Se tem um ingrediente que não pode faltar na cozinha é o alho! Base de muitas receitas, o alho é essencial para temperar carnes, para refogar o arroz ou para incrementar a salada com algumas lascas de alho. Versátil, esse aliado da culinária também é considerado medicinal, com propriedades capazes de combater vírus, fungos e bactérias. Mas isso não é tudo!
Por oferecer muitos outros benefícios para a saúde, especialistas apontam que consumir uma quantidade específica de alho todos os dias é essencial. A médica espanhola, Odile Fernández, conhecida pela autoria de livros sobre alimentação saudável, falou sobre o assunto em podcast e deu dicas de como incluir esse hábito na rotina. Para te ajudar a aproveitar os nutrientes desse alimento poderoso, o TudoGostoso vai te contar quais são os benefícios do alho e como acrescentá-lo à alimentação. Confira!
Quais são os benefícios de consumir alho diariamente?
Rico em minerais como potássio, cálcio e magnésio, o alho é usado há muitos anos como um ingrediente medicinal natural, ajudando a tratar infecções, por exemplo. Mas os benefícios deste pequeno alimento podem te surpreender ainda mais.
A médica Odile Fernández explicou durante entrevista que consumir um dente de alho por dia, em comparação com nenhum consumo, já é o bastante para reduzir as chances de câncer de próstata em até 10%. Ainda segundo a médica: “Se este número aumentar para quatro dentes de alho ao dia, até 50% dos cânceres de próstata poderiam ser prevenidos”. Se ainda não estiver convencido da importância de incluir esse ingrediente na alimentação diária, confira abaixo outros benefícios do alho para a sua saúde:
Previne câncer de cólon
O alho possui compostos sulfurados como alicina, aliina e alhoeno, responsáveis por prevenir a formação de radicais livres com sua ação antioxidante, protegendo as células do organismo. Além disso, eles também estimulam a produção de enzimas que removem os agentes que causam o câncer de cólon. Estudos apontam ainda que o alho pode conter propriedades anticancerígenas, reduzindo o risco de outros tipos de câncer, como o câncer de estômago e o câncer de colorretal.
Protege a saúde do coração
O alho também conta com propriedades que ajudam a reduzir os níveis de LDL, conhecido como o “colesterol ruim”, e de triglicerídeos. Assim, são reduzidas as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, protegendo a saúde do coração. Além disso, esse alimento possui um impacto no controle da pressão arterial, sendo ainda mais importante para a saúde do coração.
Ajuda a controlar diabetes
Outro benefício do alho é o de aliviar complicações advindas da diabetes, reduzindo também o desenvolvimento de outras complicações da doença. Isso porque o alho tem um efeito hipoglicemiante, reduzindo os níveis de glicose no sangue.
Evita doenças respiratórias e fortalece o sistema imunológico
O alho também é popularmente conhecido por ajudar a evitar e tratar doenças respiratórias; por isso, costuma ser muito utilizado em chás. Esse alimento ajuda a estimular as funções respiratórias por suas propriedades expectorantes e antissépticas, o que faz dele um grande aliado na hora de tratar tosse, gripe e resfriados, por exemplo. Suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes também ajudam a fortalece o sistema imunológico, previne consequentemente o surgimento dessas e outras doenças.
Auxilia na digestão
Esse pequeno alimento também pode te ajudar no momento da digestão, isso porque ele conta com compostos que estimulam a produção de enzimas digestivas, que facilitam a absorção dos nutrientes. Ele é igualmente importante para contribuindo para a saúde geral dessa região, reduzindo aqueles desconfortos gerados pela má digestão.
Dicas para consumir o alho no dia a dia
Agora que você já sabe dos benefícios do alho, confira algumas formas interessantes de incluí-lo na sua rotina.
- Chás: você pode consumir quando perceber uma mudança no clima ou quando sua imunidade estiver baixa
- Em saladas: depois que sua salada estiver pronta você picar o alho e misturar em um molho para adicionar por cima, assim você diminui o sabor forte e aproveita os nutrientes
- Assado: o alho assado pode ser utilizado para acompanhar uma torrada, temperar um molho ou purê, por exemplo
- Cozido: como de costume, você pode utilizar o alho para refogar receitas básicas do dia a dia, mas uma dica importante é sempre cozinhar o alho em baixas temperaturas para preservar seus nutrientes
- Confit: esse pode ser o acompanhamento perfeito para as suas refeições, pois você pode usar em pizzas, pães, tortas salgadas, vegetais e carnes, por exemplo. Aqui no TudoGostoso você aprende como fazer um belo confit de alho
Veja mais:
Estou viciado em comer carne com esse molho de alho, é dos deuses!
Veja por que você deve deixar dentes de alho de molho em um copo de água gelada
Benefícios e malefícios do alho: o que acontece se consumir o alimento com frequência e saiba se é melhor comer cru ou frito