
Veja o que fazer para ter um sistema de defesa eficaz (Créditos: Shutterstock)
Com a mudança de estação, é comum que muitas pessoas fiquem mais atentas à saúde, buscando formas de fortalecer o sistema imunológico e prevenir gripes, resfriados e outras infecções sazonais. Nas redes sociais, existem várias receitas milagrosas e dicas que prometem “aumentar” a imunidade e ter uma saúde de ferro.
No entanto, nem tudo o que circula na internet sobre os cuidados com o sistema imune é verdade. Pensando nisso, reunimos informações valiosas para desvendar os mitos e verdades, e criar hábitos que realmente contribuem para um organismo mais resistente e saudável ao longo do ano. Confira!
Os mitos sobre aumento da imunidade
A imunidade de uma pessoa é definida pela capacidade do sistema imunológico de combater bactérias, fungos e vírus que entram no organismo. Trata-se de um sistema de funcionamento complexo que impacta em diversos aspectos do corpo.
O corpo costuma dar sinais quando há algo de errado nesse sentido, por isso pessoas que demoram mais para melhorar de uma gripe, que ficam resfriados com muita frequência ou que sentem um cansaço excessivo podem ter uma imunidade baixa. Porém, nem todas as dicas populares e informações que se espalham online são verdadeiras e podem até mesmo gerar um efeito oposto. Veja alguns dos mitos sobre o aumento da imunidade:
Suplementação constante
Uma delas é a ideia de que é preciso fazer uso de algum suplemento de maneira constante para melhorar a imunidade, mesmo que esteja saudável. Em geral, manter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem já resultam nesse equilíbrio do organismo. Exceto caso tenha sido identificada alguma deficiência de vitaminas após uma consulta médica e exames.
Suplementação de vitamina C
Muitas pessoas veem a vitamina C como uma verdadeira salvação para evitar doenças. Muitos acreditam que é preciso fazer uma suplementação da constante da vitamina C para o sistema imunológico funcionar direito.
Essa vitamina possui de fato um papel valioso no funcionamento da defesa do corpo, no entanto, não há comprovação científica de que a sua suplementação seria benéfica nesse sentido para indivíduos saudáveis. É importante destacar que isso não quer dizer que alimentos ricos em vitamina C devem ser evitados, já que esse nutriente também desempenha um papel importante em outras funções do organismo.
Mel e própolis
Por fim, especialistas apontam que a famosa combinação de mel e própolis não turbina o sistema imune como muitos acreditam. A imunologista, Cristina Kokron, do Hospital Israelita Albert Einstein, comenta em entrevista à CNN que mesmo que esses alimentos tenham uma ação anti-inflamatória e antioxidante, ainda não há comprovação científica de que seu consumo regular traga benefícios a defesa do corpo.
O que realmente ajuda a fortalecer a imunidade?
Ter uma saúde de ferro pode ser mais fácil do que você imagina, pois como mencionamos anteriormente, uma boa alimentação, exercícios físicos e um sono de qualidade já ajudam nesse equilíbrio do organismo.
Se você está saudável não precisa se preocupar em deixá-lo forte, mas sim equilibrado, pois se ele estiver desregulado pode até afetar o funcionamento de outros sistemas do corpo. Veja abaixo os hábitos que você deve incluir na sua rotina se quiser promover um bom funcionamento do sistema imune:
Hidratação
A primeira que se deve pensar quando falamos no funcionamento do sistema imune é a hidratação, pois ela auxilia no transporte de nutrientes, na eliminação de substâncias e até mesmo na regulação da temperatura. Afinal, a água representa entre 60 e 70% do corpo humano, por isso, um sistema imune precisa de um corpo hidratado para funcionar de maneira adequada.
Exercícios físicos
Praticar exercícios físicos regularmente traz diversos benefícios ao sistema imunológico, como a melhora na circulação sanguínea e linfática, facilitando a ação das células de defesa. Além disso, também ajuda a limpar as vias respiratórias, reduz o risco de doenças crônicas e diminui a inflamação no corpo.
Alimentação saudável
Uma alimentação saudável é muito importante para o funcionamento de todo o organismo. Alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, sementes e oleaginosas são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais que combatem a inflamação e ajudam o corpo a se defender melhor contra doenças.
Por outro lado, o consumo frequente de ultraprocessados e alimentos com muito açúcar, gordura e sódio pode enfraquecer a imunidade e prejudicar o funcionamento do organismo. Alguns dos alimentos que mais contribuem nesse sentido são as frutas cítricas e fontes de vitamina C, vegetais verde-escuros, por serem fonte de ferro e ácido fólico, fontes de zinco, como carnes magras e fontes de vitamina A, como cenoura e abóbora.
Veja mais:
Esse suco feito com três frutas é perfeito para se refrescar: fortalece o sistema imune e faz bem para o coração