• Entrar
  • Cadastrar
Mito ou verdade: água de quiabo ajuda no tratamento da diabetes?

A água de quiabo viralizou nas redes sociais como uma possível aliada no tratamento da diabetes. Entenda se a mistura é mesmo poderosa. 

Mito ou verdade: água de quiabo ajuda no tratamento da diabetes?

Entenda se a água de quiabo é mesmo benéfica para quem tem diabetes. (créditos: Shutterstock/Canva)

O quiabo é um alimento queridinho de uns e não muito apreciado por outros. Apesar de ser controverso, ele é protagonista de pratos deliciosos, como o clássico frango com quiabo. Além disso, o vegetal oferece muitos benefícios à saúde, principalmente em relação à saúde cardiovascular e gastrointestinal. Inclusive, existe uma crença de que tomar água de quiabo regularmente auxilia no controle da diabetes, já que o seu consumo, supostamente, ajudaria a reduzir a glicose no sangue. Mas será que essa informação é verdadeira? Descubra a seguir.

Quiabo ajuda no tratamento da diabetes?

Não existe nenhuma comprovação científica de que tomar água de quiabo ajuda no tratamento da diabetes. O que acontece é que o consumo de quiabo pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue devido ao alto teor de fibras solúveis do alimento. As fibras são nutrientes que retardam a absorção dos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue após as refeições.

Mas isso não significa que o quiabo sozinho ajuda a baixar a glicemia. Na verdade, ele é apenas um aliado no tratamento da doença e não substitui os medicamentos nem a necessidade de uma dieta adequada e prática regular de exercícios físicos.

Alimentos ricos em fibras que auxiliam no tratamento da diabetes

Assim como o quiabo, outros alimentos ricos em fibras também podem ajudar no controle da diabetes. Como foi dito anteriormente, as fibras contribuem para o controle da glicemia e do colesterol. Isso porque elas retardam a absorção e digestão dos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue. Além disso, as fibras atuam como uma “esponja”, absorvendo a água e capturando parte dos açúcares dos carboidratos. Assim, parte dos açúcares dos alimentos não é absorvida, diminuindo o pico de glicose no sangue.

As fibras são encontradas, principalmente, nos vegetais como folhas, sementes, leguminosas, frutas e bagaços. Os alimentos com maior concentração do nutriente são aveia, ameixa, feijão, linhaça, amêndoas, brócolis, espinafre, batata-doce, mamão, maçã e goiaba.

Veja também:

"Oatzempic": bebida-trend para perder até 18 quilos em dois meses funciona? Nutricionista tem a resposta
Saiba como escolher quiabo sem quebrar a ponta: esses detalhes garantem a qualidade do alimento

Temas relacionados