• Entrar
  • Cadastrar
Quais são os benefícios do suco de inhame com limão?

Suco de inhame com limão é um grande aliado do sistema imunológico. Conheça os motivos para incluir essa bebida na sua rotina. 

Suco de inhame com limão é recheado de nutrientes e benefícios importantes para o corpo. (créditos: Shutterstock)

O suco de inhame com limão é uma bebida que oferece diversos benefícios. Primeiro que os dois ingredientes por si só já são altamente nutritivos. O limão, por exemplo, é rico em vitamina C e contém minerais essenciais para a saúde do organismo, como cálcio, ferro, magnésio e cobre. Já o inhame é fonte de vitaminas do complexo B e tem alto potencial antioxidante. Portanto, é claro que da combinação entre os dois sairia um grande aliado da saúde e bem-estar.

Veja a seguir os benefícios do suco de inhame com limão e como preparar esta deliciosa bebida.

Inhame é tóxico?

Antes de falar dos benefícios do inhame, é importante deixar claro que o alimento não funciona como repelente ou tratamento contra a dengue, conforme divulgado erroneamente nas redes a cada epidemia que sofremos. Mas também não é tóxico se consumido cozido. O que acontece é que muitas pessoas confundem o inhame cará (que pode ser consumido cru) com o inhame taro ou a mandioca, tubérculos que se ingeridos crus podem ser letais. Na dúvida, basta cozinhar para evitar qualquer risco, já que ao ferver a raiz, a toxicidade se perde.

Suco de inhame com limão fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória

O suco de inhame é uma bebida com alto potencial antioxidante. Seus ingredientes são fontes de vitamina A, C e do complexo B, 3 compostos que contribuem para o aumento da imunidade. O seu consumo regular também combate o dano celular provocado pelo acúmulo de radicais livres no organismo. Essas moléculas são responsáveis por uma série de desequilíbrios metabólicos que podem desencadear diversas doenças, incluindo alguns tipos de câncer.

O suco de inhame com limão também é conhecido pela sua ação anti-inflamatória e propriedades desintoxicantes. Além disso, a bebida é uma excelente fonte de carboidratos, fibras e minerais como potássio e manganês.

Outros benefícios associados ao suco de inhame com limão são:

  • Faz bem para a saúde do coração: As fibras presentes no inhame ajudam na redução do colesterol. Além disso, o inhame tem um alto índice de potássio, que ajuda a controlar o sódio no organismo e mantém a pressão arterial sob controle.
  • Ajuda na saúde dos olhos: O suco de inhame com limão é rico em vitamina A, que é essencial para a saúde dos olhos. A substância protege as células dos olhos e combate a degeneração muscular, uma das principais causas de cegueira nas pessoas a partir dos 60 anos de idade.
  • Regula o apetite: Por ser rico em fibras, o suco de inhame com limão aumenta a sensação de saciedade e controla o apetite. A bebida também tem baixo teor calórico.
  • Combate e trata a anemia: O inhame é rico em ferro, enquanto o limão contém minerais que auxiliam na absorção do mineral pelo organismo. Assim, a bebida é uma boa opção para prevenir e tratar a anemia.

Como fazer suco de inhame com limão?

O preparo do suco de inhame com limão é bastante simples. Tudo o que você precisa é de três ingredientes: água, inhame e limão. Confira o passo a passo.

Ingredientes:

  • 1 xícara de inhame cará cortado em cubos
  • 1/2 limão (suco)
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador por uns 3 minutos.
  2. Depois, coloque a mistura em uma jarra. Não é preciso coar.


O suco de inhame com limão é cai muito bem no café da manhã. Por ser uma fonte de carboidratos complexos, a bebida é uma boa fonte de energia para o corpo. Inclusive, é um ótimo suco para tomar antes de praticar exercícios físicos. A bebida também é excelente para pessoas que estão resfriadas, gripadas ou com alguma doença de origem infecciosa pois fortalece as defesas do organismo.

Não existe nenhuma contraindicação ao consumo de suco de inhame com limão. Mesmo assim, se você possui algum quadro clínico que requer atenção especial, converse com o seu médico antes de consumir a bebida.

Veja também:

É verdade que inhame cru faz mal?
Sorvete de inhame e morango: confira a receita vegana e cremosa

Temas relacionados