O quiabo é um alimento polêmico: há quem ame e há quem não goste tanto assim. Apesar de ser uma delícia, o legume tem uma textura viscosa (a famosa "baba") que não agrada algumas pessoas. Porém, é possível preparar receitas muito gostosas com o quiabo e, de quebra, aproveitar todos os seus benefícios. Isso porque o vegetal é muito nutritivo e contribui para a saúde de diversas maneiras.
Se você não é muito fã desse alimento, nós listamos os principais benefícios do quiabo e como incluí-lo na sua alimentação. Confira!
Benefícios do quiabo: 6 motivos para incluir o alimento no cardápio
O quiabo é rico em vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, vitamina K, folato, magnésio e cálcio. Esses nutrientes são importantes para a saúde de diversas maneiras, dentre as quais podemos destacar:
Auxiliam na saúde gastrointestinal
O quiabo é uma excelente fonte de fibras dietéticas, tanto solúveis quanto insolúveis. As fibras ajudam na digestão, promovem a saúde intestinal, previnem a prisão de ventre e contribuem para a sensação de saciedade, o que pode ser útil para o controle de peso.
É fonte de antioxidantes
O quiabo contém antioxidantes como polifenóis e flavonoides, que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo. Essas substâncias também atuam na prevenção de doenças crônicas e no envelhecimento celular.
Ajuda na saúde do coração
As fibras presentes no quiabo podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, contribuindo para a saúde cardiovascular. Além disso, o quiabo contém potássio, um mineral que controla a pressão arterial e reduz os efeitos do sódio no organismo.
Regula os níveis de açúcar no sangue
O quiabo pode ter um papel na regulação dos níveis de açúcar no sangue devido às suas fibras. Isso pode ser útil para pessoas com diabetes ou que precisam controlar a glicemia.
Fortalece o sistema imunológico
A vitamina C presente no quiabo é essencial para a função imunológica. A substância é um poderoso antioxidante que fortalece as células de defesa do organismo, ajudando o corpo a combater infecções e doenças.
Contribui para a saúde óssea
O quiabo é fonte de vitamina K e minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre. Esses nutrientes são importantes para a formação dos ossos e dos dentes, além de mantê-los fortes e prevenir fraturas.
Oferece suporte à saúde cognitiva e emocional
O quiabo contém ácidos graxos, vitaminas do complexo B, magnésio e zinco, nutrientes que auxiliam em funções cognitivas relacionadas à memória e ao aprendizado. Estudos também sugerem que o alimento contribui para a redução de ansiedade, sintomas de depressão e na resposta inflamatória cerebral.
Como consumir quiabo
Existem várias maneiras deliciosas de consumir quiabo e aproveitar ao máximo seus benefícios. A melhor forma de manter boa parte dos nutrientes do alimento é consumi-lo cozido, refogado, assado ou grelhado. Você também pode incluí-lo em preparações como sopas, ensopados, saladas, entre outros pratos. Uma das receitas mais populares feitas com o legume é o tradicional frango com quiabo, um clássico da culinária mineira.
Para quem não gosta da “baba”, uma dica é mergulhar o quiabo em suco de limão e deixar de molho por 20 minutos. O ácido ajuda a minimizar a liberação do gel. Outro truque é manter a tampa da panela um pouco aberta durante o cozimento para permitir que o vapor escape. Isso minimiza a formação de “baba”.
O quiabo não possui contraindicações, porém, pessoas propensas a ter pedras nos rins devem consumir com moderação. O alimento possui uma substância chamada oxalato, que facilita a formação de cálculos renais.
Veja também:
Até quem não gosta de quiabo vai querer comer o alimento depois que descobrir esse benefício secreto!
Jiló, quiabo e almeirão: como usar (e amar) esses 3 alimentos na cozinha
Mito ou verdade: água de quiabo ajuda no tratamento da diabetes?