• Entrar
  • Cadastrar
Quais são os benefícios do suco de inhame com maçã?

O suco de inhame é ótimo para a saúde e quando você inclui maçã na equação ele ganha mais nutrientes e fica docinho sem precisar de açúcar!

O suco de inhame com maçã tem ganhado mais adeptos pelos seus benefícios (Créditos: Shutterstock)

Os benefícios do inhame para a saúde vão desde a fonte de energia para exercícios até a proteção do coração. Quando transformamos esse alimento em um suco natural é possível tirar ainda mais das qualidades dele sem deixar mais calórico como acontece com o inhame frito ou o bolo de inhame cozido, por exemplo. Você pode muito bem tomar o suco de inhame misturado com outros ingredientes mais saborosos e tão saudáveis quanto.

Os benefícios do suco de inhame com limão melhoram a imunidade, por exemplo. Uma combinação tão incrível quanto é o suco de inhame com maçã. A fruta tem as suas próprias vitaminas e minerais e, além disso, é ótima para dar mais sabor e deixar a bebida docinha sem precisar encher de açúcar. É a escolha certa para quem quer começar a tomar suco de inhame e tem receio do sabor. Veja no TudoGostoso os benefícios do suco de inhame com maçã e tenha motivos de sobra para provar essa bebida saudável.

Precisa cozinhar o inhame antes de fazer suco?

Antes de falarmos dos benefícios do suco de inhame com maçã, precisamos tirar a dúvida de muita gente em relação a essa bebida. Afinal, precisa cozinhar o inhame para fazer suco? Muita gente acha que o inhame cru faz mal, mas isso depende. Por aqui nós encontramos dois tipos desta PANC famosa. O primeiro é inhame taro que, de fato, tem toxinas que podem causar mal estar e que somem ao cozinhar o alimento. Mas o segundo é inhame cará, que não tem essas substâncias e pode ser consumido cru tranquilamente!

Ou seja, para fazer suco de inhame com maçã sem precisar cozinhar, você deve usar o inhame cará. Caso só encontre o inhame taro no mercado, cozinhe ele primeiro antes de transformar na bebida. Se você comprou o inhame e não sabe qual tipo é, cozinhe antes para garantir não ter efeitos colaterais. Cozinhar o inhame cará não é obrigatório, mas ajuda a eliminar substâncias que nosso corpo já não absorve normalmente, como o oxalato, facilitando a digestão e a absorção dos nutrientes que realmente importam.

Quais são os benefícios do suco de inhame com maçã?

O suco de inhame com maçã tem vários benefícios, mas um deles NÃO é aumentar as plaquetas e combater a dengue. Com o aumento dos casos da doença essa informação foi altamente compartilhada nas redes sociais, mas não se trata de um mito. Veja abaixo os verdadeiros benefícios desta bebida.

É um poderoso antioxidante e anti-inflamatório

Alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias como o inhame e a maçã são excelentes para proteger o organismo contra substâncias indesejadas e inflamações. O antioxidante combate os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células e as propriedades anti-inflamatórias reduzem as inflamações naturais do corpo.

Dá mais energia e saciedade

O inhame é um tubérculo que tem carboidratos complexos e fibras que o tornam um bom substituto da batata. A maçã tem ainda mais fibras essenciais para a digestão. Enquanto os carboidratos complexos fornecem energia e liberam glicose aos poucos, evitando picos de insulina, as fibras digerem bem os alimentos em seu devido tempo e dão sensação de saciedade. Beber um copo de suco de inhame com maçã antes do exercício físico dá mais vigor, e tomar antes de uma refeição ajuda a ficar com menos fome na hora de comer.

Ajuda nos cuidados com a diabetes

O inhame é um alimento com índice glicêmico baixo, o que significa que os açúcares dos carboidratos são liberados aos poucos no organismo. Isso evita excessos de insulina que levem ao desenvolvimento da diabetes. As fibras da maçã também interferem na velocidade que o açúcar é absorvido pelo sangue. Além disso, a fruta é um conhecido adoçante natural, o que permite beber o suco de inhame com pouca ou nenhuma adição de açúcar.

Controla os níveis de colesterol

De uma maneira similar, o suco de inhame com maçã também é ótimo para controlar o colesterol em quem tem níveis elevados desse componente. O inhame e a maçã são ambos alimentos que diminuem a absorção do colesterol pelo intestino. Isso ajuda a “frear” os níveis de colesterol no corpo, principalmente se o restante da alimentação também for bem equilibrada.

Fornece uma gama de vitaminas

Comer uma maçã no café da manhã todos os dias é uma ótima atitude para consumir a quantidade de vitaminas que o nosso corpo precisa para todos os sistemas funcionarem corretamente. A fruta é rica nas vitaminas A, C e E, responsáveis pela visão, pela imunidade e pela prevenção de doenças cardiovasculares, respectivamente. Por outro lado, o inhame também tem a sua dose de vitaminas que complementam bem aumentando a vitamina C e adicionando as vitaminas do complexo B à conta.

Equilibra hormônios femininos em mulheres

Mulheres ainda ganham mais um benefício ao beber suco de inhame com maçã. O inhame ajuda a controlar os níveis do hormônio da progesterona, especialmente durante o período menstrual. Por causa disso, ele alivia sintomas da TPM e também ajuda na reposição hormonal de pessoas em menopausa. Mas vale destacar que o consumo desse suco em homens não tem esse mesmo efeito, então não existe nenhuma restrição para esse público.

Veja mais:
Benefícios da maçã para dormir melhor: é isso que acontece com o seu sono se comer a fruta à noite
Benefícios do suco de maçã com limão: junte mais dois ingredientes secretos e veja seu corpo desinchar
O que acontece se eu comer inhame à noite?

Temas relacionados