• Entrar
  • Cadastrar
Você sabe qual é o ingrediente caseiro capaz de eliminar a baba do quiabo? É perfeito!

Ninguém merece o quiabo repleto de baba, não é mesmo? Por isso separamos o truque mais fácil para eliminar essa gosma desagradável!

Dê adeus para a baba do quiabo utilizando essa dica com ingrediente caseiro! (Créditos: Shutterstock)

Amado por uns e odiado por outros, o quiabo é um dos alimentos que mais trazem sabor, sendo um dos ingredientes que não podem faltar na sua geladeira para o preparo de pratos incríveis! Mas até para os amantes do vegetal, aquela gosma característica está longe de ser agradável. Foi pensando nisso que trazemos a solução perfeita para acabar com a baba do quiabo! E tudo o que você precisa é de um ingrediente que com certeza tem na sua cozinha! Vem descobrir qual é e como colocar essa dica em prática.

Qual o ingrediente que elimina a baba do quiabo?

Não tem como ser uma boa dona de casa e não contar com aquele limãozinho na geladeira, né? Esse ingrediente tem diversas utilidades na cozinha e é o grande responsável por retirar toda a baba presente no quiabo, além de trazer mais sabor com o seu gosto azedo já bem característico. Tudo o que você precisa fazer é lavar os quiabos em água corrente, retirar as pontas e cortar da maneira que desejar, em tiras ou em cubos. Transfira o alimento para um recipiente fundo e adicione a água até cobrir por completo. Feito isso, adicione o suco de um limão inteiro e deixe de molho por cerca de 30 minutos. Em seguida, descarte a água e lave os quiabos. Depois, basta utilizá-los da maneira que preferir ou conforme a receita pede. Esse truque vale tanto para os vegetais cozidos quanto grelhados.

Por que o limão tira a baba do quiabo?

O limão é poderoso quando o assunto é eliminar a baba do quiabo porque ele é um alimento que apresenta ácido em sua composição, fazendo que a parte pegajosa seja neutralizada. A acidez do limão ajuda a absorver essa parte grudenta do quiabo e é responsável por deixar esse vegetal ainda mais crocante, ao fazer uma desidratação parcial. Caso o limão esteja em falta e você queira preparar um bom quiabo, substitua-o pelo vinagre! Basta utilizar duas colheres de chá e o resultado será semelhante. Isso porque, assim como o limão, o vinagre também apresenta um teor ácido.

Dicas para garantir um quiabo sem gosma

Para garantir com que o quiabo fique sem gosma, corte o legume em pedaços maiores. Quanto mais picado ele for, mais baba ele libera e, consequentemente, mais gosmento o alimento fica. Evite mexer demais o quiabo com a colher na panela ou na frigideira. Isso faz com que o alimento solte gosma. Além disso, é importante ressaltar que o modo de preparo do quiabo também influencia na quantidade de baba que ele libera. Para reduzir a textura gosmenta, priorize fazer o alimento grelhado, assado ou refogado.

Veja mais

Quiabo recheado é o preparo perfeito para deixar esse legume muito mais gostoso!
Jiló, quiabo e almeirão: como usar (e amar) esses 3 alimentos na cozinha
Não sabe o que fazer com a banana madura? Aprenda a fazer doce da fruta com apenas 2 ingredientes

Temas relacionados