• Entrar
  • Cadastrar
Nem feijão, nem grão-de-bico: esse vegetal é o mais rico em proteínas e pouca gente lembra dele!

Ele é um petisco bastante famoso, mas poucas pessoas comem essa leguminosa com frequência

Esse vegetal tem quase o DOBRO de proteínas quando comparado ao feijão e ao grão-de-bico (Crédito: Shutterstock)

 

As proteínas são essenciais para diversas funções no corpo, incluindo a formação de tecidos e a regulação do sistema imune. Quem não come alimentos de origem animal pode buscar este nutriente em fontes vegetais, como é o caso do grupo das leguminosas, ricas em proteínas.

A lista inclui alguns dos queridinhos, como feijão (de todos os tipos), grão-de-bico, lentilha e ervilha. Mas e se eu te contar que tem um participante desse grupo que tem mais proteína do que todos esses acima citados? Uma dica: ele é um delicioso petisco!

Ele é rico em proteínas!

Adivinhou? A leguminosa que mais tem proteína, superando inclusive o feijão é o grão-de-bico, é o tremoço, um clássico de bares e botecos para acompanhar a cervejinha. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), ele supera de longe os outros da lista.

Vamos ver a quantidade de proteínas em cada uma das principais leguminosas! A lista abaixo mostra quanto cada um dos alimentos tem deste nutriente a cada 100 g do vegetal cru.

  • Tremoço: 33,6 g de proteína
  • Feijão carioca: 20 g de proteína
  • Ervilha (vagem): 7,5 g de proteína
  • Grão-de-bico: 21,2 g de proteína
  • Lentilha: 23,2 g de proteína


E tem mais! O tremoço contém aminoácidos essenciais que o corpo necessita para diversas funções biológicas. Isso é importante para que o corpo tenha todas as “ferramentas” para reparar tecidos, ajudar a função de órgãos e ter um seu sistema imune forte e saudável.

Outros benefícios do tremoço

Além de ser rico em proteínas, existem outras vantagens de consumir regularmente este vegetal pouco lembrado - mas que é considerado uma verdadeira potência nutricional.

O tremoço tem um baixo teor de gordura, o que o torna uma escolha saudável para quem está controlando a ingestão de calorias. Além disso, a gordura de sua composição é, em grande parte, insaturada, considerada boa para a saúde cardiovascular.

Ele também é uma excelente fonte de fibras alimentares, que ajudam a melhorar a digestão, regular o açúcar no sangue e promover a sensação de saciedade, auxiliando no controle de peso. Outros benefícios do tremoço incluem ainda:

  • Tem baixo índice glicêmico: isso significa que ele não causa picos rápidos de glicose no sangue, sendo uma boa opção para diabéticos e pessoas que buscam manter níveis de açúcar no sangue estáveis
  • É rico em vitaminas e minerais: incluindo vitaminas do complexo B (como folato), vitamina E, magnésio, fósforo, potássio e ferro, importantes para a função cerebral, para saúde óssea, para produção de energia e para função imunológica
  • Tem propriedades antioxidantes: o tremoço contém antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas e o envelhecimento precoce
  • Ajuda na perda de peso: devido ao seu alto teor de proteínas e fibras, o tremoço promove a saciedade, ajudando a controlar o apetite e, consequentemente, auxiliando na perda de peso.

Como consumir tremoço no dia a dia?

Se você comprar o tremoço cru, o processo de preparo é bem simples e parecido com o do feijão. Recomenda-se deixar os tremoços de molho durante cerca de 24 horas e mudar a água várias vezes. Depois, basta adicionar o sal e cozinhar em água limpa até ficarem macios. Eles ficam deliciosos com o alho, o azeite, com especiarias e ervas.

Depois de pronto, você pode usar seu tremoço de diversas formas! Em saladas, por exemplo, ele vai muito bem! Você pode misturá-los com os com vegetais frescos, como tomates, pepinos, cebolas, pimentões, e adicionar azeite, vinagre e ervas para uma salada refrescante e proteica.

Você também pode usá-lo em patês em pastas, como um hummus de tremoço. Para isso, bata tremoços cozidos com tahine, alho, limão, azeite de oliva e especiarias para criar uma versão bastante proteica dessa pastinha tradicional.

Ele ainda pode ser adicionado em sopas, refogados e até para a produção de bolos e pães, já que a sua farinha é ótima para substituir a farinha de trigo, por exemplo.

Por fim, existem também as opções em conserva, prontas para consumo (normalmente encontradas em salmoura): nesse caso, o tremoço já está pronto para consumo imediato após enxaguar para remover o excesso de sal.

Demais, né? Depois dessas dicas aposto que você vai querer usar mais o tremoço, uma opção barata e muito proteica para você adicionar à sua rotina alimentar.

O segredo de chefs famosos para não precisar deixar o feijão ou o grão-de-bico de molho durante a noite
100 gramas por dia deste grão ajuda no emagrecimento e melhora a saúde do coração

Temas relacionados