• Entrar
  • Cadastrar
Saiba como escolher quiabo sem quebrar a ponta: esses detalhes garantem a qualidade do alimento

Com essas dicas, você nunca mais vai precisar quebrar a ponta do quiabo e vai garantir um produto mais fresco!

Nunca quebre a ponta do quiabo ao escolher. Veja as dicas certas (Foto: Shutterstock)

O quiabo costuma ser um vegetal polêmico, mas ao mesmo tempo é bastante querido na mesa de muitos brasileiros. Ingrediente presente no famoso caruru, prato típico da Bahia, o quiabo oferece muitos benefícios para o corpo, além de conter baixas calorias, ser rico em fibras e quase nada de gordura.

Uma porção de 100g de quiabo (considerando o vegetal cru), possui cerca de 33 calorias, 7g de carboidratos, 2g de proteínas, além de 0,1g de gorduras. Com relação às fibras, a mesma porção do vegetal contém cerca 3,2g de fibras, o que o torna o quiabo um ótimo aliado do emagrecimento, e 90g de água.

E os motivos para inclui-lo no seu seu cardápio vão além! Ele é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, como vitaminas C, K, A, Folato (vitamina B9), e minerais como magnésio, cálcio, potássio, ferro. E ele ainda tem propriedades antioxidantes, com a presença de flavonoides e polifenóis.

Se você já se convenceu a adicionar o quiabo à sua dieta e preparar receitas deliciosas, confira algumas dicas para escolher as melhores opções sem quebrar a ponta do vegetal.

Não precisa quebrar a ponta do quiabo! Aprenda a escolher

Antes de comprar o quiabo para levar para casa, você só precisa saber como escolher as opções que estejam mais frescas e com boa qualidade sem a necessidade de quebrar a ponta do vegetal.

Ao escolher o quiabo mais fresco, você terá melhor sabor e textura nos seus pratos. E não se preocupe, porque é possível se livrar da baba do quiabo com a ajuda de um ingrediente. Veja as dicas abaixo e não erre nunca mais!

  • Os quiabos devem ter cor verde intensa e sem manchas escuras ou rugas, que é um sinal de que está começando a murchar.

  • É importante que sejam firmes ao toque, mas não muito duros. Evite quiabos que estejam muito flexíveis, pois isso isso pode indicar de que estão passados.

  • O comprimento deve ter menos que 12 cm. Os menores são mais jovens e tendem a ser mais macios e menos fibrosos do que os maiores. Os maiores costumam ser menos saborosos.

  • Quando a coloração verde está esbranquiçada e um pouco pálida, o quiabo pode ser mais fibroso e duro.

  • Os quiabos que foram manuseados sem os cuidados certos ficam escuros rapidamente.

  • As pontas dos quiabos devem estar intactas e não murchas, pois quando as pontas estão murchas indicam que o vegetal está começando a ficar velho.

  • O quiabo fresco deve ter um cheiro suave e agradável. Evite qualquer odor desagradável, pois pode indicar que estão estragados.

Veja mais!

Como fazer quiabo sem baba: aprenda os truques que vão mudar a sua vida.

Jiló, quiabo e almeirão: como usar (e amar) esses 3 alimentos na cozinha.

Temas relacionados