• Entrar
  • Cadastrar
Saiba a verdade: frutas e vitamina C aumentam mesmo a imunidade ou é balela? A ciência revela…

Aumentar por conta própria as doses de vitamina C para fortalecer a imunidade pode representar riscos à saúde

Saiba a verdade: frutas e vitamina C aumentam mesmo a imunidade ou é balela? A ciência revela…

Uma dieta equilibrada, rica em frutas, já pode garantir as doses de vitamina C essenciais para o seu sistema imunológico (Foto: Shutterstock)

Quando surgem os primeiros sintomas de um refriado, é muito comum que as pessoas busquem pelos alimentos e dicas que ajudam a aumentar a imunidade rápido e, em alguns casos, até recorrem aos comprimidos efervescentes de Vitamina C acreditando no seu efeito milagroso para combater o resfriado a tempo.

Mas será que essas estratégias funcionam assim tão rápido? Saiba o que realmente acontece com o corpo quando esses recursos para fortalecer a imunidade são usado de acordo com a ciência.

Consumir frutas e vitamina C aumentam a imunidade?

Seguir uma dieta variada e equilibrada, rica em frutas e vegetais, é uma forma eficaz de garantir que o seu organismo se mantenha saudável, com a imunidade fortalecida.

Seja a vitamina C presentes nos alimentos ou as vitaminas D, A, E, além de minerais como zinco, ferro e selênio, as propriedades antioxidantes desses nutrientes protegem o corpo contra danos às células, e isso ajuda a aumentar a sua defesa, que nada mais é do que a imunidade.

Ainda que não haja uma comprovação científica de que certos alimentos ou suplementos sejam capazes de fortalecer o sistema imunológico às pressas, o melhor caminho é manter uma dieta nutritiva e balanceada.

Os riscos de exagerar nas doses de vitamina C para fortalecer a imunidade

Quando há a necessidade de aumentar a imunidade, a busca por um profissional de saúde torna-se essencial para evitar uma sobrecarga de suplementos e alimentos ricos em vitamina C.

O sistema imunológico já funciona de maneira equilibrada para combater infecções, e ajusta a força conforme necessário. Se tentarmos intensificar esse sistema para torná-lo mais agressivo, ele poderá atacar indiscriminadamente.

Isso pode causar problemas, pois se o sistema estiver desregulado, poderá reagir exageradamente até mesmo a infecções menores.

Ao mesmo tempo, o excesso de vitamina C pode provocar efeitos colaterais, como náuseas, vômitos e diarreia, principalmente quando se consome mais de 2000 mg de suplemento de vitamina C por dia. O que torna essencial uma orientação médica.

Esses fatores são a chave para uma imunidade forte

Manter alguns hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regularmente, uma alimentação equilibrada, boa qualidade de sono e controle do estresse são fatores que contribuem para a saúde e bem-estar geral, tornando-se aliados de um sistema imune forte.

Priorizar uma dieta rica em vitaminas e nutrientes essenciais ao organismo, incluindo frutas e legumes, possibilita que o sistema imunológico, responsável por produzir bilhões de novas células, possa alimentá-las.

Por outro lado, a prática de atividades físicas moderadas melhoram a circulação sanguínea, fazendo com que as células e proteínas imunológicas tenham mais eficiência.

Consumir frutas e vitaminas ajuda a manter o sistema imunológico equilibrado, pois favorece a absorção dos nutrientes considerados essenciais para o seu funcionamento.

A vitamina C efervescente aumenta a imunidade?

Muita gente tem dúvidas se a famosa vitamina C efervescente é capaz de aumentar a imunidade. De acordo com a farmacêutica Flávia Costa, ao site Tua Saúde, esse tipo de suplemento é indicado para prevenir ou tratar a deficiência da vitamina C, assim como fortalecer o sistema imunológico.

A recomendação é consultar um médico ou nutricionista para indicar a dose e o tempo de uso da vitamina C efervescente, de forma a evitar o surgimento de efeitos colaterais.

Veja mais!

A planta com 7 vezes mais vitamina C que a laranja: poucos conhecem, mas oferece muitos benefícios à saúde

A fruta com mais vitamina C que a laranja e que regula o açúcar e reduz a pressão arterial no corpo

Temas relacionados