Como está a sua memória? Consegue lembrar o que comeu no café da manhã de hoje? E de ontem? E da semana passada? Se você sente que anda muito esquecido e quer reforçar a sua memória, o segredo pode estar na alimentação. Existem várias maneiras naturais de melhorar a memória em casa com alguns hábitos simples e uma dieta balanceada com os ingredientes certos.
Consumir alimentos que empoderam a memória e evitar aqueles que prejudicam o funcionamento do cérebro podem fazer a diferença no quanto você lembra e até mesmo ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer. Se você quer ter aquela memória de elefante, uma boa forma de começar é com um “suco da memória” com a combinação de ingredientes nutritivos e que fazem bem para o cérebro. Aprenda no TudoGostoso a receita deste suco da memória que promete ser a salvação dos esquecidos.
Como fazer o suco da memória
Esse suco tem os ingredientes certos para ser bom para a memória, muito refrescante e hidratante. O sabor de maçã com um toque de linhaça e mel no fundo é uma delícia e você nem percebe o chuchu por ser um ingrediente conhecido por não ter gosto.
Ingredientes
- 1/2 chuchu picado
- 1/2 maçã picada
- 2 colheres (sobremesa) de linhaça dourada
- 2 ramos de alecrim fresco
- 2 colheres (sobremesa) de mel
- 500 ml de água
Modo de preparo
- Lave o chuchu, descasque e corte em cubos pequenos. Não precisa cozinhar nem nada, basta deixar cru.
- Lave bem a maçã, corte-a em pedaços e tire o meio e as sementes, mas use com casca para aproveitar todos seus nutrientes.
- Coloque o chuchu picado, a maçã picada, a linhaça, o alecrim, o mel e a água no liquidificador. O mel é nutritivo e adoça, mas quem tem diabetes deve ter cuidado com esse ingrediente e substituí-lo por um adoçante natural como stevia.
- Bata no liquidificador bem até ficar bem triturado e líquido.
- Passe a bebida para o copo sem coar para não perder as fibras e outros ingredientes. Essa receita rende 2 copos, mas você pode fazer mais ajustando os ingredientes.
Quais os benefícios desse suco da memória?
Esse suco da memória usa ingredientes que se complementam bem tanto nos nutrientes quanto no sabor para ter uma bebida docinha e saborosa além de saudável. O chuchu não tem gosto, mas é um alimento rico em vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B9 que atuam no sistema nervoso central e na função cognitiva. Comer uma maçã por dia melhora a saúde do coração e do intestino, mas nesse suco o mais importante são seus antioxidantes que protegem as células do cérebro e combatem o estresse oxidativo que reduz a memória.
A linhaça dourada não é apenas uma semente que ajuda na regulação do intestino. Ela é a maior fonte vegetal de ômega 3 e 6, além de também ser rica em ômega 9. Esses nutrientes não são produzidos pelo corpo e precisam ser adquiridos pela alimentação para evitar o envelhecimento precoce, regular a função celular, entre outros. O alecrim é uma erva que turbina a memória por ser rica em ácido carnósico, que combate o estresse dos nervos e estimular a memória.
Para finalizar, o mel adoça naturalmente e ainda é um poderoso anti-inflamatório, essencial para tratar essas “obstruções” no corpo que prejudicam a transmissão de informações no cérebro. Para pessoas com diabetes, no entanto, o ideal é substituir por stevia ou outro adoçante. E, para quem não tem diabetes, nada de usar açúcar refinado, viu! Estudos já mostraram que ele tem o efeito oposto e pode prejudicar a memória.
Veja mais:
Chá de alecrim com limão para recuperar a memória: como fazer a infusão com benefícios ao cérebro
Nada de chia: esse é alimento que estimula a memória e ajuda a proteger o sistema nervoso
Benefícios da semente de abóbora para a memória: turbine o cérebro com essa receita deliciosa de petisco ou granola saudável