prático e saboroso

Temas relacionados