• Entrar
  • Cadastrar
Tipos de linguiça: confira 8 variações desse alimento tão popular
Você sabia que há uma boa quantidade de tipos de linguiça diferentes no mercado? Quer saber melhor como usar cada uma? Vem que o TudoGostoso te conta!

diferentes tipos de linguiça Conheça diferentes tipos de linguiça e suas características.

Venha conhecer 5 tipos de linguiça, esse ingrediente muito utilizado pelos brasileiros!

Cada tipo de linguiça combina com uma receita diferente, embora seja possível adaptar o prato para utilizar a que você tem em casa. Entenda melhor sobre cada uma e não deixe de nos contar qual é a sua favorita!

Linguiças para churrasco

Toscana: definitivamente uma das mais queridinhas pelos brasileiros, a linguiça toscana é muito utilizadas nos churrascos. Ela é arrendonda e é feita com carne de porco. Além disso, muitos condimentos e temperos são misturados à carne para dar aquele sabor especial. Ainda assim, é possível encontrar versões sem pimenta nos mercados, afinal, ninguém é obrigado a gostar desse tempero, certo? A cor da linguiça pode variar do tom mais rosado para o mais avermelhado.

Se você é muito apaixonado por esse tipo, mas não possui uma churrasqueira em casa, não se preocupe porque existem outras formas de prepará-la, como é o caso dessa receita de risoto de linguiça toscana.

Mista: como o próprio nome já diz, a linguiça mista é feita com a mistura de carnes de porco e de boi. Assim como a toscana, ela é mais utilizada nos churrascos. A linguiça crua é a mais indicada para fazer na brasa. As pré-cozidas são mais secas e podem acabar ficando esturricadas se feitas em fogo muito alto.

Frango: a linguiça de frango é uma ótima opção para quem não é muito fã de carne de porco, além de ser um pouco mais sequinha e menos gordurosa. Diferente das outras duas, ela apresenta coloração mais esbranquiçada.

Pernil: Leva 100% de carne de porco e é mais comum no formato fininho. As variações podem ser com ou sem pimenta e, nas duas, o sabor é bem marcante.

Não esqueça de conferir nossas dicas para fazer um churrasco impecável!

tipos de linguiça A linguiça é definitivamente uma parte essencial do churrasco do brasileiro!

Linguiças defumadas

Calabresa: quem não gosta da tradicional receita de petisco, a linguiça calabresa acebolada? Diferente das linguiças para a churrasco, a calabresa, feita exclusivamente de carne suína, é curada e normalmente também é defumada. Ou seja, ela passa por um processo de pré-cozimento e não é muito indicada para o preparo de churrascos. Uma curiosidade é que o seu nome não vem só da adição de pimenta calabresa à carne de porco, não. Ela também homenageia a cidade italiana de Calábria, onde surgiu.

Portuguesa: também feita de carne suína e muito parecida com a calabresa, a linguiça portuguesa é mais leve e não carrega o gosto forte da pimenta calabresa em sua mistura. Embora as duas possam ser utilizadas nas mesmas receitas, a portuguesa combina mais com alguns pratos, como a tradicional receita de feijoada!

Vegana: É uma excelente alternativa para as linguiças de origem animal. A linguiça vegana pode ser feita de uma variedade enorme de ingredientes, como soja, grão de bico, legumes, ervilha e até feijão. O segredo é caprichar bastante nos temperos. A textura costuma ser macia, mas bem consistente. Pode ser servida no churrasco, no preparo de pratos e como aperitivo.

Paio: uma mistura de 80% de carne suína e 20% de carne bovina. Também passa pelo processo de defumação, quando são adicionados outros temperos e ingredientes, como massa de pimentão, alho e sal. É enrolado em tripa natural ou artificial.

Temas relacionados