O que nós comemos afeta o nosso corpo. E não é só em termos de aumentar peso ou subir a glicose. Tem alimentos que causam insônia, tem aqueles que não dificultam na hora de dormir, mas que dão pesadelos, e os que podem ser a causa da sua dor de cabeça. Então não é surpresa que alguns ingredientes também sejam responsáveis por aumentar a ansiedade.
É sempre bom lembrarmos que os sintomas de crise de ansiedade devem ser acompanhados por médicos para descobrir a origem e ajudar a lidar com esse problema. Mas uma coisa que você pode fazer desde já é excluir do cardápio os ingredientes que conhecidamente intensificam esses sintomas. Confira no TudoGostoso quais são os alimentos que aumentam a ansiedade e o que comer no lugar.
Quais são os alimentos que aumentam a ansiedade?
Veja a lista dos alimentos que elevam os sintomas de crise de ansiedade e evite-os para não piorar a situação.
Cafeína
A cafeína do café é uma substância problemática para quem tem crises de ansiedade. A cafeína aumenta o cortisol, que é um estimulante. No dia a dia pode ajudar você a acordar logo cedo, mas ela também é responsável por deixar em um estado de alerta e estresse. Como a ansiedade causa um efeito similar no cérebro, o café pode intensificar as preocupações das crises. Alguns chás, como chá preto, verde e branco (que usam a mesma folha), o chá mate, ou chás energéticos em geral, também possuem cafeína e devem ser evitados. Por consequência, energéticos também estão vetados.
Açúcar
O açúcar é um carboidrato que reduz a resposta do sistema imunológico e aumenta o estresse por causa da injeção natural de adrenalina para processar a glicose. Isso faz com que qualquer alimento que tenha uma quantidade considerável de açúcar possa agir como um tipo de gatilho para piorar a situação. Isso vale para balas, doces, sucos de frutas de caixinha, mas também para comidas que você nem esperava, incluindo molho de tomate e outros molhos para salada. Refrigerantes também entram na lista, claro, e ainda mais agravado pela mistura de açúcar e cafeína em alguns casos. O mesmo vale para os chocolates mais doces.
Carboidratos
Arroz, pão, macarrão, pizza… Todos esses alimentos são ricos em carboidratos e amidos. O amido nada mais é do que um tipo de glicose e as consequências são as mesmas de comer um doce. O pico de glicose do carboidrato aumenta a inquietação e o mau humor por causa da adrenalina e qualquer estado de ansiedade se agrava nesse momento.
Bebidas alcoólicas
O álcool afeta o cérebro a curto e longo prazo. Ele afeta a massa cinzenta, prejudicando a capacidade de raciocínio, o que afeta os pensamentos durante uma crise. A substância também mexe na serotonina, tirando a sensação de relaxamento e tranquilidade essencial para sair de uma crise de ansiedade. Então pense bem antes de querer “afogar as mágoas” com bebidas alcoólicas nesses momentos.
Frituras e gorduras
Frituras, embutidos e certos cortes de carne vermelha têm um ponto em comum: uma grande quantidade de gorduras. Não apenas elas são difíceis de digerir como afetam o nosso bem-estar. Esse tipo de alimento deixa uma sensação de peso e mal-estar que pode afetar o psicológico mais do que você imagina. Gordura hidrogenada e trans estão associados à ansiedade e depressão e podem preencher artérias, dificultando a chegada de sangue no cérebro muito antes de causarem outros problemas.
Alimentos industrializados
Os alimentos industrializados contêm uma série de substâncias que são inimigas de qualquer um que sofre com ansiedade, isso se contar apenas as que sabemos. Açúcar, cafeína e gordura são comuns. Mas, além deles, tem os corantes e conservantes que parecem inofensivos, mas afetam os neurotransmissores que controlam o estresse. O sódio elevado também pode levar a inflamação que afeta o cérebro. Os adoçantesartificiais, que parecem uma boa alternativa, em muita gente causa dor de cabeça, fadiga e ansiedade.
O que comer quando se está com ansiedade?
Parece que não sobrou nada de bom para comer, não é? As boas notícias começam agora. O chocolate ao leite, especialmente mais industrializado, pode ser ruim por seu açúcar, gordura e até cafeína. Mas o chocolate amargo alivia a ansiedade e deixa até mais feliz. Pequenas quantidades de chocolates 70% cacau ou mais liberam substâncias, como o triptofano, que reduzem o hormônio do estresse e liberam a famosa serotonina, responsável pelo bem-estar.
Quer mais opções de alimentos ricos em triptofano, essa substância milagrosa da serotonina? Banana, semente de abóbora, castanha do pará, soja, grão-de-bico, couve-flor, ovo, leite e peixes e carnes brancas podem ser bem diferentes uns dos outros, mas tem o triptofano em comum. Apenas tenha cuidado para não combinar esses ingredientes em receitas com alimentos que aumentam a ansiedade. Não adianta pegar uma banana e encher de açúcar ou chantilly por cima ou pegar um peixe saudável, empanar e fritar no óleo.
Os lactobacilos do iogurte são bons não apenas para o intestino, mas para o cérebro. Eles ajudam a melhorar a imunidade, responsável pela resposta aos níveis de estresse. Um bom iogurte pode prevenir a ansiedade até certo ponto. Experimente tomar iogurte com alguma fruta cítrica, como laranja, limão e maracujá. Frutas cítricas estão entre os alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade pela sua vitamina C que fortalece a imunidade e combate o cortisol. Sucos industrializados são ruins para a ansiedade, mas os naturais fazem bem e o chá preto pode aumentar o estresse, mas chás calmantes com camomila, erva-doce e/ou camomila trazem a tranquilidade de volta.
Veja mais:
Batata frita + pastel = ansiedade e depressão! Esse estudo chinês vai te fazer repensar o consumo de frituras
Quantas xícaras de chá de camomila devo tomar por dia para reduzir o estresse aumentar a sensação de bem-estar
Estes são os cinco peixes mais saudáveis segundo a ciência: e são muito melhores que qualquer tipo de carne