• Entrar
  • Cadastrar
Muitas pessoas adicionam limão ao peixe, mas não sabem qual é o benefício mais importante de fazer isso

 Para além do sabor, a deliciosa combinação entre peixe e limão no prato pode ter vantagens nutricionais.

A combinação entre peixe e limão não é somente saborosa, como repleta de saúde (foto: Shutterstock)

Se o consumo de peixes faz parte do seu dia a dia (aliás, descubra aqui os cinco tipos mais saudáveis segundo a ciência), é bem provável que aquele limão espremido também esteja presente de algum dos pratos.

E você sabia que, ao fazer essa combinação, você não ganha apenas em sabor? Muitas pessoas adicionam limão ao peixe e desconhecem os reais benefícios de o fazer. Repleto de benefícios para o organismo, o limão fornece acidez e uma grande quantidade de vitamina C, que, combinada com as proteínas animais e os minerais presentes no peixe e no marisco, favorece a assimilação dos nutrientes no nosso organismo.

Como o limão ajuda o peixe a ficar mais nutritivo?

Um limão tem cerca de 38mg de vitamina C por unidade: essa quantidade é pouco mais de um terço do que é recomendado para o consumo diário. Quando a fruta é consumida com peixe, esse nutriente favorece a absorção do ferro presente no peixe - e nos mariscos em geral.

A vitamina C contribui ainda para uma boa metabolização das proteínas no nosso organismo. E tem mais: o ácido cítrico presente neste fruto ajuda o nosso organismo a aproveitar ao máximo o cálcio dos peixes.

Limão também ajuda a suavizar cheiro do peixe

Além dessa vantagem nutricional, o limão é um aliado por suavizar o cheiro do peixe. O forte odor dessa proteína é causado por um composto químico conhecido como metilamina e o ácido H+ do limão, também encontrado no vinagre, neutraliza essa substância.

E a consistência do peixe também é positivamente afetada nessa combinação: esse ácido também deixa a carne mais consistente e, ao mesmo tempo, macia. Assim, você garante aquele ponto perfeito na receita, evitando que ele desmanche na panela. Sabia dessas vantagens ao associar limão e peixe? Acompanhe o TudoGostoso para mais novidades sobre receitas e bem-estar!

Veja mais:

- Comer peixe te deixa mais inteligente? Saiba os efeitos do alimento no seu cérebro

- Você pagaria por uma fatia do peixe mais caro do mundo? Saiba quanto custa o Atum Azul

Temas relacionados