• Entrar
  • Cadastrar
Como temperar farinha para peixe frito, o segredo está na mistura de temperos

Não é só passar na farinha, com essas dicas o seu peixe frito empanado vai ficar ainda mais saboroso

O tempero é o segredo do peixe frito mais saboroso (Créditos: Shutterstock)

Empanar é a técnica perfeita para quem gosta de pratos bem crocantes. A camada de farinha em volta dos alimentos garante uma camada deliciosa e cheia de textura depois de fritar. Cada receita tem seus truques, e o peixe frito tão clássico dos almoços e comida de praia também pode ficar melhor de um jeito simples. O segredo do empanado perfeito depende do tipo da farinha, do melhor peixe para fritar, se coloca ovo antes ou não, e também do tempero!

Muita gente subestima o tempero nos empanados e coloca apenas um sal no ovo batido e acha que é o suficiente. Mas apostar em uma mistura de temperos na farinha faz com que o peixe frito fique mais saboroso na primeira mordida. Veja no TudoGostoso as nossas sugestões para temperar a farinha para peixe frito e a melhor combinação para realçar o gosto delicioso de qualquer receita de peixe frito.

Quais são os melhores temperos para a farinha dos empanados?

Para começar, na hora de temperar a farinha dos empanados não existe bem certo ou errado. Qualquer condimento que combine com a carne em questão, neste caso o peixe, é bem vindo na hora de temperar também a farinha. O sal é bem básico, mas é sempre importante ter parcimônia.

Ingredientes apimentados são bons para salgar e com algumas pitadas dá sabor sem queimar a boca. É o caso da pimenta-do-reino e da páprica, por exemplo. Cúrcuma, colorau e a própria páprica doce são ótimas dicas para deixar a casquinha do empanado mais dourada, inclusive. Se você gosta de queijo, colocar um pouco de parmesão ralado na farinha é um truque para fazer empanado crocante até na airfryer.

Colocar limão no peixe é um clássico que ainda é benéfico para a saúde, e um ótimo truque é colocar sal cítrico. Você pode fazer sal cítrico em casa, basta triturar sal grosso com casca de limão e/ou laranja. A acidez fica ótima na farinha do empanado. Alho em pó caseiro e tempero de cebola caseiro são incríveis também e você só precisa da casca deles. Ervas finas bem picadinhas, como salsa, cebolinha, tomilho e alecrim, também funcionam na farinha dos empanados para trazer uma leveza ao prato.

Qual é a melhor mistura para temperar farinha para peixe frito?

Para fazer o peixe frito perfeito você precisa encontrar a melhor mistura de temperos para colocar na farinha. Acontece que cada um tem seu gosto, tem quem prefira mais salgado, mais apimentado ou até mais suave. O ideal, no entanto, é combinar temperos diferentes. Pimenta-do-reino e páprica juntas funcionam bem para dar picância e uma cor dourada na farinha. Mas adicionar salsa picada neles leva para um caminho mais suave para não enjoar do tempero forte. Finalize essa mistura com um sal temperado, como o sal cítrico ou o sal com cascas de alho e cebola.

Para não errar no ponto e deixar o tempero muito forte para o seu peixe frito, lembre-se de não exagerar. Para cada 1 xícara de farinha, coloque no máximo 1/4 de colher (de chá) de cada condimento. Para temperos mais fortes, uma pitada basta. Misture bem a farinha para não deixar partes mais temperadas do que outras e experimente o sabor antes de empanar. A dica final é temperar apenas uma das camadas de farinha se for empanar duas vezes, para não acabar roubando todo o gosto do peixe frito.

Veja mais:
Peixe frito na airfryer com papel alumínio: é perigoso ou dá para fazer e fica bom?
Está sem ovos na cozinha? Veja como empanar o peixe sem o ingrediente com 2 truques simples
Truque INFALÍVEL para fritar o peixe sem deixar CHEIRO RUIM na cozinha

Temas relacionados