• Entrar
  • Cadastrar
O truque que a maioria não sabe pra fazer empanado crocante na airfryer sem óleo

Você pode fazer empanados crocantes e sequinhos usando a airfryer no lugar do óleo usando essas dicas incríveis

Descubra o que você precisa fazer para deixar o seu empanado na airfryer sempre crocante (Créditos: Shutterstock)

A airfryer é o utensílio doméstico que tem salvado a rotina de muita gente com receitas práticas e que não deixam a cozinha engordurada. Fazer uma batata na airfryer, por exemplo, é perfeito para economizar óleo e ainda ter uma batata-frita crocante e sequinha, mais leve do que a receita tradicional. Mas porque com os empanados o resultado na fritadeira elétrica é tão diferente? Tem vezes que não fica tão crocante, em outras fica todo branco, ou então não muito saboroso. O motivo está em um truque especial que você precisa fazer na hora de preparar a receita. Descubra no TudoGostoso qual é esse truque para fazer um empanado crocante na airfryer sem usar óleo.

Qual é o truque para deixar o empanado crocante?

O truque para deixar o empanado crocante na airfryer é fazer uma mistura na farinha antes de empanar. A técnica mais comum de empanar é passar o alimento na farinha de trigo, depois no ovo batido e por último na farinha de rosca. Quem gosta de um empanado mais fino até dispensa a primeira farinha e passa direto no ovo e na farinha de rosca. Mas quando se trata de empanado na airfryer, é preciso fazer um processo um pouco diferente para chegar na mesma crocância sem precisar de óleo.

O principal aliado da fritura crocante nesse caso são as farinhas à base de milho. Misturar fubá em uma das farinhas na mesma proporção tira a umidade do alimento e deixa ele mais sequinho. Fica particularmente mais saboroso no filé de peixe empanado e no camarão empanado crocante. Se você quiser uma casquinha mais grossa e crocante igual ao frango frito de fast-food só que feito na airfryer, o mais indicado é usar flocos de milho, ou farinha de milho em flocos. Nesse caso ela fica melhor misturada na camada externa, mas não exagere porque camadas muito grossas não ficam tão bem na fritadeira elétrica.

A farinha panko também pode ser usada. Um ingrediente comum nas frituras de países asiáticos, a panko é feita com pão igual a farinha de rosca, mas ela é mais grossa e consegue deixar os empanados mais crocantes. O biscoito de água e sal, tipo cream-cracker, curiosamente também é um bom ingrediente para misturar na farinha. Basta triturar bem em um processador de alimentos e colocar na farinha a sua escolha.

Mas de longe o melhor ingrediente para adicionar na mistura do seu empanado crocante na airfryer é o queijo parmesão ralado! Colocar um pouco na farinha da camada exterior consegue deixar o salgado com um crocante que você escuta a mordida de longe. Ainda por cima, o queijo torrado deixa o prato mais dourado e muito mais saboroso.

Deixe seu empanado mais saboroso e dourado com essas dicas

Um problema do empanado na airfryer é que, mesmo ficando com uma boa textura, ele pode ficar com uma aparência bem clara como se estivesse cru, já que é o óleo que deixa ele douradinho. Para conseguir uma casquinha bem dourada, a dica é adicionar um tempero ou condimento com coloração avermelhada forte na farinha. O colorau é o mais usado para dar cor sem mudar muito o sabor, mas a páprica é uma boa opção que ainda tempera o alimento. Se quiser fazer uma banana empanada ou um doce similar, use a canela que tem o mesmo efeito.

Para deixar um empanado frito na airfryer mais saboroso, além de temperar o alimento principal, você pode adicionar os condimentos aos ingredientes do empanado. Experimente colocar pimenta-do-reino, orégano, alecrim, tomilho ou outras ervas finas na farinha. Triture bem antes de colocar e misture para todos os empanados ficarem com a mesma proporção de sabor. Você pode até adicionar um pouco de tempero no ovo batido, nesse caso os mais indicados são o sal e o azeite. Faz a diferença depois de pronto, pode experimentar e descobrir!

Veja mais:
Empanado perfeito: o segredo para empanar e fazer receitas crocantes, sequinhas e deliciosas
Cansou do frango empanado de todo dia? Veja 17 receitas para aprender a empanar de jeitos diferentes
8 segredos que só os especialistas em airfryer já sabem: esses truques vão te salvar

Temas relacionados