• Entrar
  • Cadastrar
Esses são os passos essenciais para curar a sua compulsão por doce
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Entenda quais os possíveis motivos da compulsão por doces e como saber se é o momento de ficar em alerta ao consumo exagerado.

Esses são os passos essenciais para curar a sua compulsão por doce

Saiba como controlar a compulsão por doces em alguns passos (Foto Shutterstock)

Você já deve ter percebido o quanto é difícil controlar a compulsão por açúcar. É inegável que deixar de comer doces ao longo do dia é um desafio, por mais que alguns truques sejam usados para amenizar o desejo.

Alguns especialistas afirmam que a vontade exagerada de comer doces pode ser um sinal de carência de alguns nutrientes como magnésio, zinco, vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico.

E ainda outro fatores podem estar relacionados, como o baixo consumo de energia, que causa a falta de "combustível" para a realização de atividades do dia a dia.

O que acontece se ficar sem comer doce por um dia?

Evidências científicas indicam que uma alimentação adequada pode influenciar positivamente no controle do desenvolvimento ou agravamento de sintomas para Transtornos Mentais relacionados à compulsão.

Mas será que a sua relação com o doce está num estágio de alerta? Para saber, tente ficar um ou mais dias sem ingerir açúcar e observe com o seu organismo vai reagir.

Se perceber sinais de ansiedade, irritação ou até dor de cabeça, é o momento de prestar mais atenção nesse desejo incontrolável. Ignorar uma compulsão por açúcar não é um bom caminho.

Entenda a relação da dopamina com a compulsão

Segundo a Associação Brasileira de Nutrição, o craving (desejo) é um transtorno que pode variar de acordo com cada paciente e é uma espécie de desejo que costuma ser incontrolável por alimentos ricos em açúcar, como chocolates, bolos (como resistir ao melhor bolo de chocolate?) e doces em geral.

O açúcar é considerado o nutriente de maior capacidade de potencializar o comportamento compulsivo, isso porque a dopamina é liberada em altas doses. Esse neurotransmissor é responsável pela sensação de prazer.

Já a deficiência da serotonina, que é o neurotransmissor do bem-estar, e o aumento do cortisol, o hormônio do estresse, também estão relacionados à compulsão por doces.

Esses são os passos para reduzir o consumo de doces

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que no máximo 10% das calorias diárias sejam do açúcar. Em uma dieta de 2000 calorias, por exemplo, 50 gramas de açúcar ou 10 colheres de chá são o suficiente. Veja algumas dicas para amenizar o desejo por doces.

  • Evite armazenar doces em casa: claro que será preciso contar com a colaboração das pessoas que moram com você. Quanto menos tentação, mais fácil administrar o consumo de açúcar.

  • Baixe um app ou crie um diário alimentar: ao ter o controle de todos os alimentos ingeridos no dia, é possível visualizar quais alimentos você mais consome, se são saudáveis e quais nutrientes estão dentro dos índices ideais (esse é o diferencial do aplicativo).

  • Beba água para não confundir o cérebro: acontece! O cérebro costuma confundir sede com fome e isso colabora para um consumo de açúcar exagerado. E é bem lembrar que o consumo de água é essencial para o bom funcionamento do organismo.

  • Faça atividades que controlem o estresse: com a saúde mental equilibrada, fica mais difícil ter crises de ansiedade que estimulem o consumo de doces. Procure realizar atividades que deem prazer e equilíbrio mental e psicológico para uma relação mais adequada com a comida.

  • Inclua alimentos amargos no seu cardápio: o consumo de chás amargos como canela e cravo contribui para a adaptação do paladar com outros sabores. O chocolate amargo também entra nessa lista, mas com moderação.

  • Consuma mais frutas: elas contém frutose, que é um açúcar natural, mas são ótimas alternativas para evitar o consumo de doces e ainda oferecem muitos benefícios à saúde, como o mamão, que é rico em fibras e dá a sensação de saciedade por mais tempo.

  • Aprenda a escolhes os doces certos: os doces caseiros de frutas são melhores opções por por não serem industrializados, isso significa que a composição nutricional é mais rica, incluindo fibras e gordura boa.

Ajuda de um especialista para curar a compulsão por doces

Não é um exagero. Se você está sentindo alguma dificuldade de administrar a compulsão por doces mesmo seguindo orientações e dicas de uma alimentação mais saudáveis, um acompanhamento multiprofissional vai ser um forte aliado neste momento de reeducação alimentar.

A procura de especialistas na área da psicologia, nutrição e medicina é um caminho valioso para que você possa tirar todas as dúvidas e receba as orientações individualizadas. O que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para a outra.

Veja mais:

Está sentindo fome? Classificamos essas barras de chocolate da menos a mais calórica.

O que comer na TPM: quais alimentos aliviam sintomas e quais você deve evitar.

Temas relacionados