• Entrar
  • Cadastrar
Ovo frito doce, cereja falsa, salame de chocolate e mais receitas divertidas que não são o que parecem
Paula AraripePor  Paula Araripe  | Redatora

Paula é jornalista, escritora e fã de carteirinha das competições de gastronomia da TV. Não consegue viver sem pão de queijo, é adepta das receitas simples e bem-feitas, e adora presentear as pessoas com biscoitos caseiros.

Olhe duas vezes e não se deixe enganar por esses pratos diferentes e divertidos de salgados que podem ser doces e doces que podem ser salgados

Cuidado ao comer com os olhos: alguns pratos à sua frente podem não ser o que parecem. Às vezes um prato que parece salgado pode ser doce e um doce pode ser feito com um legume. Mas calma que não precisa se assustar e duvidar de tudo o que come. Essas receitas são divertidas tanto para desafiar a sua própria mente quanto para pegar os amigos de surpresa. Aprenda como fazer no TudoGostoso para enganar o paladar e brincar na cozinha!

Prato azul com sobremesa de ovo frito de leite e pêssego, feijão de chocolate, farofa de paçoca e arroz de coco Pode não parecer, mas tudo nesse prato de ovo frito, feijão, arroz e farofa é, na verdade, doce!

Ovo frito doce

De longe, essa receita pode parecer um ovo frito perfeito para colocar naquele prato bem servido de arroz com feijão para o almoço. Mas na primeira mordida o gosto que vem é… Leite e pêssego? A sobremesa de ovo frito é um doce divertido que imita a aparência de um ovo frito para pegar qualquer um de surpresa.

A parte da clara é feita com leite de coco, leite condensado, leite e amido de milho. Assim ele forma um disco branco, cremoso e ligeiramente gelatinoso. Para fazer a gema, só precisa de um ingrediente: pêssego em calda. A cor brilhante da fruta engana com facilidade. Para acompanhar, dá para montar um prato cheio com farofa doce de paçoca, um brigadeiro com bolinhas de chocolate no lugar do feijão e coco ralado para imitar o arroz. Um prato completo para servir de sobremesa depois de uma feijoada de verdade.

https://www.youtube.com/watch?v=ST9Pw3GFEe4

Cereja falsa

Sabe aquela cereja em calda que decora bolos de festas? Nem sempre elas são feitas com a própria fruta! Como a cereja é uma fruta cara, ainda mais no Brasil, existem alternativas que usam aroma artificial para reproduzir a aparência e o gosto dela. A cereja artificial para confeitar pode ser feita com uma massa com base em algas marinhas ou então usando o chuchu, uma hortaliça conhecida pelo gosto neutro que “absorve” outros sabores.

A cereja falsa é muito parecida com a verdadeira, então não é difícil se enganar. Na hora de comprar um pote da cereja em calda ou para decoração, leia atentamente os ingredientes para não cair na artimanha. E você não precisa deixar de comprar um bolo só pela dúvida se a cereja no topo é real ou não, já que o gosto é muito próximo. Certos doces que levam cereja na receita, como o bolo floresta negra, até usam a fruta de verdade no recheio, mas podem optar por usar a versão falsa na decoração. Assim o sabor da sobremesa não muda.

Bolo floresta negra com chocolate, chantilly e cereja em calda por cima A cereja em calda usada para decorar bolos nem sempre é uma cereja de verdade

Salame de chocolate

É sempre bom ter uma tábua de frios para servir como petiscos para seus convidados. E não estamos falando dos clássicos da charcutaria e sim do salame de chocolate! Esse doce em formato cilíndrico é uma massa cremosa de chocolate, com biscoitos ou nozes quebradas no meio que deixam ele bem crocante.

A massa é amarrada e levado ao freezer para parecer um salame e o visual é ainda mais parecido quando corta em fatias. A receita é bem similar à palha italiana e não é à toa. Na verdade, a palha italiana é brasileira e foi justamente inspirada no salame de chocolate, um clássico doce europeu. Essa sobremesa, além de divertida, é deliciosa e prática de fazer e você pode fazer adaptações e preparar um salame de chocolate branco, por exemplo.

https://www.youtube.com/watch?v=mU-oq8Lwfes

Ceviche sem peixe

O ceviche é uma receita peruana com peixe cru marinado em suco de limão. Mas será que sempre é assim? Não se espante se ver aquele amigo vegetariano ou vegano comendo um ceviche. Ele pode estar apreciando um ceviche sem peixe e que usa uma fruta como substituto inteligente: o coco. O ceviche de coco verde é feito com a polpa de coco cortada em tiras. O resultado são pedaços brancos que lembram muito a aparência e a textura de um peixe cru.

Por causa disso, é uma receita que pode enganar ao olhar, mas que revela o que é pelo sabor adocicado do coco. E não pense que esse ceviche é uma sobremesa. Os outros ingredientes são bem clássicos da receita, como limão, pimenta, azeite, cebola e pimentão. Assim o prato continua tendo um toque salgado e funciona bem como entrada.

Como fazer sashimi e ceviche vegano usando umComo fazer sashimi e ceviche vegano usando um ingrediente simples ingrediente simples Você pode servir o ceviche sem peixe no coco para já entregar o ingrediente principal ou colocar em uma taça ou tigela para enganar ainda mais

Bife de ovo

Deu vontade de comer um bife empanado mas não tem carne em casa, só ovo? O bife de ovo é a solução criativa para não passar essa vontade. Essa receita empanada fica com o formato igualzinho a um filé de frango, mas por dentro nada mais é do que uma mistura de ovo.

É uma ideia interessante para quem quer experimentar algo diferente para o almoço. A receita é feita com ovo batido com temperos variados, como páprica, tomilho, salsinha, pimenta-do-reino e sal. Assim o resultado é uma massa levemente picante que surpreende também no sabor.

https://www.youtube.com/watch?v=q3Xxym3WYc0

Peixe frito de planta

Tem peixe na horta? Sim! Ou melhor, tem o peixinho-da-horta, o nome popular da stachys byzantina, uma planta alimentícia não convencional (PANC). As PANCs são plantas comestíveis que não estão na mesa da maioria das pessoas, mas que tem inúmeros benefícios. Vegetarianos e veganos conhecem bem essas plantas, mas qualquer um pode provar as PANCs. Se você não é convencido tão facilmente, talvez um peixinho-da-horta frito faça você mudar de ideia.

A graça do peixinho-da-horta é que ele tem um curioso sabor que lembra muito o gosto de peixe, além de ser rico em proteínas. Se você empanar e fritar então, a aparência e o paladar serão tão parecidos quanto um peixe frito que você vai estranhar que se trata de um prato vegetariano sem peixe algum.

o que são pancs plantas alimentícias não convencionais O peixinho-da-horta frito engana o olho e o paladar, sem deixar de ser delicioso e nutritivo

Veja mais:

Como fazer carne de casca de banana: confira as dicas do TudoGostoso

Como fazer peixe frito vegano: conheça a planta que pode ser comida empanada

Sal cítrico: transforme a casca de frutas em um tempero surpreendente

Temas relacionados