• Entrar
  • Cadastrar
Os riscos à saúde desse tipo de leite e como ele afeta seus benefícios, segundo cientistas de alimentos e nutricionistas

A venda de leite cru é ilegal no Brasil, mas, recentemente, o número de pessoas defendendo o consumo da bebida não pasteurizada tem crescido ao redor do mundo. Entenda a posição defendida por especialistas no TudoGostoso!

Os riscos à saúde desse tipo de leite e como ele afeta seus benefícios, segundo cientistas de alimentos e nutricionistas

Existem benefícios no consumo de leite não pasteurizado? (Créditos: Shutterstock)

A venda de leite cru é proibida no Brasil desde 1969. Porém, recentemente, voltamos a ver um debate acalorado sobre os supostos benefícios do leite cru para a saúde. Alega-se que a bebida seja mais nutritiva do que a sua versão pasteurizada.

No entanto, cientistas de alimentos e nutricionistas não só desmentiram esse argumento como alertaram para os riscos à saúde do leite não pasteurizado. Entenda como o processo de pasteurização afeta (ou não) os benefícios da bebida no TudoGostoso.

O que é pasteurização?

A pasteurização é um processo que busca eliminar microrganismos patogênicos de comidas e bebidas, como o leite, queijo, iogurte, cerveja e vinho, por exemplo. Desenvolvido em 1862, pelo químico francês Louis Pasteur, o método envolve a exposição do alimento a temperaturas elevadas (<100ºC) seguido de um resfriamento súbito.

Assim, bactérias, vírus e parasitas termossensíveis são exterminados, deixando o alimento mais seguro para o consumo e prolongando seu prazo de validade. O gosto, qualidade e nutrientes não sofrem quase alteração nenhuma no processo de pasteurização.

O leite cru tem benefícios?

As pessoas que defendem o consumo de leite cru afirmam que o processo de pasteurização destrói as vitaminas do complexo B e vitamina C naturalmente presentes na bebida. É verdade que esses nutrientes são mais afetados por serem solúveis em água, mas nenhuma dessas vitaminas é abundante no leite.

Além disso, ao contrário do que dizem, leite não pasteurizado não contém probióticos. Na realidade, probióticos costumam ser adicionados a certos alimentos, como o iogurte, depois do processo de pasteurização.

A verdade é que os supostos benefícios do leite não pasteurizado não superam o perigo do seu consumo. Como ainda existem microrganismos patogênicos, você pode ser exposto à salmonella, listeriose, tuberculose, febre tifoide, campilobacteriose e difteria por meio do consumo de leite cru.

Veja mais!
O que diz a ciência: acaba de sair um estudo sobre câncer ser gerado ou não por alimentos ultraprocessados
A tecnologia dos cientistas brasileiros para melhorar conservantes naturais de alimentos

Temas relacionados