• Entrar
  • Cadastrar
Panetone recheado é a surpresa que faltava no seu cardápio de Natal: veja 10 receitas e faça em casa
Se você gosta de receitas de panetone, não pode deixar de fazer um panetone recheado para a sua ceia de Natal

A tradição de comer panetone no Natal é até bem recente, mas é difícil achar uma casa no Brasil que não sirva um panetone na mesa da ceia. Tem quem goste do tradicional panetone de frutas cristalizadas, tem quem prefira o chocotone com gotas de chocolate. Mas e que tal um panetone recheado? Esta versão do clássico tem um estilo mais gourmet e é muito popular entre quem vende para conseguir uma renda extra no final do ano, mas é mais fácil de fazer do que parece. Você nem precisa ser um confeiteiro de mão cheia! Quer ver como? Aprenda no TudoGostoso como fazer receitas de panetone recheado em casa!

Receitas de panetone recheado vão deixar o seu Natal ainda mais especial

panetone cortado com calda escorrendo de chocolate e cobertura de chocolate branco e confeito O panetone recheado é muito saboroso e chega ao ponto de escorrer quando você corta a fatia

O que é preciso para fazer as receitas de panetone recheado?

Se você está preocupado de ter que fazer uma receita de panetone complexa com fermentação e ainda alguma técnica especial para rechear, pode ir parando. Fazer um panetone recheado é mais fácil do que parece e você não precisa nem mesmo fazer um panetone caseiro. É claro que ninguém vai rejeitar uma comida feita em casa, mas você precisa do panetone já pronto para replicar essa receita.

Além do próprio panetone, você precisa escolher o seu recheio. O mais usado é o chocolate cremoso que encaixa perfeitamente no chocotone e alegra qualquer chocólatra da sua casa. Outra boa ideia é usar sorvete. No calor que faz no nosso Natal no verão, um panetone com sorvete refrescante é uma delícia. Quanto aos utensílios, o mais importante que nós recomendamos ter é uma faca de pão, aquelas com serras bem afiadas. Usar o tipo de faca certo ajuda a cortar o panetone sem destruir o pão.

Como fazer panetone recheado?

Todas as receitas de panetone recheado em casa seguem o mesmo padrão, não importa o sabor que você escolha para incrementar o doce. Caso faça de chocolate, prepare a trufa com antecedência misturando chocolate ao leite, meio amargo ou branco, leite condensado e creme de leite em uma panela. Deixe amornar antes de rechear. No caso do sorvete, é só tirar do congelador pouco antes para que esteja na consistência certa para servir.

Com o recheio preparado, pegue o seu panetone e faça um corte horizontal no topo dele para tirar uma “tampa”. Reserve a tampa para depois. Use a faca para cortar um cilindro dentro, sem alcançar as bordas. Retire o miolo desse cilindro com uma colher, um garfo ou as próprias mãos. Coloque o recheio no buraco que escavou no panetone. Uma dica é misturar camadas dos ingredientes escolhidos com pedaços do próprio panetone assim você equilibra melhor os sabores.

Em seguida, pegue a tampa e “cole” de volta passando um pouco de chocolate ou doce de leite nas bordas. Se quiser que fique mais firme e o corte não apareça, o truque é cobrir o panetone com uma cobertura de chocolate que ainda vai deixar as suas receitas de panetone recheado mais gostosas.

Receitas de panetone recheado para impressionar na ceia de Natal

Panetone trufado

O panetone trufado usa uma mistura de chocolate ao leite e chocolate amargo para não ficar enjoativo. A receita ainda leva um pouco de rum ou conhaque, então nada de dividir esse panetone com as crianças, viu!

panetone trufado com chocolate escorrendo O panetone trufado é feito com chocolate, mas você pode usar outro sabores no recheio

Panetone recheado

Simples e direto, esta receita de 3 ingredientes usa um sabor simples de chocolate e creme de leite para o recheio.

Panetone recheado com cobertura

Aqui você encontra uma receita que mistura os dois: um recheio de sorvete e uma cobertura de chocolate. E não esqueça de decorar com os confeitos!

Panetone recheado e decorado caseiro

Se você quer o desafio de fazer o panetone recheado inteiro por conta própria, nesta receita você aprende a fazer desde a massa até a cobertura.

Chocotone recheado

Se para você chocolate nunca é demais, então pode se preparar para fazer esse chocotone recheado com chocolate ao leite e coberto com chocolate branco.

Panetone recheado com sorvete

Esta receita mistura o sorvete com a massa de panetone retirada do miolo para dar mais consistência ao recheio.

panetone recheado com sorvete cortado ao meio Rechear o panetone com sorvete deixa a receita refrescante para o verão

Panetone recheado com trufa

Nesta receita você consegue fazer uma verdadeira trufa para rechear o seu panetone e deixá-lo bem ao estilo gourmet.

Panetone recheado em camadas

Já pensou cortar a fatia do panetone e ver belíssimas camadas de recheio? Você pode fazer usando ganache de chocolate e ingredientes típicos da época como cereja, ameixa e castanha.

Panetone recheado de brigadeiro e nozes

Brigadeiro é um doce que todo brasileiro adora e que não dispensa em uma festa. Usá-lo como recheio do panetone dá um toque brasileiro ao preparo italiano e você pode deixá-lo mais natalino e crocante com nozes junto!

Panetone trufado com creme de limão

Essa receita também tem o preparo do panetone do zero, mas o mais importante dela é o creme de limão que usa para rechear o doce e deixá-lo com um bom equilíbrio entre dulçor e acidez.

Veja mais:

Panetone na airfryer: receita de Natal pra família toda e você ainda economiza gás

Ceia de Natal rápida: 20 receitas para um jantar prático e supergostoso

Café da manhã de Natal reforçado: receitas maravilhosas para garantir energia até a ceia!

Temas relacionados