As nozes são um alimento que gera opiniões distintas: alguns evitam consumir pelo seu alto teor calórico e outros gostam de incluir na rotina por ser uma ótima fonte de energia. Uma das nozes que tem conquistado o paladar de muitas pessoas, principalmente os adeptos de uma alimentação saudável, é a macadâmia.
Considerada uma noz nobre, essa pequena oleaginosa é rica em nutrientes como fibras, proteínas, gorduras saudáveis e muito mais. Extraída de uma árvore australiana, ela possui um sabor muito particular, sendo muita utilizada na culinária, em especial na confeitaria, incluindo bolos, tortas e cupcakes. Confira a matéria completa para conhecer melhor essa noz poderosa e descobrir os seus benefícios.
Os benefícios da macadâmia à saúde
Além dos componentes mencionados a cima, a macadâmia também é fonte de potássio, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B. Estudos apontam que incluir essa noz na alimentação pode ajudar a melhorar a saúde intestinal, reduzir riscos da diabetes e muito mais. Confira os principais benefícios.
Melhora a saúde intestinal
As fibras presentes na macadâmia tem uma ação prebiótica, alimentando as bactérias do intestino e auxiliando o funcionamento. Essa ação também ajuda a reduzir a inflamação, diminuindo as chances de desenvolver problemas estomacais, como a síndrome do intestino irritável.
Reduz os riscos de diabetes
Estudos apontam que alguns componentes presentes na macadâmia ajudam a melhorar os níveis de açúcar no sangue e consequentemente, reduzir os riscos de desenvolver diabetes. Dessa forma, a macadâmia pode ser uma ótima aliada na prevenção dessa doença, pois também ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina.
Ação antioxidante
A macadâmia oferece uma ação antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo uma série de problemas de saúde, como o envelhecimento precoce, pressão arterial e até mesmo o desenvolvimento de câncer.
Melhora funções do cérebro
O efeito antioxidante gerado pela macadâmia ajuda a reduzir os danos nas células cerebrais. Além disso, essa pequena noz também possui ácido oleico, substância poderosa que previne contra doenças como o Alzheimer e Mal de Parkinson, por exemplo.
Faz bem para a saúde dos ossos
Esse alimento também conta com cálcio, magnésio e fósforo, minerais importantes para a saúde óssea, auxiliando na formação e manutenção das células. Dessa forma, ela também ajuda a prevenir o surgimento de doenças como a osteoporose.
Como incluir a macadâmia na rotina
A noz de macadâmia pode ser encontrada em alguns supermercados e em casas de produtos naturais. Ela pode ser consumida ao natural, sendo incluída em mix de outras nozes como petisco, por exemplo. Se você gosta de cozinhar, também pode colocar a macadâmia em massas de bolos, pães e biscoitos, como esse biscoito de açúcar mascavo e macadâmia torrada ensinado aqui no TudoGostoso. A macadâmia também é muito bem-vinda em vitaminas e até mesmo saladas com pequenas lascas que acrescentam uma textura diferente.
Quem pode consumir macadâmia?
Embora a macadâmia ofereça uma série de benefícios à saúde, ela deve ser consumida com moderação, principalmente por quem está tentando perder peso, por ser um alimento calórico. Além disso, essa noz não é recomendada para pessoas que tem histórico de alergia a outros tipos de nozes. Consultar o seu médico antes de incluir um novo alimento na rotina é sempre valido.
Veja mais:
Sobremesas de Natal com nozes: 12 receitas de sucesso para a sua ceia
Toque especial nesse brownie com nozes vai deixar todo mundo implorando pela receita
Passei a comer duas unidades de castanha-do-pará por dia e minha vida mudou com esse tanto de benefícios