• Entrar
  • Cadastrar
Alho confitado: como fazer o acompanhamento perfeito para torradas, saladas e carnes
Confira o passo a passo para fazer um alho confitado delicioso. Receita prática e fácil acompanha diversas receitas!

Você sabe o que é alho confitado? Essa técnica culinária pode se tornar o segredo das suas receitas e impressionar os amigos durante uma visita. O passo a passo é simples e o resultado é um alimento em conserva saboroso, perfumado e macio, perfeito para servir com torradas, molhos para saladase até carnes. Quer saber como fazer? Confira a seguir o que é, quais os benefícios e o passo a passo dessa receita.

Alho confitado: passo a passo para fazer esse acompanhamento fácil e delicioso

Alho confitado é uma técnica que deixa o alimento macio e com sabor suave

O que é alho confitado?

Alho confitado é uma conserva de alho. A técnica bem antiga, foi criada para que os alimentos durassem mais tempo. Hoje em dia é mais usada na culinária para deixar o ingrediente com um sabor suave e textura bem cremosa, perfeita para usar em diversas receitas.

O confit consiste em assar o alimento em uma temperatura bem baixa, coberto com uma camada de gordura, que costuma ser azeite, e temperos. Esse tipo de conversa pode ser realizada com diversos alimentos como carnes, legumes e frutas. O tomate confitado, por exemplo, também é muito popular.

O alho confitado é perfeito para usar em torradas, saladas, pizzas e até como acompanhamento de uma carne. O importante é escolher um azeite de boa qualidade e aproveitar essa maneira saborosa e diferente de consumir o alimento.

Qual o benefício da conserva de alho?

Além de ficar com sabor mais leve e textura macia, o alho confitado é uma forma de aproveitar os benefícios do alimento. O vegetal melhora a imunidade, tem ação anti-inflamatória, previne doenças cardíacas e combate fungos.

O azeite também é uma gordura boa, que ajuda a reduzir colesterol, tem propriedades anti-inflamatórias, é bom para a saúde do coração e reduz a formação de radicais livre que podem levar ao envelhecimento precoce.

Como fazer alho confitado

Ingredientes

4 cabeças de alho

Ramos de alecrim

Ramos de tomilho

Sal a gosto

300 ml de azeite

Modo de preparo

A tarefa mais trabalhosa desse preparo é descascar o alho. A dica aqui é deixar os dentes de molho na água por pelo menos 30 minutos. Após esse período, a casca sai com mais facilidade, evitando aquela sensação de queimação nas pontas dos dedos.

Em seguida, distribua os dentes de alho em uma assadeira que caiba todas as unidades sem que elas fiquem muito sobrepostas. Coloque os raminhos das ervas por cima na quantidade que preferir. Além de alecrim e tominho, dá para usar louro, pimenta, orégano, entre outros.

Agora é só adicionar sal a gosto e cubra o alho com azeite. A quantidade pode variar conforme a quantidade de alho da receita ou o tamanho da assadeira. O importante é cobrir bem todo o alimento.

Preaqueça o forno e leve o alho para assar por cerca de 45 minutos a 160 °C, até ele ficar bem macio. Depois desse período, é só deixar esfriar e guardar num pote de vidro. Pode aproveitar o azeite perfumado que sobrar em outras receitas.

Veja mais

Como plantar temperos em casa: um guia para ter alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas frescas todos os dias

Carboidratos não são vilões da alimentação: nutricionista explica polêmica e orienta como consumir do jeito certo

Temas relacionados