
O consumo dessa bebida pode ser mais prejudicial à saúde cardiovascular do que outros tipos de açúcar (Foto: Freepik)
Você já deve saber que o consumo excessivo de açúcar é muito maléfico para a sua saúde. Os especialistas costumam alertar sobre os riscos que maus hábitos alimentares, incluindo o consumo exagerado de doces e alimentos ultraprocessados, podem causar para o corpo.
O que muita gente talvez não saiba é que especialmente as bebidas adoçadas, como é o caso dos refrigerantes, devem ser uma preocupação ainda maior quando se trata dos impactos do açúcar à saúde, e não apenas os refrigerantes zero, que também têm efeitos preocupantes.
Um estudo recente da Universidade de Lund, na Suécia, trouxe evidências surpreendentes sobre como o refrigerante pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, como derrame e insuficiência cardíaca.
Pesquisadores analisam os impactos do açúcar na saúde cardiovascular
Com o objetivo de descobrir os impactos do açúcar na saúde cardiovascular, um estudo acompanhou mais de 69 mil adultos de meia-idade entre 1997 e 2019.
Ao longo desse período, os pesquisadores coletaram dados sobre os hábitos alimentares e o desenvolvimento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos dos participantes.
Os resultados, publicados na revista Frontiers in Public Health, tiveram como objetivo entender os efeitos de diferentes fontes de açúcar, como doces e bebidas adoçadas, no organismo ao longo do tempo.
No período de acompanhamento, 25.739 participantes desenvolveram pelo menos uma doença cardiovascular. O refrigerante foi a principal fonte de risco para doenças do coração entre os diversos tipos de açúcar consumidos.
Entenda por que o refrigerante aumenta o risco de derrame
Os cientistas descobriram que consumir bebidas açucaradas aumentam os riscos de derrame em comparação ao consumo de açúcar proveniente de alimentos sólidos.
O açúcar líquido, presente em bebidas como refrigerantes, é rapidamente absorvido pelo organismo e não gera saciedade, levando as pessoas a consumirem grandes quantidades sem perceber os efeitos no corpo.
Um dos problemas é que essas bebidas fazem parte da rotina diária de muitas pessoas, por outro lado, os doces sólidos são consumidos com menor frequência.
O consumo excessivo e regular de açúcar líquido nas bebidas açucaradas aumenta de forma agressiva o risco de problemas cardiovasculares.
Doces sólidos podem ter efeito protetor sobre a saúde cardiovascular
Pesquisadores descobriram que o consumo moderado de doces sólidos, como chocolates e bolos, pode proteger a saúde cardiovascular ao ser comparado a uma dieta totalmente livre de açúcar.
Eles sugerem que não é apenas a quantidade total de açúcar consumido, mas também a forma e a frequência de ingestão que influenciam significativamente os impactos na saúde do coração.
Ainda que o estudo tenha sido observacional e não possa afirmar uma relação direta de causa e efeito, os especialistas alertam sobre a importância de reduzir o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas.
Ao substituir essas bebidas por alternativas mais saudáveis, você vai reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Veja mais!
É isso que acontece com o seu corpo se beber 7 latas de refrigerante zero açúcar por semana, segundo pesquisadores chineses
Refrigerante zero causa dano no cérebro? Nutróloga responde e detalha como a bebida atrapalha o emagrecimento