
Olha só como é fácil fazer a calabresa sem adicionar óleo! (Crédito: Reprodução/TikTok @piuecabelo)
Seja como petisco para acompanhar a cerveja, seja para colocar no pãozinho e comer como sanduíche, a calabresa é uma delícia! Bem fritinha, então, com aquele torradinho na casca… realmente é de deixar com água na boca.
E o melhor de tudo é que não precisa de nem um pingo de óleo para fritar calabresa, sabia? Se você faz sua calabresa com óleo ou azeite, pode estar exagerando na quantidade de gordura do preparo, já que a própria calabresa tem seu óleo…
A calabresa tem sua própria gordura...
A calabresa é um tipo de linguiça curada originária da Itália, especificamente da região da Calábria, de onde deriva seu nome. É conhecida por seu sabor picante e aroma intenso, características que a tornam popular em diversas receitas e pratos, como esse bife caseiro de calabresa.
Ela passa por um processo de cura, que pode variar de algumas semanas a vários meses. Esse processo envolve a secagem e fermentação da linguiça, o que ajuda a desenvolver seu sabor característico e aumenta sua durabilidade.
O embutido tradicionalmente é feito de carne de porco temperada com sal, alho, pimenta calabresa (daí o seu sabor picante), erva-doce e outras especiarias. Por esse motivo, se trata de uma carne gordurosa - e é aí que está o pulo do gato para o seu preparo!
Fritar calabresa sem óleo!
Sim, pelo fato de ser uma carne com mais gordura, a calabresa não precisa de óleo para fritar, apenas água! Isso porque, na hora que você a coloca na frigideira, a própria gordura do alimento começa a se derreter e vira óleo, que fritará a calabresa.
Por isso a dica que vimos no canal @piuecabelo no TikTok ensina como fritar a calabresa usando apenas água! Basta colocar a calabresa na frigideira, acender o foco, adicionar um pouco de água e ver a mágica acontecer.
A partir do momento que a água começa a evaporar com o calor, a calabresa passa a soltar gordura e a fritar. Calma que não vai cozinhar não, viu? Basta não adicionar muita água para que evapore logo e comece o processo de fritura.
Além de te fazer economizar óleo no preparo, você terá uma opção muito menos gordurosa, já que parte da própria gordura da calabresa será eliminada durante o tempo na frigideira. Demais essa dica, né?
Usos da calabresa
A calabresa é bastante versátil na cozinha e pode ser utilizada de várias maneiras além de frita como petisco:
- Pizzas: quem não gosta de uma pizza de calabresa? Esse é um dos ingredientes mais populares para pizzas, incluindo no preparo cebola e azeitonas
- Feijoada: em muitos lugares do Brasil, a calabresa é um ingrediente comum na feijoada, contribuindo com seu sabor picante ao prato
- Sanduíches: fatias de calabresa são frequentemente usadas em sanduíches, proporcionando um sabor robusto e picante
- Molhos e ensopados: pode ser adicionada a molhos de tomate e outros tipos de ensopados para intensificar o sabor
E aí, qual vai ser o prato escolhido para fazer sua calabresa?!
Tipos de linguiça: confira 8 variações desse alimento tão popular
A linguiça calabresa faz mal para a saúde? Descubra de uma vez por todas se pode consumi-la