Os vegetais são alimentos nutritivos que oferecem inúmeros benefícios à saúde. Por isso, eles são sempre uma ótima adição na nossa dieta. Se você quer viver muitos anos, existe um grupo que pode te ajudar a chegar lá e ainda com muita disposição. É o que aponta um estudo recente publicado na revista Nutrients. De acordo com a pesquisa, os vegetais ricos em polifenóis ajudam a retardar ou atenuar os processos associados ao envelhecimento em nível celular e molecular. Além disso, esses alimentos também melhoram a função imunológica e controlam a pressão arterial e o colesterol.
Veja a seguir os vegetais que contribuem para a longevidade e um envelhecimento mais saudável.
Alimentos que retardam o envelhecimento e melhoram a função imunológica
Os polifenóis são compostos naturais presentes em muitas frutas e vegetais conhecidos por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles desempenham um papel importante na proteção das células contra danos oxidativos e podem ajudar a prevenir diversas doenças crônicas, como doenças cardíacas e certos tipos de câncer.
Existem mais de 8.000 tipos de polifenóis, classificados como flavonoides ou não flavonóides. Os flavonóides incluem antocianinas — um pigmento vermelho encontrado em fruta como mirtilos, amoras, framboesas, uvas, cerejas e ameixas, e legumes como berinjelas e repolhos roxos.
Outros alimentos ricos em polifenóis são:
- Brócolis
- Couve (especialmente a couve-flor e a couve de Bruxelas)
- Espinafre
- Cenoura (principalmente quando consumida crua)
- Batata-doce
- Cebola ( em especial as cebolas roxas)
- Alho
- Morango
- Romã
- Maçã
Os polifenóis podem ajudar você a viver mais e com saúde?
Vários estudos mostraram que os polifenóis contribuem para uma vida mais longa e saudável. Um estudo de 2023 publicado no periódico BMC Medicine associou uma dieta rica em polifenóis com um envelhecimento biológico mais lento. A pesquisa também indicou que a ingestão de polifenóis ajuda a reduzir a gordura visceral e intra-hepática, melhora a sensibilidade à insulina e tem efeitos benéficos na função cerebral.
Os polifenóis ainda ajudam a proteger contra o estresse oxidativo e diminuem o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, doenças cardíacas e câncer. O estresse oxidativo é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças relacionadas à idade. Ao proteger as células desses danos, os polifenóis retardam o envelhecimento celular, reduzem rugas e protegem os tecidos do corpo.
Como você pode adicionar mais polifenóis à sua dieta?
Uma dieta rica em frutas e vegetais é a melhor maneira de obter polifenóis. Além disso, também vale a pena consumir mais alimentos integrais. Uma dica que os nutricionistas sempre dão é montar um “prato arco-íris”, ou seja, uma refeição composta por alimentos vegetais de diferentes cores. Tente ao máximo incorporar mais nozes e sementes à sua alimentação, pois elas são poderosas fontes de polifenóis.
Se você quer viver por mais tempo, outro cuidado fundamental é seguir uma dieta de baixa caloria e com pouco consumo de carnes processadas.
Veja também:
Como reduzir o açúcar no sangue comendo: esses 14 alimentos vão te ajudar muito se ingerir na frequência certa
Superalimentos: entenda como brócolis, mirtilo e até cacau em pó melhoram a sua saúde