• Entrar
  • Cadastrar
O ingrediente adicionado a muitos alimentos aumenta o crescimento de tumores, revela estudo

Os fabricantes de alimentos utilizam esse ingrediente em abundância nos seus produtos

O ingrediente adicionado a muitos alimentos aumenta o crescimento de tumores, revela estudo

Ingrediente presente em muitos alimentos são um verdadeiro perigo para a saúde (Foto: Shutterstock)

Os especialistas costumam alertar sobre determinados componentes que são verdadeiros vilões na alimentação por seus efeitos maléficos à saúde.

Não há dúvida de que a maioria dessas substâncias se encontram na composição da maior parte dos produtos alimentícios. Condedados por médicos e nutricionistas, os ultraprocessados costumam ter alto teor desse ingrediente.

Se já era recomendado a redução desses itens na sua dieta, agora fica mais evidente por que convém evitá-los: um estudo aponta que os alimentos ricos em açúcar adicionado estimulam o crescimento de tumores.

Esse tipo de açúcar acelera o desenvolvimento do câncer, diz estudo

Os fabricantes de alimentos usam a frutose em abundância na composição dos seus produtos para adoçá-los. Entretanto, mais do que nunca, você deve ficar atento aos riscos que esse tipo de açúcar representa para a sua saúde.

Os pesquisadores estão alertando que uma dieta rica em frutose acelera de forma traiçoeira o desenvolvimento de câncer.

A frutose é um açúcar simples encontrado naturalmente nas frutas e por este motivo pode parecer que é inofensivo consumi-lo. É bom saber, entretanto, que os cientistas aconselham moderar o consumo dessa substância para evitar riscos. O recomendado é não exceder a dose de 50 gramas por dia.

O problema é que o consumo de frutose pela população em geral aumentou muito nos últimos anos devido, principalmente, ao uso de xarope de milho com alto teor de frutose em alimentos e bebidas ultraprocessados.

Pouco impacto no peso e efeito expressivo no crescimento de tumor

Os pesquisadores da Universidade de Washington (WashU, EUA) estão dedicados a desvendar os perigos por trás da frutose e demonstram que sua ação é insidiosa.

É supreendente porque os biólogos descobriram que uma dieta rica em frutose não teve efeito sobre o peso, os níveis de açúcar no sangue ou os níveis de insulina em jejum dos animais nos quais ela foi testada.

Por outro lado, o impacto dessa substância no crescimento do tumor foi "bastante espetacular". Conforme relatam os pesquisadores, em alguns casos, os tumores mais do que dobraram.

Entenda a ação da frutose no corpo e a relação com o aumento do tumor

Os biólogos deram frutose diretamente às células cancerosas isoladas em uma placa de Petri. No entanto, as células não reagiram.

"Quando pensamos em tumores, tendemos a nos concentrar nos componentes dos alimentos que eles consomem diretamente. Colocamos algo em nosso corpo e imaginamos que o tumor o absorve", explicou Gary Patti, professor de Química e Medicina da WashU, em um comunicado à imprensa.

"Mas os seres humanos são complexos. O que você coloca em seu corpo pode ser consumido por tecidos saudáveis e depois convertido em outra coisa que os tumores usam."

É o que parece acontecer com a frutose. Ao ser ingerida, ela é convertida pelo fígado em nutrientes de interesse para os tumores.

Os pesquisadores explicam na revista científica Nature que as células do fígado alimentadas com frutose liberam lipídios - em especial lisofosfatidilcolinas (LPCs) - que circulam no sangue. Esses lipídios se tornam disponíveis para as células cancerosas, que estão esperando por eles.

Para proliferar, os tumores precisam de muitos lipídios para formar novas membranas. Elas podem sintetizá-los, mas é muito mais fácil encontrá-los livres em seu ambiente.

Quais são os próximos caminhos com essa descoberta

Gary Patti ressalta que foram feitos muitos estudos com diferentes tipos de cânceres: "Em vários tecidos do corpo e todos eles seguiram o mesmo mecanismo."

Esse comportamento levanta a questão sobre a possível relação entre o aumento do consumo de frutose e a maior incidência de cânceres em pessoas com menos de 50 anos.

"Será interessante entender melhor como a frutose da dieta influencia a incidência de câncer. Mas uma das mensagens a serem tiradas do nosso estudo é que, se você tiver a infelicidade de contrair câncer, provavelmente deve pensar em evitar a frutose, pelo menos a adicionada. Infelizmente, é mais fácil falar do que fazer", aconselha.

Esse trabalho pode inspirar novas terapias, com pesquisadores considerando a possibilidade de direcionar o metabolismo de células saudáveis, como as do fígado, para impedir que transformem a frutose em substâncias que estimulam o crescimento de tumores, auxiliando no tratamento de cânceres.

Veja mais!

Polêmica! Empresa coloca mais açúcar em comidas de bebês de países pobres; entenda se isso acontece no Brasil

Os 2 alimentos que podem estar por trás da epidemia de câncer em jovens "Aconselhamos a consumir menos alimentos excessivamente processados"

Temas relacionados